Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
tenho só as que referi e penso adquirir mais umas 2-3, vivemos relativamente perto, espero que não haja problemas de saúde com o Luis, pareceu-me alguém com vontade de ajudar e muito sabedor deste assunto. Obrigado pela resposta. As feijõas são mesmo as melhores para quem gosta da fruta como eu, aguentam tudo. Se não for auto polinizante eu passo um pincel nas minhas flores para vingarem bem.:).Para produzirem bem, não as deixo crescer muito. Abraço.

Pois é, somos quase vizinhos, á bocado quando te respondi, pareceu-me ler que eras de Amarante, eu só tenho uma feijoa, e não autopolinizante, mas também ainda é cedo para dar flor, queria ter plantado, mais uma este ano, mas vou guardar para este outono/inverno, para o fazer.
O @luismeteo3. era de facto um membro muito activo, mas um desentendimento entre outro membro levou a abandonar o fórum neste momento.
 
  • Gosto
Reactions: Joaogon


ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
A pitangueira com 8 anos produziu floração muito cedo (pouca) e não parece que as flores vinguem, inclusivé também muitas folhas meio laranjas e até vermelhas, com crescimento mais lento, em zonas da àrvore..está a ser um ano difícil este. Tenho uma feijõa cheinha de brotos de flor e outra ao lado autopolinizante sem uma para amostra, enfim...a Jujuba está agora a rebentar apenas o que também estou a achar tarde...será tudo isto das condições climatéricas?..Luís, sei que tem muita experiência e peço desculpa atempadamente pelo testamento, gostava que a cerejeira se mantivesse pois estava lindíssima e sem perceber como está meio doente mesmo! Uma boa tarde e obrigado pela sua atenção.[/QUOTE]


Não sei se me podes ajudar, ou alguem aqui no forum.
Tenho uma pitangueira já há 2 anos no meio da minha relva. Conforme a comprei, assim ficou. Deita 2 folhas e morrem-lhe 3. Resultado, tem só o pau do tronco com uns rebentos de folhas muito pequeninos, que passado pouco tempo murcham e depois volta a deitar mais uns rebentos e voltam a murchar. Um ciclo que se tem mantido sempre. Apesar de estar no meio da relva e ela no verão ser regada diáriamente, pensei que fosse falta de água e deitava quase todos os dias 5 l. água extra, mas nada. O que poderá ser? Clima muito frio?
 
  • Gosto
Reactions: Joaogon

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A pitangueira com 8 anos produziu floração muito cedo (pouca) e não parece que as flores vinguem, inclusivé também muitas folhas meio laranjas e até vermelhas, com crescimento mais lento, em zonas da àrvore..está a ser um ano difícil este. Tenho uma feijõa cheinha de brotos de flor e outra ao lado autopolinizante sem uma para amostra, enfim...a Jujuba está agora a rebentar apenas o que também estou a achar tarde...será tudo isto das condições climatéricas?..Luís, sei que tem muita experiência e peço desculpa atempadamente pelo testamento, gostava que a cerejeira se mantivesse pois estava lindíssima e sem perceber como está meio doente mesmo! Uma boa tarde e obrigado pela sua atenção.
Não sei se me podes ajudar, ou alguem aqui no forum.
Tenho uma pitangueira já há 2 anos no meio da minha relva. Conforme a comprei, assim ficou. Deita 2 folhas e morrem-lhe 3. Resultado, tem só o pau do tronco com uns rebentos de folhas muito pequeninos, que passado pouco tempo murcham e depois volta a deitar mais uns rebentos e voltam a murchar. Um ciclo que se tem mantido sempre. Apesar de estar no meio da relva e ela no verão ser regada diáriamente, pensei que fosse falta de água e deitava quase todos os dias 5 l. água extra, mas nada. O que poderá ser? Clima muito frio?[/QUOTE]

Não será água a mais, é que nós humanos, temos tendencia a coloca.r água a mais, o que irá por consequente causar a morte á planta.
Aconselhei na semana passada uma pessoa que tinha, uma laranjeira, no meio de um relvado, sem qualquer tipo de caldeira, o que estava já a deixar a árvore em mau estado, pois o solo não respira, devido ao tapete de raízes da relva.
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e Joaogon

Joaogon

Cirrus
Registo
6 Mar 2019
Mensagens
7
Local
Abrantes
A pitangueira com 8 anos produziu floração muito cedo (pouca) e não parece que as flores vinguem, inclusivé também muitas folhas meio laranjas e até vermelhas, com crescimento mais lento, em zonas da àrvore..está a ser um ano difícil este. Tenho uma feijõa cheinha de brotos de flor e outra ao lado autopolinizante sem uma para amostra, enfim...a Jujuba está agora a rebentar apenas o que também estou a achar tarde...será tudo isto das condições climatéricas?..Luís, sei que tem muita experiência e peço desculpa atempadamente pelo testamento, gostava que a cerejeira se mantivesse pois estava lindíssima e sem perceber como está meio doente mesmo! Uma boa tarde e obrigado pela sua atenção.


Não sei se me podes ajudar, ou alguem aqui no forum.
Tenho uma pitangueira já há 2 anos no meio da minha relva. Conforme a comprei, assim ficou. Deita 2 folhas e morrem-lhe 3. Resultado, tem só o pau do tronco com uns rebentos de folhas muito pequeninos, que passado pouco tempo murcham e depois volta a deitar mais uns rebentos e voltam a murchar. Um ciclo que se tem mantido sempre. Apesar de estar no meio da relva e ela no verão ser regada diáriamente, pensei que fosse falta de água e deitava quase todos os dias 5 l. água extra, mas nada. O que poderá ser? Clima muito frio?[/QUOTE]

Pois, elas não gostam muito de frio, costumam perder as folhas todas ou quase e voltam a rebentar...por isso coloquei as minhas 2 em vasos para em pleno Inverno as deixar debaixo de um alpendre qualquer. Pode tentar proteger com manta na geada...elas aguentam -6-7Cº, mas geadas levam-lhe as folhas. Atenção que demora mais uns anos pois a planta tem de fazer um meio ciclo de novo, mas vai crescendo e rebentando.

Também me parece muita água, elas gostam de alguma humidade, mas só rego as minhas quase no humido/meio seco..outra coisa que não gostam é de PH elevado, nada de calcário ou cinza..preferem folhas e bocados de madeira, mesmo algum acidificante que se compra dado 1-2 por ano sem exagerar também ajuda, finalmente à que ver se a relva não lhe tira os nutrientes, ou seja se não tem de adubar mais e por exemplo foliar quando tiver folhas. Enfim se fosse ao Sr. gostando de pitangas ou da Árvore em si que também é muito bonita, comprava uma já crescidinha, pois aguenta-se bem melhor..as minhas já tinham 1,20 - 1,50, são mais caras mas vale a pena.
Abraço
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Quando a comprei já vinha com 1,2 M grandinha e assim se mantém. Abri uma cova com 50x50 +/-, coloquei estrume, terra e plantei, como faço com todas as outras árvores. Só se for a relva, neste caso é grama que lhe tire nutrientes. Mas eu até já pensei que a grama não deve deixar passar água para as raízes da pitangueira.
 
  • Gosto
Reactions: Joaogon

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quando a comprei já vinha com 1,2 M grandinha e assim se mantém. Abri uma cova com 50x50 +/-, coloquei estrume, terra e plantei, como faço com todas as outras árvores. Só se for a relva, neste caso é grama que lhe tire nutrientes. Mas eu até já pensei que a grama não deve deixar passar água para as raízes da pitangueira.

Pois se as raízes da grama estiverem mesmo muito densas, pode-se dar o caso da planta não chegar a absorver água e nutrientes de que necessita.
 
  • Gosto
Reactions: Joaogon

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Este ano está assim. Até já lhe meti um suporte com medo de o vento a partir.
kcbedl.jpg

24vk20x.jpg
 
  • Gosto
Reactions: belem

pedrw

Cirrus
Registo
29 Jul 2017
Mensagens
59
Local
lisboa
Ola a todos!

Já perguntei aqui o nome dessa árvore, que dá esses frutos deliciosos (para quem gosta) e que existe com alguma abundância nos jardins de Sintra, mas já não me recordo do nome que me disseram e também já não encontrei nas mensagens. Se alguém souber o nome desta planta, agradeço. Porque nessa altura plantei uma estaca no meu jardim e já cresceu bastante. Mas só deve frutificar muito tarde porque nunca vi nenhuma com frutos que não fosse já bem adulta...

wpb61ce853_05_06.jpg


wpd316bc7e_05_06.jpg


wpa2771bd8_05_06.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A minha colheita de hoje... Araça vermelho e roxo, sete calotes, jujuba li, e frutinhos de brinco de princesa. :D

7c45ef58afd08fb5de12b55a1649d7a0.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Está tudo com um óptimo aspecto, principalmente os araças é os que mais saltam á vista.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu gosto muito do sabor dos araçás roxos, principalmente quando estão bem maduros... faz lembrar o sabor das ameixas pretas e dos morangos, mas com um piquinho ácido. Adoro! :D

Por acaso nunca provei na vida os araçás, mas assim fico já a saber com o que posso contar em termos de sabor.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3