Seguimento Litoral Centro - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Incrível, rajada máxima de 95 km/h nas Almoinhas Velhas. A estação está a cota 150 mts, exactamente no sopé da serra, sendo assim uma das primeiras localidades a levar com o vento que desce violento encosta sul abaixo.
Finalmente uma estação a retratar aquilo que durante anos aqui falava...

Reparem da aceleração da nortada...único no país esta violência.



A zona da estação fica na bola preta, como se pode ver no relevo, leva com o impacto brutal, já assisti a isso n vezes in Loco. Muita gente desta casa(forum) devia presenciar estas nortadas, e acreditem que não tem nada a ver com a tradicional nortada na praia.


Edit: 113 km/h por lá que registo espectacular :surprise:
Este ano tinha rajada máxima de 100 km/h em Alcabideche em Maio fruto da nortada volienta.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Neste momento nortada muito forte por Alcabideche.
Os 113 km/h de rajada máxima nas Almoinhas são algo de extraordinário, batendo anteriores registos de outras estações amadoras no concelho(por falta de estações em sítios mais ventosos).
Não tenho qualquer dúvida na veracidade de tal valor.
Que autêntica loucura! :eek:
Por muito hábito que se crie, acho que ter ventanias constantes desse género é muito mau...
O mais impressionante aqui é que é algo muito localizado e poucas pessoas têm noção do temporal de vento que tens na tua zona frequentemente, no verão.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Que autêntica loucura! :eek:
Por muito hábito que se crie, acho que ter ventanias constantes desse género é muito mau...
O mais impressionante aqui é que é algo muito localizado e poucas pessoas têm noção do temporal de vento que tens na tua zona frequentemente, no verão.

Os valores já não me espantam totalmente pois como vinha a dizer assim que fossem instaladas estações ia comprovar aquilo que partilhava. As pessoas já se andam a queixar bastante, pois no fundo não tem havido interrupções só tem dado nortadas violentas. Para teres noção tem estado tanto vento que nem tenho feito treinos de bike para determinadas zonas do concelho...
Olha fiz há momentos este print.
Em termos anuais é um zona ventosa e sempre será, mas no verão há um pico, tenho practicamente sempre rajada máxima anual nos 100 km/h.
fallout new vegas facts
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Os valores já não me espantam totalmente pois como vinha a dizer assim que fossem instaladas estações ia comprovar aquilo que partilhava. As pessoas já se andam a queixar bastante, pois no fundo não tem havido interrupções só tem dado nortadas violentas. Para teres noção tem estado tanto vento que nem tenho feito treinos de bike para determinadas zonas do concelho...
Olha fiz há momentos este print.
Em termos anuais é um zona ventosa e sempre será, mas no verão há um pico, tenho practicamente sempre rajada máxima anual nos 100 km/h.
fallout new vegas facts
Pois, acredito! Se fosse eu, também me queixava. :D Vento com essa intensidade dispenso bem porque é desconfortável em todos os sentidos.
Este ano por cá também temos tido bastante vento de NW e só por aí se chega à conclusão de como no Litoral está sempre mais desagradável e aí então, nem se fala. :p Apesar de ser normal no verão, tem sido uma constante e por isso compreende-se os poucos dias agradáveis para fazer praia, mas no que diz respeito a isso, a partir desta semana a conversa será outra.
Sempre gostei da meteorologia, mas isto da nortada era algo que me passava ao lado sendo que apenas comecei a saber da existência deste fenómeno após descobrir o fórum. No entanto, sempre que ia para o Litoral Oeste passar férias, ventanias não faltavam...
Viver junto à linha de costa e numa zona do continente bastante exposta trás destas coisas. Sempre que está previsto um temporal de vento, já sabes o que te espera. :D
 

killercode

Cirrus
Registo
29 Jan 2014
Mensagens
8
Local
Mafra
Olhem que giro, tirada no vale de São Gião
cdd6c9a8719d3de04774391f77d6a6b7.jpg
3a91b3e7cd194ceef6c0cc04550aca74.jpg
5ece20917b9cb9325a80b55ce8e11972.jpg


Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

De volta a Azeitão, e a nortada por cá contínua :angry: Contudo parece que tem os dias contados, mas como isto anda, só acredito quando tal acontecer! O dia hoje tem estado ameno , com uma máxima de 27.3ºc! Neste momento estão 25.2ºc, 39% de HR , e tal como já referido vento moderado de NW! Como tinha vindo a partilhar , estive uns dias pela zona centro do nosso país, e agora com mais calma vou partilhar alguns registos que fiz de sítios que me deixam sempre de coração cheio :w00t:.

Aldeia do Talasnal , Serra da Lousã, 16 de Agosto 2019

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr




 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde pessoal,

De volta a Azeitão, e a nortada por cá contínua :angry: Contudo parece que tem os dias contados, mas como isto anda, só acredito quando tal acontecer! O dia hoje tem estado ameno , com uma máxima de 27.3ºc! Neste momento estão 25.2ºc, 39% de HR , e tal como já referido vento moderado de NW! Como tinha vindo a partilhar , estive uns dias pela zona centro do nosso país, e agora com mais calma vou partilhar alguns registos que fiz de sítios que me deixam sempre de coração cheio :w00t:.

Aldeia do Talasnal , Serra da Lousã, 16 de Agosto 2019

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Talasnal Village, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr




Parabéns pelas excelente fotos, de uma aldeia encantadora, com as suas casas tão típicas, e com as suas paisagens verdejantes, é de facto um bom local para descansar.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas pessoal aqui no reino do vento está do piorio.

Vendaval medonho... a estação de Alcabideche já registou rajada máxima de 93 km/h.
Dass que tareias.
Quem quiser vento violento, estou a oferecer, mandem mensagem privada.
Obrigado. :lol:

Eu dispenso esse "belo presente", também tenho bem que chegue aqui, aliás tem sido o prato de todos os dias, felizmente que não é tão violento.:lol:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Nortada arrancou com força hoje, bem diferente dos últimos dias, a mínima bem o revela.
Pena o IPMA não investir em Alcabideche para uma nova estação @jonas_87. Já vais ter o teu descanso entre quarta e sábado ahah.


Máxima: 23,6ºC :lol:
Mínima: 15,1ºC

Quarta, quinta e sexta nortada deve acalmar e posso ter os primeiros 30ºC de Agosto por aqui. Lisboa centro deve chegar aos 35ºC. Obviamente que vou para o Alentejo nesses dias com quase 40ºC :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.