Biodiversidade

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Zoomarine entre os 12 parques internacionais acusados de abusar dos animais para efeitos de entretenimento

http://visao.sapo.pt/actualidade/so...sar-dosanimais-para-efeitos-de-entretenimento

Então, no Zoo de Lisboa existe o mesmo espectáculo com golfinhos e aí já não abusam dos animais para entretenimento' :huhlmao:

Estas tretas de estudo, de associações da defesa dos animais sabem lá, o papel fulcral que o Zoomarine tem no Algarve, no salvamento de espécies que dão à costa que são tratadas, reabilitadas e devolvidas ao seu habitat.

Mas, por outro lado, o Zoomarine ganha, este ano, o prémio "Best Training Presentation" atribuido pela Associação Europeia para os Mamíferos Marínhos, tal é a credibilidade do estudo.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Zoomarine entre os 12 parques internacionais acusados de abusar dos animais para efeitos de entretenimento

http://visao.sapo.pt/actualidade/so...sar-dosanimais-para-efeitos-de-entretenimento

Então, no Zoo de Lisboa existe o mesmo espectáculo com golfinhos e aí já não abusam dos animais para entretenimento' :huhlmao:

Estas tretas de estudo, de associações da defesa dos animais sabem lá, o papel fulcral que o Zoomarine tem no Algarve, no salvamento de espécies que dão à costa que são tratadas, reabilitadas e devolvidas ao seu habitat.

Mas, por outro lado, o Zoomarine ganha, este ano, o prémio "Best Training Presentation" atribuido pela Associação Europeia para os Mamíferos Marínhos, tal é a credibilidade do estudo.

É verdade o Zoomarine, tem cuidado, e muitos animais, principalemente de tartarugas, como foi agora o caso do Quinas, que deu á costa envolvido em redes de pesca, e que vai ser agora devolvido ao mar, no próximo dia 7.
Quanto ao que se passa com o entretenimento com os galfinhos, secalhar até se pode comparar um pouco com as touradas, mas neste caso, estes zoo's precisam destes tipos de espectáculos para pagarem os ordenados aos funcinários, e a comida para os animais.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.
Por este andar ter uma animal de estimação tem obrigatoriamente de ser considerado abuso. Mais: tem de ser encarado como privação de liberdade aos animais, sejam eles cães, gatos, canários, pulgas ou carraças.

Isto começa a configurar um atentado ao mais elementar bom senso humano

Li há dias um relato de alguém que fez uma formação relacionada com vermicompostagem. Às tantas, um dos formandos pede a palavra e começa com uma diarreia mental, própria de quem não tem noção de qualquer espécie, afirmando que ter minhocas dentro de um compostor (no caso uma caixa de compostagem) é aprisionar os animais.

Temo dias difíceis, sabendo que andam aí a roubar animais a agricultores, como vacas e porcos. Sim, porcos que iam para abate foram roubados e, 3 anos depois, pedem a alguém que os acolha, no caso adopte.

Já alguns lambareiros disseram que estavam interessados, para grelhar umas ricas febras. :D

Defender os animais tem de ser algo revestido de sensibilidade, bom senso e acima de tudo respeito para com os outros. Não a palhaçada que aí anda, secundada nos oportunistas políticos (de todos os quadrantes) que tentam angariar votos do bolo dos 30% de portugueses que vão a votos...os outros 70% estão descontentes com este circo humano que pulula à volta das politiquices.

Desculpem o off-topic.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Comunicado do Zoomarine publicado no Facebook



Se isto, não é ajudar a preservar o ambiente e o seu habitat, quer seja floresta quer seja os oceanos, então sinceramente não percebo nada de preservação da natureza.

Fico mais chocado, ao ver uma cegonha cheia de chumbos do que as acrobacias que os golfinhos fazem no Zoomarine, mas aí as associações ambientalistas já não ficam chocadas.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Comunicado do Zoomarine publicado no Facebook



Se isto, não é ajudar a preservar o ambiente e o seu habitat, quer seja floresta quer seja os oceanos, então sinceramente não percebo nada de preservação da natureza.

Fico mais chocado, ao ver uma cegonha cheia de chumbos do que as acrobacias que os golfinhos fazem no Zoomarine, mas aí as associações ambientalistas já não ficam chocadas.


É bem verdade, eu tenho seguido todo esse trabalho que o Zoomarine, tem feito nos últimos anos, através da comunicação social, e tenho de ver se o visito pessoalmente brevemente, pois só conheço o Jardim Zoológico e o Zoo de St. Inácio, em Vila Nova de Gaia.
Eles podiam sequer não querer saber de todos esses animais, que ficam feridos, pois não lhes compete a eles, mas sim, a uma outra entidade como o SEPNA da GNR, que deveriam de ter um centro de acolhimento temporário, como o deles.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
É bem verdade, eu tenho seguido todo esse trabalho que o Zoomarine, tem feito nos últimos anos, através da comunicação social, e tenho de ver se o visito pessoalmente brevemente, pois só conheço o Jardim Zoológico e o Zoo de St. Inácio, em Vila Nova de Gaia.
Eles podiam sequer não querer saber de todos esses animais, que ficam feridos, pois não lhes compete a eles, mas sim, a uma outra entidade como o SEPNA da GNR, que deveriam de ter um centro de acolhimento temporário, como o deles.
Deixo também uma nota de reconhecimento ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, parque que tenho o prazer de conhecer desde há cerca de 25 anos, numa fase ainda primordial, tantas vezes lá fui.
Numa das minhas visitas, a mais curta dela, deixei lá um Ganso Patola, o qual encontrei ferido numa asa, numa das praias cá da zona.
Receberam-me cordialmente, mostraram-me o local onde tinham mais aves em tratamento, aves essas que outras pessoas lá deixaram.
São instituições que merecem o apreço de todos nós, pelo papel de "despertar da mente" para a ecologia, o respeito pela biodiversidade.
Recomendo vivamente uma visita a esse espaço, uma mistura de pequeno zoológico rural com as tradições rurais do nosso Portugal. Uma visita demorada, com muitos animais para ver (aves tropicais e repteis também), uma paisagem muito interessante.
Bem perto fica a Quinta de Santo Inácio, agora chamado de Zoo.
Vão e demorem-se...Serão umas horas memoráveis! ;)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Borboleta-folha (Nymphalidae), no Borboletário Tropical de Constância (2/08):
8UwmU8Z.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Borboleta-folha (Nymphalidae), no Borboletário Tropical de Constância (2/08):
8UwmU8Z.jpg

Tive de ir pesquisar, se não nem sequer encontrava a borboleta, na foto, está bem camuflada.
Ando já á algum tempo, para ir fazer uma visita a este borboletário, tenho de ver se é mesmo para breve.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boa tarde! :)
Hoje de manhã passou por aqui no sentido Este/Oeste um casal de pegas-rabudas.
Não consegui registo fotográfico, pois a observação foi muito rápida apenas uns segundos.
Mas depois de muita pesquisa e verificação na net consegui perceber que era a pega-rabuda.
Foi a primeira vez (que me lembre) de ter avistado esta espécie. ;)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde! :)
Hoje de manhã passou por aqui no sentido Este/Oeste um casal de pegas-rabudas.
Não consegui registo fotográfico, pois a observação foi muito rápida apenas uns segundos.
Mas depois de muita pesquisa e verificação na net consegui perceber que era a pega-rabuda.
Foi a primeira vez (que me lembre) de ter avistado esta espécie. ;)

Não é uma ave daquelas que se observa todos os dias, mas de evz em quando lá se deixam ver, ainda á pouco tempo as vi por estas bandas, e com o seu "canto", é uma ave que dá logo nas vistas.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A malta do Animalismo não bate bem da cabeça. Isto do animalismo não tem nada que vem com Conservadorismo ambiental. Os animais do estimação que são endeusados pelos animalistas podem ser uma praga para o ambiente. No Algarve uma das principais causas de morte e desaparecimento do ouriço-cacheiro ou do camaleão são os cães que andam à solta. Os meus pais têm um vizinho com três pastores alemães à solta na sua horta que matam tudo o que mexe e apanham lá dentro, ouriços, gatos, camaleões, galinhas, etc. Os gatos também são um problema, dão cabo dos ninhos dos passeriformes.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A malta do Animalismo não bate bem da cabeça. Isto do animalismo não tem nada que vem com Conservadorismo ambiental. Os animais do estimação que são endeusados pelos animalistas podem ser uma praga para o ambiente. No Algarve uma das principais causas de morte e desaparecimento do ouriço-cacheiro ou do camaleão são os cães que andam à solta. Os meus pais têm um vizinho com três pastores alemães à solta na sua horta que matam tudo o que mexe e apanham lá dentro, ouriços, gatos, camaleões, galinhas, etc. Os gatos também são um problema, dão cabo dos ninhos dos passeriformes.

É verdade, cada vez mais se ve vivendas, com o terrenos todo vedado, onde depois andam a "guardar" a casa, por vezes 2 a 3 cães.
Os gatos domésticos, por norma não se afastam muito de casa, e alguns nem sequer saem de casa, pois não foram habitauados a andarem pela rua, já se sabe, que como felinos que são todos tem o seu instinto mais ou menos apurado para caçar, mas os gatos assilvestrados, que não sãi alimentados pelos humanos, tem de se fazer á sua vida, esses sim, são um grave problema, e depois com uma grande capacidade de reprodução, o que a única coisa que consegue resolver este problema é mesmo a castração.
Eu mesmo tenho uma gata, e tive aqui vários ninhos de melros, com as crias que estiveram um mes em cada ninho, até sairem, e consegui, fazer com que ela não fosse durante esse tempo, áquela parte do terreno, para nem sequer saber da existencia dos ninhos, ou mesmo pelo cantar dos seus progenitores, o que depressa a iria chamar á atenção.
Posso-te dar outro exemplo, eu tenho feito várias observações de aves, em jardins públicos de cidades, que por norma são locais com muito movimento de animais e pessoas, e em 3 horas, durante a manhã, a média registada tem sido de quase 40 aves, de várias espécies.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Javalis 'apanhados' a passear em parque de estacionamento na Amadora.

https://www.cmjornal.pt/sociedade/d...ora-veja-as-imagens?ref=HP_PrimeirosDestaques


Qualquer dia, vão a Lisboa. :lol:

Também tem direito a conhecerem a capital, mas deixando agora a ironia de parte, o javalis, cada vez mais tem proliferado, e vão passando junto de casas, e causam grandes prejuízos de milhares de euros aos produtores de milho, principalmente.
Mas mais uma vez, continua toda a gente a assobiar para o lado, e agora segundo o ministério da agricultura, que esses mesmos prejúizos devem de ser pagos pelas associações de caçadores, o que é a mesma coisa que dizer que ninguém paga, pois nunca na vida vão ter dinheiro para isso.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Não deixa de ser extraordinário ver esses animais a passearem-se num dos locais com uma das maiores densidades populacionais do país. Parecem-me exemplares de porco vietnamita. Já tinha conhecimento da sua existência em Espanha, pelos vistos também estão presentes em Portugal. É uma espécie que pode acasalar com o javali e produzir exemplares híbridos. Acaba por ser uma ameaça ao património genético da população de javalis da península.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e frederico