Seguimento Litoral Norte - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde e bom resto de domingo para vocês,
A chuva já se foi, pena.
Aqui no litoral temos um dia de céu nublado/limpo por nuvens altas, temperatura amena, por vezes mais fresco devido ao vento de NNO.
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Hoje foi um dia em que a células estiveram sobre o mar.
Imagem às 20h na Praia de Espinho
41dff552a3c063601ff8189a288f8336.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Hoje saiu então mais uma mínima horária bem baixa na EMA de Paços de Ferreira: 5,7 graus
Confesso que aquilo que está a fazer mais confusão são os registos das t. máximas pois são igualmente "baixas".

Fizeste-me ir ver os registos dessa estação nos últimos 10 dias. É de facto um pouco estranho... Se fica num local de inversão, como as mínimas parecem indicar, as máximas deviam ser mais altas pelo menos 3/4 ºC. Pelo contrário, as máximas registadas competem com as de altitude, por exemplo Montalegre a 1000 m, e é consistentemente mais baixa que as estações mais junto ao mar, o que contraria o efeito da continentalidade. Ao olhar para as temperaturas a redor, diria mesmo que Paços de Ferreira parece uma ilha de frio, como se estivesse situada num ponto de altitude mais elevado. Alguém sabe o local exacto onde se situa a estação e as suas caracteristicas?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Fizeste-me ir ver os registos dessa estação nos últimos 10 dias. É de facto um pouco estranho... Se fica num local de inversão, como as mínimas parecem indicar, as máximas deviam ser mais altas pelo menos 3/4 ºC. Pelo contrário, as máximas registadas competem com as de altitude, por exemplo Montalegre a 1000 m, e é consistentemente mais baixa que as estações mais junto ao mar, o que contraria o efeito da continentalidade. Ao olhar para as temperaturas a redor, diria mesmo que Paços de Ferreira parece uma ilha de frio, como se estivesse situada num ponto de altitude mais elevado. Alguém sabe o local exacto onde se situa a estação e as suas caracteristicas?

O membro @Aristocrata será certamente a pessoa com mais conhecimento do clima da zona onde reside. Aguardemos as suas explicações. :D
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boa tarde

Por aqui noite fresca com mínima de 12,5ºC

Neste momento sigo com 21,1ºC e nortada forte e desagradável, mar bastante picado, mas a temperatura da água ainda é boa...

Até agora este tem sido dos verões mais fracos para praia dos últimos anos, a lestada tem estado praticamente ausente desde Maio
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde, céu nublado/limpo por nuvens altas, vento fraco a moderado de NNO, sensação térmica baixa, parece outono.
Neste mês tenho um acumulado de 36.6mm.
Podia chover mais, pois fazia falta.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
O membro @Aristocrata será certamente a pessoa com mais conhecimento do clima da zona onde reside. Aguardemos as suas explicações. :D

Paços de Ferreira fica num plateau a 300 metros de altitude e com picos na envolvente que quase chegam aos 600 metros (castro de Sanfins, de onde se vêem belos panoramas). Para além disso está só a 25-30 km da linha de costa, pelo que beneficia ainda do efeito moderador/humidificador do oceano, penso eu.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,942
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Ainda por terras do reino dos Allgarve's , estive ontem a conversar com um meteorologista precisamente sobre isso. Pelos vistos também no IPMA os seus colegas já repararam nos valores da estação, e já o questionaram do porquê...
No sábado, possivelmente irei à estação com ele verificar a estação, coisa que ainda não tive a oportunidade de fazer.
De facto a zona fica propícia a inversões, mas também o facto de ficar no concelho, com alguma diferença de altitude em relação a quase todas em redor poderá propiciar os valores que tem apresentado. Apesar de ter alguma disparidade em relação às minha, parece-me que certos factores contribuem para isso: urbanidade, vegetação caducifólia podem se o factor de diferença assinalável, tanto nas mínimas como das máximas. Em princípio no outono-inverno a diferença atenua. Espero ansioso para comparar.
Bom dia Santo.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia,
Ontem mais um dia de nortada pura, com sensação térmica desconfortável.
Agora pela manha a mesma situação, mas com vento mais fraco, para já agradável.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,942
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Regressado ao nosso cantinho, mais fresco, mas ainda assim agradável.
Hoje a luminosidade está excelente, vento fraco, grande visibilidade, céu limpo, e ao longe, a NO, com nuvens altas a surgir no horizonte.

Hoje
Tmín: 12,8ºC
Tmáx: 28,1ºC

Tactual: 24,8ºC
Hr: 58%

**********************
Estive hoje a ver no local a EMA de Paços de Ferreira. Gostei do facto de estar desimpedida de vegetação, espaço bem arejado, com um novo sensor de temperatura e humidade, o qual permite um melhor arejamento do mesmo devido aos pratos de maiores dimensões do que os que estão em grande parte das estações. Deverão ser o padrão de instalação das novas e de melhoramentos de outras.
Em relação aos dados da estação, no que se refere à temperatura e às dúvidas que foram colocadas aqui no fórum e mesmo no IPMA, o sensores instalados são sempre calibrados para aferir da sua fiabilidade.
Na próxima oportunidade de deslocação à EMA voltarão a calibrar o mesmo, mas por ora tudo parece correctamente instalado, e a funcionar como deve de ser.

No que serve como termo comparativo entre a EMA e a minha própria estação, o que transparece é que as diferenças que registo, de uns 2-3ºC acima (nas mínimas e nas máximas), poderão ser explicadas por estas fotos:
YpvFA1U.jpg

0ZvQM3Y.jpg

dtA8y9o.jpg


EMA:
jTISOB8.jpg

IyZK9O1.jpg

4rpfsw4.jpg


Como é óbvio, a minha estação está com bastante vegetação ao redor, algumas casas afastadas mas ainda assim com efeito de "ilha de calor".
Para já nada posso fazer, quando acabar com a ramada vou também ter cuidado com a vegetação ao redor, topo de árvores, etc. Mas com a ramada não vale a pena pensar nas outras.
********

Continuação de um bom fim de semana e boas férias para quem goza de merecido descanso. ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.