Seguimento Litoral Centro - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Nos últimos dias tenho vindo menos aqui ao fórum, por razões pessoais. Hoje foi um dia bem quente por aqui, com uma máxima que, mais uma vez, ultrapassou os 30°C. No entanto, aqui não há mínimas tropicais e a única que registei até agora foi no dia 8/08.

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 31,3°C
Mín: 19,4°C

Corroios
Máx: 34,9°C
Mín: 21,1°C

E por falar em Corroios, vou ter que gramar com 10 dias de pura barulheira e sem poder dormir muito bem... :( Desculpem o tema fora de tópico. :)

Agora estão 22,4°C e céu limpo. :w00t:
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Mínima: 17ºC
Máxima (Atual): 27,5ºC

Não deixa de ser interessante a sempre diferença entre a estação de Setúbal e de Pegões, a poucos quilómetros de distância, quase 7ºC. Alguém sabe porque é que não existe uma estação mesmo dentro da cidade e porque é que a oficial é tão longe?
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por cá, foi mais uma tarde bem complicada com tanto calor, aliás, nem senti grande diferença em relação ao dia de ontem.
Acabei agora de apanhar um marmelo completamente cozido pelo calor, e ele está tão quente, que não se aguenta a mão em cima dele, por muito tempo.
31.8ºC.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mínima: 17ºC
Máxima (Atual): 27,5ºC

Não deixa de ser interessante a sempre diferença entre a estação de Setúbal e de Pegões, a poucos quilómetros de distância, quase 7ºC. Alguém sabe porque é que não existe uma estação mesmo dentro da cidade e porque é que a oficial é tão longe?
Deve ter sido uma decisão da altura do Estado Novo. Por exemplo, a estação meteorológica do Porto também não era no Porto, mas sim em Pedras Rubras. Entretanto lá puseram uma em Massarelos.
Dá-me a ideia de que as estações meteorológicas eram alvo de roubos e vandalismo. Portugal era um país muito pobre na altura e, para muitas pessoas, tudo servia para ganhar o pão, até o metal das estações. Por isso o Estado colocava-as no meio do campo, bem fora das zonas urbanas. :)

O dia de hoje foi bem quente, como o previsto. A máxima ultrapassou mais uma vez os 30°C. E, como já se estava à espera, a proximidade ao Atlântico afasta qualquer possibilidade de ocorrência de mínimas tropicais. Já em Corroios é outra história. :calor:

É sempre interessante ver a diferença entre as temperaturas na costa de Sines e na Praia da Rainha. A diferença às vezes é abismal (de quase 10°C), e acho que se deve à proteção da Serra de Sintra e dos cabos Raso e Espichel, enquanto que a costa em Sines está bastante mais exposta. Não é de admirar que esta região era designada antigamente por "Costa do Sol". ;)

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 31,5°C
Mín: 19,4°C

Corroios
Máx: 33,2°C
Mín: 20,8°C

Agora estão 19,4°C e céu limpo. :)
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Deve ter sido uma decisão da altura do Estado Novo. Por exemplo, a estação meteorológica do Porto também não era no Porto, mas sim em Pedras Rubras. Entretanto lá puseram uma em Massarelos.
Dá-me a ideia de que as estações meteorológicas eram alvo de roubos e vandalismo. Portugal era um país muito pobre na altura e, para muitas pessoas, tudo servia para ganhar o pão, até o metal das estações. Por isso o Estado colocava-as no meio do campo, bem fora das zonas urbanas. :)

O dia de hoje foi bem quente, como o previsto. A máxima ultrapassou mais uma vez os 30°C. E, como já se estava à espera, a proximidade ao Atlântico afasta qualquer possibilidade de ocorrência de mínimas tropicais. Já em Corroios é outra história. :calor:

É sempre interessante ver a diferença entre as temperaturas na costa de Sines e na Praia da Rainha. A diferença às vezes é abismal (de quase 10°C), e acho que se deve à proteção da Serra de Sintra e dos cabos Raso e Espichel, enquanto que a costa em Sines está bastante mais exposta. Não é de admirar que esta região era designada antigamente por "Costa do Sol". ;)

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 31,5°C
Mín: 19,4°C

Corroios
Máx: 33,2°C
Mín: 20,8°C

Agora estão 19,4°C e céu limpo. :)

Na minha aldeia existia/existe uma estação meteorológica desativada. Quando era pequena lembro-me de ver a senhora que ia lá tratar da estação, trocar os rolos dos registos, limpar um bocadinho a zona e isso tudo. Mas nunca encontrei informação nenhuma sobre aquela estação!

Em Sines está sempre um tempo horrível! Pode até estar muito bom mais a baixo, sem vento nem nada, mas lá é sempre diferente. Ventos, nevoeiros, frio e até as trovoadas gostam de se pegar ali.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Bom dia

Ao contrário do dia de ontem, hoje o tempo está bastante diferente na zona de Corroios/Charneca da Caparica.

Ontem o tempo estava mais abafado, mais tenso, vinha facilmente sensação de calor e suava-se facilmente.
Hoje o tempo está bastante mais fresco, há alguns minutos atrás esteve a pingar, embora não tenha sido suficiente para molhar o chão. Mas o mais importante, é que o tempo está menos quente, e neste momento está-se muito melhor na rua do que ontem.

Neste momento estão 24ºC, com a temperatura a descer desde há alguns minutos atrás. Humidade acima dos 60%.

Bom tempo para ir dar um passeio hoje, sem apanhar muito calor :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia

Ao contrário do dia de ontem, hoje o tempo está bastante diferente na zona de Corroios/Charneca da Caparica.

Ontem o tempo estava mais abafado, mais tenso, vinha facilmente sensação de calor e suava-se facilmente.
Hoje o tempo está bastante mais fresco, há alguns minutos atrás esteve a pingar, embora não tenha sido suficiente para molhar o chão. Mas o mais importante, é que o tempo está menos quente, e neste momento está-se muito melhor na rua do que ontem.

Neste momento estão 24ºC, com a temperatura a descer desde há alguns minutos atrás. Humidade acima dos 60%.

Bom tempo para ir dar um passeio hoje, sem apanhar muito calor :)
Igual aqui na Aroeira, meu vizinho. Pela previsão dos modelos, não estava nada à espera de ouvir trovões e de ver cair chuva, pelo menos aqui na minha zona. Há uma célula que se está a formar sobre Sesimbra, e que parece estar a aproximar-se.
Isto demonstra o quão imprevisível é a trovoada. ;) :trovao:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Célula de base média a SE.

24,3°C
47%
Vento fraco alternando quadrantes Sul e Norte.
f8d882a89b158816b84dddc120c8f547.jpg
44aaed3d388ea9653eeb7875a563d2de.jpg
75461829915a88a09db15fd2007e4fed.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem foi mais um dia quente, mas não tanto como nos dias anteriores, graças à nortada surgiu a meio da tarde.
Hoje foi um dia de "sol de trovoada" :D Temperatura mais fresca e céu parcialmente nublado, bastante ameaçador a meio da tarde, altura em que ainda caíram uns leves borrifos que só se sentiam na pele.

Off-topic: Não sei se alguém já reparou, mas nestes últimos dias o nascente/poente tem tido cores bastante intensas, mesmo sem a presença de nuvens altas. Alguém sabe o motivo? É devido às poeiras? Desculpem o off-topic...

Ontem:
Mínima: 20,1ºC
Máxima: 31,0ºC

Hoje:

Mínima: 17,5ºC
Máxima: 26,7ºC

T. Atual: 25,3ºC
HR: 51%
Vento: NW / 3,2 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa Tarde

Ontem foi mais um dia quente, mas não tanto como nos dias anteriores, graças à nortada surgiu a meio da tarde.
Hoje foi um dia de "sol de trovoada" :D Temperatura mais fresca e céu parcialmente nublado, bastante ameaçador a meio da tarde, altura em que ainda caíram uns leves borrifos que só se sentiam na pele.

Off-topic: Não sei se alguém já reparou, mas nestes últimos dias o nascente/poente tem tido cores bastante intensas, mesmo sem a presença de nuvens altas. Alguém sabe o motivo? É devido às poeiras? Desculpem o off-topic...
É possível que sejam as poeiras do Deserto, até porque, nos últimos dias, uma pluma de poeiras tem afetado metade da Península, para além da zona da Macaronésia. :)
http://dust.aemet.es/

No entanto, pode bem ser o fumo dos enormes incêndios do Congo ou da Amazónia.
______________
Por aqui, esta tarde houve chuva forte mas apenas durante 1 minuto ou dois, acumulando 0,2 mm. Mais uma vez, o Wunderground tenta arredondar os acumulados de precipitação quando estes são muito baixos. :( :rain:

A tarde foi de céu limpo e tempo ameno, sendo que agora estão 22,0°C e céu limpo. :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.