Seguimento Meteorológico Livre 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A previsão nas últimas horas mudou! Teremos brisa fraca de Oeste na quinta-feira!!! :) :surprise:Ainda bem, senão seria um dia em grande... :calor::sweat:
 

Lumiar

Cirrus
Registo
21 Ago 2019
Mensagens
1
Local
Portel
Boa noite caros foristas,
É com grande tristeza, que assisto ao recuo dos modelos da possível instabilidade para a semana, é incrível como a chuva passa toda ao lado deste " cantinho", cada vez mais desértico, longe vão os tempos em que nos podíamos alegar com a meteorologia, hoje são mais as desilusões do que outra coisa, sei que não devemos criar expetativas, mas dado o estado em que estamos( seca), há sempre aquela remota esperança que chova algo de jeito, o que me parece que não será este o caso, resta-nos esperar por dias melhores, pois parece que as trovoadas têm " alergia" de Portugal.:angry:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
No sequeiro a produç
Mais vinho e fruta. Produções agrícolas deverão ser as melhores em décadas

https://eco.sapo.pt/2019/08/20/mais...-e-vinhas-deverao-ser-as-melhores-em-decadas/

Não há choradeira que dê em fartura...:D Sempre a chorarem que está tudo seco, que vem aí o fim do mundo e no fim, sai um dos melhores anos agrícolas em décadas, ele existe com cada uma. :lol:
No sequeiro a produção também deve ser excepcional:D
Temos de começar a passar linhas de rega no barrocal para termos produtividades intergaláticas! :lmao:
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Quantas e quantas vezes.

QQa1YZV.jpg


E depois ainda oiço: "Então onde está a chuva que disseste que vinha?"
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
143625_5day_cone_no_line_and_wind.png


The new intensity forecast is similar to the previous forecast in calling for the cyclone to decay to a remnant low by 36 h and dissipating completely by 96 h.

Pelo GFS...

... a Chantal começa a interagir com a frente e quando tudo parece 'perdido'...

anim_exp4.gif


... há uma dissipação da frente, possibilitando isto a chegada da referida DT (ou os restos) às redondezas do GOc:

anim_has6.gif


Se o GFS acertar na previsão (que não deve) ganha automaticamente o caneco para melhor modelo :winner:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Para além de relembrar a enorme dificuldade associada à previsão do Leslie...

Uplj3LD.gif


... acrescento que aqui só agora foram adicionados os percursos dos ciclones tropicais de 2018. O Leslie originou-se mais oeste do que o Ophelia.

oaDavT4.jpg


---

Para a história, um registo da intensidade da Chantal (13:20UTC de ontem; GOc no canto superior direito)

WMBds110.png
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Não me parece que esteja com grande vontade de chover em Setembro... Tudo demasiado parado ainda com semelhanças com anos anteriores logo chuva talvez só mais para Outubro. Pode chover em muitos locais da península mas não me parece que seja tão cedo no sudoeste. Não há nada que consiga descer em latitude pelo Atlântico. Quando desce é pelo Norte Centro da Península dando chuvas fortes no Mediterrâneo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Não me parece que esteja com grande vontade de chover em Setembro... Tudo demasiado parado ainda com semelhanças com anos anteriores logo chuva talvez só mais para Outubro. Pode chover em muitos locais da península mas não me parece que seja tão cedo no sudoeste. Não há nada que consiga descer em latitude pelo Atlântico. Quando desce é pelo Norte Centro da Península dando chuvas fortes no Mediterrâneo.

Em Setembro, não sei, mas em Agosto parece que ainda quer chover qualquer coisa, na próxima 2ª feira, o ECM indica aguaceiros e trovoadas no sotavento algarvio, com 10 a 15 mm junto à fronteira, se vier a concretizar-se não é nada mau.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Em Setembro, não sei, mas em Agosto parece que ainda quer chover qualquer coisa, na próxima 2ª feira, o ECM indica aguaceiros e trovoadas no sotavento algarvio, com 10 a 15 mm junto à fronteira, se vier a concretizar-se não é nada mau.
Nestas situações, os acumulados que os modelos preveem são irrelevantes, mais importante é olhar para os fatores de instabilidade.;)
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial