Aquecimento Global

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Summit é uma estação que, de facto, nos dá uma noção realista do quanto aqueceu a Gronelândia nos últimos tempos.
A 3200 mts de altitude: 4,7ºC...UAU!!!
Não é espanto, é mesmo uma espécie de grito de alarme.
Oxalá seja um evento passageiro irrepetível no curto-médio prazo. Oxalá!
O degelo no Ártico também está no seu apogeu. Esperemos que haja alguma inversão nestes parâmetros, senão isto só tende a piorar.

No outro lado, mais propriamente na Antártida, que se mantenha fria, uma espécie de salvaguarda do planeta.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,119
Local
Genval, Bélgica
Summit é uma estação que, de facto, nos dá uma noção realista do quanto aqueceu a Gronelândia nos últimos tempos.
A 3200 mts de altitude: 4,7ºC...UAU!!!
Não é espanto, é mesmo uma espécie de grito de alarme.
Oxalá seja um evento passageiro irrepetível no curto-médio prazo. Oxalá!
O degelo no Ártico também está no seu apogeu. Esperemos que haja alguma inversão nestes parâmetros, senão isto só tende a piorar.

No outro lado, mais propriamente na Antártida, que se mantenha fria, uma espécie de salvaguarda do planeta.

Nao me parece que esses desejos se realizem, infelizmente. Nao é um evento isolado e nao haverá inversao de parametros. Isto sao vai mesmo piorar e acelerar.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
-> https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre-2019.9918/pagina-115#post-735687

ECGTBDSWsAAzFHy


(...) I am one of the very, very few people in the world who actually can do this (...)

 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
Criticar a Greta é muito arriscado por estes dias. Tornou-se numa figura icónica sem nada de útil ter feito.

É mais fácil para um qualquer bilionário dos combustíveis fósseis dizer que partilha as mesmas preocupações, ao mesmo tempo que se oferece para pagar uma formação académica à escolha da Greta e uma contribuição mais ou menos generosa para I&D.

Assim quase todos ganham à exceção da Greta que teria que abandonar a desconcertante greve estudantil.

Não é através da educação que se vai mudar o mundo ou isso só se aplica a outros tópicos como o machismo?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Estou curioso para as estimativas de CO2, CH4 e N2O emitidas pelos fogos nestas áreas com permafrost!!

Parece-me que os fogos da Siberia sao os maiores fogos registados desde que ha registros.
Os numeros sao ainda variaveis, falando-se de 13 milhoes de hectares queimados. Mas pelo menos 4 ou 5 milhoes.

Na Amazonia, o numero e mais pequeno, inferior a 1 milhao de hectares.
Mas a escala do fumo na america do Sul e' impressionante!
https://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/smoke-brazil-822.jpg

Vamos a ver como estes eventos afectam a concentracao em PPM na atmosfera, comparando 2018, 2019 e 2020.

Depois do degelo recorde na Gronelanda e as heatwaves recordes na Europa, este ano de 2019 vai de facto ficar na historia.
Ou se calhar nao, porque a tendencia e' os recordes serem ultrapassados a cada ano...

CO2 a 415ppm em 2019 https://www.co2levels.org/
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
O Árctico já atingiu o mínimo anual e já começou a sua recuperação natural, não vejo nada do outro mundo:

The latest value: 4,010,131 km2(September 19, 2019)

https://ads.nipr.ac.jp/vishop.ver1/vishop-extent.html

Possas, ainda tem gelo, mas em 2030 já não terá :rolleyes:


Artigo do Expresso em 2009:

Árctico desaparece dentro de duas décadas

https://expresso.pt/sociedade/arctico-desaparece-dentro-de-duas-decadas=f497950

Já passou 1 década e o gelo continua sem grandes alterações, mas agora nesta é que o gelo vai desaparecer todo, como magia. :rolleyes:

Como eu sou um verdadeiro nabo e não percebo nada disto, pergunto para o Árctico ficar sem gelo não é necessário o Árctico perder gelo todos os anos e todos os anos vir bater o recorde do ano transacto, isto sou eu a pensar que nem um nabo.

:rolleyes:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
Como eu sou um verdadeiro nabo e não percebo nada disto, pergunto para o Árctico ficar sem gelo não é necessário o Árctico perder gelo todos os anos e todos os anos vir bater o recorde do ano transacto, isto sou eu a pensar que nem um nabo.

A média dos anos 80 tinha 2 milhões de quilómetros de gelo a mais que a média da primeira década do século XXI.

Em 2019 registou-se a 2ª extensão mais reduzida de gelo, sendo apenas superada por 2012. Não vejo nenhuma reversão de tendência. Em 2012 também disseram que o degelo excessivo era um evento único. Não foi.

Acrescento que estás a pensar de uma forma linear, coisa que na meteorologia/climatologia dificilmente ocorre. Acho que sabes isso (mas escolhes ignorar) e acrescento que há mais criosfera do que os polos.

Novamente, há por aí muita opinião excessivamente alarmista que é contraproducente (porque há enfatização seletiva por parte dos oponentes) mas em termos gerais o problema é do conhecimento geral.

017-carbon-ppm-415-co2_600.jpg


Em 60 anos a concentração de CO2 aumentou em 20% mas a população duplicou. Há ainda muita margem de manobra para aumentar as emissões anuais.

Que o debate continue. Porque até não existem muitas soluções minimamente realistas.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e MSantos