Seguimento Litoral Centro - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,271
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Dia de céu pouco nublado por nuvens altas com vento moderado a forte de Norte com rajadas.

Extremos do dia:
17.1°C.
21,9°C

Neste momento 18.2°C. Vento moderado a forte de norte.

Crepúsculo a oeste com cores fantásticas:
a9fdQTR.jpg


aUEIRZy.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi um dia fresco aqui pela Charneca. A temperatura não ultrapassou os 26°C e esteve algum vento durante a tarde, vento esse que ainda não abrandou, ao contrário dos últimos dias. Infelizmente ontem não pude vir aqui ao fórum, por razões pessoais.:)

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 25,5°C
Mín: 16,6°C
Rajada máxima: 30 km/h N

Corroios
Máx: 27,3°C
Mín: 17,4°C

Agora estão 18,7°C e céu limpo.

Infelizmente continuam as queixas de que este verão está a ser muito anormal e que está a ser muito frio. Já tentei convencer umas pessoas de que não é bem assim, mas ficaram todas irritadas comigo e acham que eu não tenho razão.
Pois bem, ainda não fiz as contas mas, pelo que eu tenho visto, agosto está a ser até agora um mês com temperaturas próximas ao normal no Litoral e até mais quentes que a média no Interior e Sotavento Algarvio, isto em relação às máximas. Com o que está previsto pelo ECMWF, agosto até deverá acabar mais quente do que o normal em todo o país. Julho esteve na média e junho esteve com temperaturas abaixo da média, logo o verão deverá acabar nos valores normais ou ligeiramente abaixo do normal. Ou seja, nada de anormal, ao contrário do que muita gente diz por aí. :thumbsup::calor:

Já no Verão de 2016, com temperaturas quase 3°C acima do normal, um dos julhos mais quentes de que há registos e um agosto extremamente quente, aí já ninguém reclama. :lmao::lol:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia,

Nortada impressionante na Cova da Piedade, acordei várias vezes com o barulho das persianas a bater. Mais parecia um temporal com ventos de Oeste.

Actualização

Rajada máxima
106 km/h Almoinhas Velhas
93 km/h Alcabideche
77 km/h Cresmina
76 km/h Pai do Vento


A dita cuja está muito nervosa.

Quando ganhar o Euromilhões vou comprar um armazém de Davis para instalar ai. :cool:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Boa noite,
Hoje foi um dia fresco aqui pela Charneca. A temperatura não ultrapassou os 26°C e esteve algum vento durante a tarde, vento esse que ainda não abrandou, ao contrário dos últimos dias. Infelizmente ontem não pude vir aqui ao fórum, por razões pessoais.:)

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 25,5°C
Mín: 16,6°C
Rajada máxima: 30 km/h N

Corroios
Máx: 27,3°C
Mín: 17,4°C

Agora estão 18,7°C e céu limpo.

Infelizmente continuam as queixas de que este verão está a ser muito anormal e que está a ser muito frio. Já tentei convencer umas pessoas de que não é bem assim, mas ficaram todas irritadas comigo e acham que eu não tenho razão.
Pois bem, ainda não fiz as contas mas, pelo que eu tenho visto, agosto está a ser até agora um mês com temperaturas próximas ao normal no Litoral e até mais quentes que a média no Interior e Sotavento Algarvio, isto em relação às máximas. Com o que está previsto pelo ECMWF, agosto até deverá acabar mais quente do que o normal em todo o país. Julho esteve na média e junho esteve com temperaturas abaixo da média, logo o verão deverá acabar nos valores normais ou ligeiramente abaixo do normal. Ou seja, nada de anormal, ao contrário do que muita gente diz por aí. :thumbsup::calor:

Já no Verão de 2016, com temperaturas quase 3°C acima do normal, um dos julhos mais quentes de que há registos e um agosto extremamente quente, aí já ninguém reclama. :lmao::lol:

Uma pessoa desinformada faz todos os juízos de valor possíveis, mesmo que Agosto só tenha tido tipo 1 semana abaixo da média. Das grandes razões pela qual me juntei a este fórum foi, não só porque comecei a gostar de meteorologia, mas também porque sei que era uma dessas pessoas. Para além de que no Verão as pessoas querem calor, pouco vento, água a 25ºC (o fator humano é mais importante que o fator ambiental), mas parece que não conhecem bem o país onde vivem. Já para não falar da realidade no Alentejo e interior, Évora tem uma normal de 30ºC e vai provavelmente acabar com uma anomalia gigante. (Só estes últimos 9 dias somam +3,5ºC de anomalia)
_____

Dia de céu limpo ou com nuvens altas, nortada moderada, mínima de 15,7ºC
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Domingo foi um dia bastante abafado e com céu nublado por nuvens baixas/médias, limpando a partir do final da tarde.
Ontem esteve fresco e ventoso, com nortada moderada e céu pouco nublado por nuvens altas.
Hoje está mais agradável, com o céu praticamente limpo e nota-se uma redução da nortada, apesar de ela ainda ter soprado bem durante a madrugada. A preparar-se para o braseiro dos próximos dias :hehe:

Domingo:
Mínima: 18,1ºC
Máxima: 28,4ºC

Segunda:

Mínima: 17,0ºC
Máxima: 25,2ºC

Mínima de hoje: 17,1ºC
T. Atual: 27,8ºC
HR: 39%
Vento: NW / 2,2 Km/h

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,225
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

26,9°C
46%
Nortada moderada, cerca de 15 a 20 Km/h.

Fotos do crepúsculo de ontem, hoje o céu está praticamente limpo, apenas uns fiapos de cirrus.

Miradouro da Salvação, Santa Iria, sobre o vale de Vialonga/Bucelas. Anteontem um incêndio extenso nas encostas de Vialonga mobilizou quase uma centena de bombeiros, o ambiente aqui na Póvoa esteve bastante irrespirável, só de madrugada foi extinto.
6149697534f55e8f1a391320bb884496.jpg
789a111b92202f9f26785141cdaffe4c.jpg
f0c871de4ed4b5339a347abd085ebc2c.jpg
c3e546f799243fdccc5b01191e8fc7b3.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Parabéns pelas excelente fotos, de uma aldeia encantadora, com as suas casas tão típicas, e com as suas paisagens verdejantes, é de facto um bom local para descansar.

Obrigado Pedro, de facto um lugar maravilhoso, daqueles que o tempo pára realmente, e conseguimos descansar em comunhão com toda a beleza em nosso redor :D Hoje vou partilhar mais algumas desta serra fabulosa ;)

----------------------------

Quanto ao tempo , hoje bem mais quentinho que ontem, mas ainda com nortada moderada, amanhã a coisa muda, e a lestada estará de volta, depois de uma longa ausência, talvez desde Maio :rolleyes:Para Domingo os modelos vão mostrando uma possível cut off literalmente em cima de nós :w00t: Vamos aguardar pelas próximas saídas :pray: Neste momento por Azeitão 30.7ºc, com 30% de HR , e vento moderado de NW.

Serra da Lousã , Agosto 2019


Praia fluvial da senhora da piedade,Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Praia fluvial da senhora da piedade,Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Castelo da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_6070 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Praia fluvial da senhora da piedade,Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Terreiro das Bruxas, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Alto do trevim, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Alto do trevim, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Alto do trevim, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr

Alto do trevim, Serra da Lousã by Ricardo Carvalho, no Flickr
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi um dia parecido com o anterior: céu limpo, temperaturas um pouco mais quentes do que ontem, algum vento... Nada a apontar, portanto. :sono:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 29,4°C
Mín: 16,7°C

Corroios
Máx: 30,9°C
Mín: 17,5°C

Agora estão 20,2°C e céu limpo. Quinta-feira será um dia bem quente, sendo que o ECMWF prevê vento de Leste e 35°C para aqui. :calor::sweat::hehe: Veremos o que acontece, mas acho que irei ultrapassar a máxima anual de maio! :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

Já bem quentinho por Azeitão a esta hora , com uns actuais 31.2ºc, com vento predominante de ENE , claro :calor: Será desta que o recorde de 37.7ºc, do dia 12 de Maio será batido :intrigante:Esperemos que não, contudo fruto da lestada dos próximos 3 dias , lá para Sábado a água do mar aqui na zona andará nos 18/19 ºc , e talvez lá para os lados da Comporta/Carvalhal um pouco mais ;) Entretanto vão surgindo alguns Cumulus a Este Ficam mais algumas fotos da zona centro , que tirei na semana passada, desta vez por Figueiró dos Vinhos ,espero que gostem :).

Figueiró dos Vinhos , 17 de Agosto 2019


Casulo de Malhoa - Figueiró dos Vinhos by Ricardo Carvalho, no Flickr

Casal São Simão - Figueiró dos Vinhos by Ricardo Carvalho, no Flickr

Casal São Simão - Figueiró dos Vinhos by Ricardo Carvalho, no Flickr

Casal São Simão - Figueiró dos Vinhos by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fragas São Simão - Figueiró dos Vinhos by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fragas São Simão - Figueiró dos Vinhos by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fragas São Simão - Figueiró dos Vinhos by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fragas São Simão - Figueiró dos Vinhos by Ricardo Carvalho, no Flickr
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.