Seguimento Litoral Norte - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,416
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite a todos, o dia 17 (sábado) foi bem melhor que os outros 2 dias anteriores (quinta e sexta-feira).
Temperatura agradável dia 17 (sábado), com vento fraco/nulo.
De momento vento fraco de SSO já com nebulosidade, espero um pouco de precipitação e um bom acumulado.
Bom fim de semana a todos.
 


ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
751
Local
Covas, V N Cerveira
Bom dia.
Por Covas, com 7 mm acumulados e 20°C.
ab633e8a108017e3a19470717e06015f.jpg


Enviado do meu SM-G920F através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Bela rega no Minho. Por aqui a chuva foi fraca, pouca intensidade.
Pelo radar dinâmico do IPMA parece que a linha "abriu" um pouco à sua passagem aqui na zona.
Em princípio deverei ter um pouco mais que a EMA, aqui em cima parece ter passado uma zona "mais escura" nas imagens de radar. A diferença andará em 1-1,5 mm +\-.
O acumulado está nos 3,3 mm.
O céu vai permanecendo muito nublado\encoberto, chuvisca por vezes, e o vento sopra fraco de SSO.

Tactual: 19,3ºC
Hr: 89%
 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Boa tarde.

Regressado ao nosso cantinho, mais fresco, mas ainda assim agradável.
Hoje a luminosidade está excelente, vento fraco, grande visibilidade, céu limpo, e ao longe, a NO, com nuvens altas a surgir no horizonte.

Hoje
Tmín: 12,8ºC
Tmáx: 28,1ºC

Tactual: 24,8ºC
Hr: 58%

**********************
Estive hoje a ver no local a EMA de Paços de Ferreira. Gostei do facto de estar desimpedida de vegetação, espaço bem arejado, com um novo sensor de temperatura e humidade, o qual permite um melhor arejamento do mesmo devido aos pratos de maiores dimensões do que os que estão em grande parte das estações. Deverão ser o padrão de instalação das novas e de melhoramentos de outras.
Em relação aos dados da estação, no que se refere à temperatura e às dúvidas que foram colocadas aqui no fórum e mesmo no IPMA, o sensores instalados são sempre calibrados para aferir da sua fiabilidade.
Na próxima oportunidade de deslocação à EMA voltarão a calibrar o mesmo, mas por ora tudo parece correctamente instalado, e a funcionar como deve de ser.

No que serve como termo comparativo entre a EMA e a minha própria estação, o que transparece é que as diferenças que registo, de uns 2-3ºC acima (nas mínimas e nas máximas), poderão ser explicadas por estas fotos:
YpvFA1U.jpg

0ZvQM3Y.jpg

dtA8y9o.jpg


EMA:
jTISOB8.jpg

IyZK9O1.jpg

4rpfsw4.jpg


Como é óbvio, a minha estação está com bastante vegetação ao redor, algumas casas afastadas mas ainda assim com efeito de "ilha de calor".
Para já nada posso fazer, quando acabar com a ramada vou também ter cuidado com a vegetação ao redor, topo de árvores, etc. Mas com a ramada não vale a pena pensar nas outras.
********

Continuação de um bom fim de semana e boas férias para quem goza de merecido descanso. ;)

Bela(s) estação(ões)! No caso da do Aristocrata confesso que é uma pena retirar a vegetação em volta. Não me parece interferir em nada (até os pluviómetros estão com o desimpedimento dos 45º) e ajuda a moderar a ilha de calor urbano. E então as pobres latadas (verde ou americano?), com toda a gente a fazer o mesmo um dia destes ficamos sem uma das mais distintivas marcas da paisagem do Norte litoral! (E perdoa a intromissão)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Por aqui só de há uma hora para cá é que o sol timidamente começou a aparecer. Até essa altura céu encoberto a muito nublado, vento fraco e não mais choveu.
O acumulado permanece o mesmo.

Tactual: 22,8ºC
Hr: 62%


E então as pobres latadas (verde ou americano?), com toda a gente a fazer o mesmo um dia destes ficamos sem uma das mais distintivas marcas da paisagem do Norte litoral! (E perdoa a intromissão)
Obrigado @bandevelugo . Tenho tido a preocupação de ter os necessários cuidados com os sensores da estação.
Como é óbvio não é perfeito mas é o melhor que posso ter de momento.
A partir da queda da folha as condições ficam muitíssimo melhores, quase tudo é de folhas caducas, menos os 2 pinheiros silvestres, pinheiros originalmente de "Natal", com diferença de cerca de 3 anos entre eles, mas que me lembrei de os colocar "à medida legal" para no futuro poderem albergar camas de rede...:D
Ainda tenho um num vaso e que, se for possível, vai para o 5º ano de Pinheirinho de Natal. ;) Um mais antigo está no terreno do meu pai, com uns 22 anos, já de porte interessante, após o corte da caruncha há cerca de 10 anos. Não gosto de pinheiros de plástico, sou sincero. E como muitos vem de retiradas selectivas, nada melhor do que terem um bom uso.

Em relação "as pobres latadas", não percebo a que te referes. Uma luz? :intrigante:
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Boa tarde.

Por aqui só de há uma hora para cá é que o sol timidamente começou a aparecer. Até essa altura céu encoberto a muito nublado, vento fraco e não mais choveu.
O acumulado permanece o mesmo.

Tactual: 22,8ºC
Hr: 62%



Obrigado @bandevelugo . Tenho tido a preocupação de ter os necessários cuidados com os sensores da estação.
Como é óbvio não é perfeito mas é o melhor que posso ter de momento.
A partir da queda da folha as condições ficam muitíssimo melhores, quase tudo é de folhas caducas, menos os 2 pinheiros silvestres, pinheiros originalmente de "Natal", com diferença de cerca de 3 anos entre eles, mas que me lembrei de os colocar "à medida legal" para no futuro poderem albergar camas de rede...:D
Ainda tenho um num vaso e que, se for possível, vai para o 5º ano de Pinheirinho de Natal. ;) Um mais antigo está no terreno do meu pai, com uns 22 anos, já de porte interessante, após o corte da caruncha há cerca de 10 anos. Não gosto de pinheiros de plástico, sou sincero. E como muitos vem de retiradas selectivas, nada melhor do que terem um bom uso.

Em relação "as pobres latadas", não percebo a que te referes. Uma luz? :intrigante:

É só um apelo (talvez um pouco deslocado!) para a eventual preservação das bonitas ramadas/latadas da fotografia - que na minha opinião não atrapalham os normal fluir dos fatores meteorológicos... cada sítio é o que é e os valores das estações também devem ser reveladores dos locais em que vivemos!

As ramadas/latadas são a marca mais características das paisagens do litoral norte (a par com uma das plantas mais feias do mundo, a couve galega, também ela "ameaçada"). Muita gente que não quer manter as parreiras pode sempre substituí-las por ramadas de quivi, é uma boa opção e também muito produtiva (os meus pais fizeram-no com sucesso), só se tem que tratar da poda nos momentos certos (a qual não é muito difícil, desde que se conheçam os princípios básicos). O quivi depois armazena-se e dura quase até à primavera - nunca se sabe se um dia não precisaremos destas fontes de alimento próximas de casa...

(desculpem o off-topic)
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
É só um apelo (talvez um pouco deslocado!) para a eventual preservação das bonitas ramadas/latadas da fotografia - que na minha opinião não atrapalham os normal fluir dos fatores meteorológicos... cada sítio é o que é e os valores das estações também devem ser reveladores dos locais em que vivemos!

As ramadas/latadas são a marca mais características das paisagens do litoral norte (a par com uma das plantas mais feias do mundo, a couve galega, também ela "ameaçada"). Muita gente que não quer manter as parreiras pode sempre substituí-las por ramadas de quivi, é uma boa opção e também muito produtiva (os meus pais fizeram-no com sucesso), só se tem que tratar da poda nos momentos certos (a qual não é muito difícil, desde que se conheçam os princípios básicos). O quivi depois armazena-se e dura quase até à primavera - nunca se sabe se um dia não precisaremos destas fontes de alimento próximas de casa...

(desculpem o off-topic)

Latadas\ramadas...:D Não conhecia tal expressão!
A ramada faz parte do terreno desde que adquiri o mesmo, e como o meu pai ainda FAZ vinho optei por deixar a mesma.
Com a actual configuração não a deixarei no futuro, pelo menos em metade dela, no entanto os esteios deverei manter para fazer pequena vinha de tinto - para fazer vinho doce (não da casta americano mas de vinhão e eventualmente de outra casta antiga que possa encontrar na zona - acreditem que é muito melhor!). Outra parte deverá ser para colocar maracujás e talvez preserve parte da ramada para sombra e 2 ou 3 pés de quivi.
Quanto à couve galega, não podemos deixar de a ter à nossa mesa, precisamente este ano tenho-as pela 1ª vez plantadas, estão de boa saúde. :p

*********

Por cá o céu tornou-se aos poucos pouco nublado e o vento tornou-se por vezes moderado, com um ar fresco, vindo de ONO.
Agora o vento sopra fraco e o céu está mais limpo.
Com o acumulado de hoje, 3,3 mm, o total mensal está nos 60,2 mm.
Estive a verificar o udómetro de Hellman`s e contabilizei um total de 54 mm. Uma vez que não o despejei ainda este mês, e que perdi algum conteúdo por evaporação, é lógico considerar que o valor de 60 mm é realístico.

Tactual: 17,0ºC
Hr: 72%
 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Latadas\ramadas...:D Não conhecia tal expressão!
A ramada faz parte do terreno desde que adquiri o mesmo, e como o meu pai ainda FAZ vinho optei por deixar a mesma.
Com a actual configuração não a deixarei no futuro, pelo menos em metade dela, no entanto os esteios deverei manter para fazer pequena vinha de tinto - para fazer vinho doce (não da casta americano mas de vinhão e eventualmente de outra casta antiga que possa encontrar na zona - acreditem que é muito melhor!). Outra parte deverá ser para colocar maracujás e talvez preserve parte da ramada para sombra e 2 ou 3 pés de quivi.
Quanto à couve galega, não podemos deixar de a ter à nossa mesa, precisamente este ano tenho-as pela 1ª vez plantadas, estão de boa saúde. :p

*********

Por cá o céu tornou-se aos poucos pouco nublado e o vento tornou-se por vezes moderado, com um ar fresco, vindo de ONO.
Agora o vento sopra fraco e o céu está mais limpo.
Com o acumulado de hoje, o total mensal está nos 60,2 mm.
Estive a verificar o udómetro de Hellman`s e contabilizei um total de 54 mm. Uma vez que não o despejei ainda este mês, e que perdi algum conteúdo por evaporação, é lógico considerar que o valor de 60 mm é realístico.

Tactual: 17,0ºC
Hr: 72%

Não gosto de ser metediço, mas não aconselho o maracujazeiro... nunca durou mais de alguns meses em S. J. da Madeira, e lá não é nem de longe tão frio como Paços de Ferreira - morria sempre naqueles dias bem gelados. Talvez com o "aquecimento global"... Abraço
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Hoje o céu apresenta-se com nuvens altas, e o vento sopra fraco de N\NNE.
A partir de amanhã regressa o verão, aquele dos anseios de muita gente, regressa o calor que muitos pedem nas suas férias. Que venha, é necessário cá no nosso litoral, noutras zonas é a chuva a desejada - que assim seja. ;)

Tactual: 20,7ºC
Hr: 63%

****************
Não gosto de ser metediço, mas não aconselho o maracujazeiro... nunca durou mais de alguns meses em S. J. da Madeira, e lá não é nem de longe tão frio como Paços de Ferreira - morria sempre naqueles dias bem gelados. Talvez com o "aquecimento global"... Abraço

Aqui ao lado um vizinho tem maracujeiros há uns 4 anos, o meu pai tem-nos há uns anos também, bastante gente cá no concelho, incluindo família, come dos seus maracujás e não se queixam...
A minha sogra tem em cima de um terraço, em vasos, mas a cerca de 5 km do Atlântico perto do Porto, a produção é abundante.
Não se há variedades diferentes, adaptadas ao frio ou ao calor.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,416
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde a todos,
Ontem de madrugada tivemos a tão desejada chuva tendo acumulado 15.6mm se não estou em erro, sendo que dá parte da tarde veio a maldita nortada, tendo as nuvens dissipado um pouco, não na totalidade, sensação térmica desconfortável.
Agora da parte da tarde continua o cenário da nortada e desconforto térmico.
Edit: a reportar do meu corpo de bombeiros.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

O resto da tarde foi marcada pela quase ausência do astro-rei, cinzenta depois das 18h, e mesmo pela pergunta: Vem aí chuva?
Não, não vem, não veio, não virá. Mas que parecia vir...é verdade.
O vento é que por vezes foi soprando moderado, do meio da tarde para a frente, de NO.

Tmín: 13,2ºC
Tmáx: 24,1ºC

Tactual: 17,9ºC
Hr: 62%
Temporariamente estaremos sem os dados de temperatura da EMA de Paços de Ferreira.
O sensor será trocado logo que possível.
Apesar disso, da suspeita que recai sobre os dados, tenho aquele "sentimento" que a montanha irá parir um rato e no final se verifique da fiabilidade do mesmo.
2 a 3ºC de diferença da EMA para a minha estação parece natural atendendo às condições das mesmas. Mas veremos então o que irá acontecer quando for trocado o sensor.
Os restantes dados continuam disponíveis, precipitação, vento.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Hoje já tivemos uma pequena amostra do verão, com céu praticamente limpo (alguma nebulosidade alta apareceu pela tarde), tendo o vento soprado fraco a moderado (pela tarde) de ONO.
Agora pela noite há uma mudança. O vento passou a soprar de NNE a ENE, um ar mais seco que o habitual.

Tmín: 10,8ºC
Tmáx: 28,8ºC

Tactual: 21,7ºC
Hr: 53%
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

muito calor por aqui também, a máxima foi de 34.2ºc :calor: mínima 20.1 ºc .

Neste momento 31.5ºc, vento NNW 12 Km/h e 43 % HR.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.