Seguimento Litoral Centro - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não estava nada à espera de ver chuva e de ouvir trovões esta noite. :surprise:
Estive nas Festas de Corroios, com um tempo incrivelmente agradável (ameno e sem vento) quando, de repente, vejo uns enormes relâmpagos a Nordeste. Depois, uns trovões que, apesar do barulho da feira, fizeram-se ouvir. Entretanto, uma carga de chuva bem forte que durou uns belos minutos.
Cheguei agora a casa, e o pluviómetro continua com 0,2 mm. Obviamente que está a zeros, pois a célula está no Tejo, de acordo com o radar. :rain:

Recordo que isto não estava previsto por nenhum modelo, nem mesmo pelo ECMWF (o modelo que previa mais instabilidade), o que demonstra o quão difícil é prever a localização das tormentas. :trovao:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bem audíveis os dois por Azeitão os dessa célula que chegou a ter eco vermelho/roxo sobre o rio Tejo Mas já vi mais um relâmpago sobre a serra, parece lá vir qualquer coisa direito aqui Vamos ver


257cfc41a14a60f1faad8210761fa66c.jpg
4aef4d38a0e4136ed25a42d0b1743157.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite.

Aqui vai uma foto que fiz a partir da Praia da Tocha ao cair da noite (tive a sorte de ter surgido uma rica célula:D), no entanto não consegui fazer muitas fotos de jeito:( :
1t8UqcG.jpg


Assinatura de radar:
9cn6eP1.png
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

À falta de nenhum registo de raios e afins, fica o meu contributo a este fórum daquilo que chegou verdadeiramente cá, um belíssimo poente!:thumbsup: A trovoada essa, apareceu de forma tão inesperada , que não tive oportunidade de registar nada que fosse, a não ser na minha cabeça, o que já foi maravilhoso ;) Acumulados absolutamente brutais em alguns locais da beira-baixa , e beira alta :w00t::palmas:
Por cá o dia segue com algum sol, com uns actuais 24.7ºc , 50% de HR , e vento fraco/nulo.

Poente de ontem

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia pessoal,

À falta de nenhum registo de raios e afins, fica o meu contributo a este fórum daquilo que chegou verdadeiramente cá, um belíssimo poente! A trovoada essa, apareceu de forma tão inesperada , que não tive oportunidade de registar nada que fosse, a não ser na minha cabeça, o que já foi maravilhoso Acumulados absolutamente brutais em alguns locais da beira-baixa , e beira alta
Por cá o dia segue com algum sol, com uns actuais 24.7ºc , 50% de HR , e vento fraco/nulo.

Poente de ontem

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr
Belas cores :) Por cá não vejo tal coisa desde o São João; tem sido um verão mesmo desinteressante...:facepalm:

@Mr. Neves belíssimo registo, que cores! :palmas:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia,
Ontem foi dia de ir até á praia da Nazaré, o sol, apenas espreitou um pouco por volta da hora de almoço, de resto foi o céu nublado que marcou presença, a máxima rondou os 24ºC, o que é uma óptima temperatura que eu já não sentia á algum tempo. Fui visitar também a tão famosa Praia do Norte e o farol, que é tão conhecida pelas sua ondas gigantes.
O mar da Nazaré até estava calmo, e a água estava bem fria por sinal, que até fazia doer os pés, eram poucos os corajosos, que se aventuravam a mergulhar, já na Praia do Norte a ondulação estava bem mais intensa.
A avenida marginal, de ambos os lados, estava sempre repleta de uma multidão de pessoas, inclusive, muitos turistas.



A tão famosa praia do Norte, que tanto tem sido falada pelas sua ondas gigantes.




Já de volta ao meu local habitual, a noite e madrugada, foram bem iluminadas pelos relampagos, e mesmo esta manhã ainda roncaram bem.
O céu também tem permanecido praticamente sempre nublado ao longo da manhã.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
É possível que sejam as poeiras do Deserto, até porque, nos últimos dias, uma pluma de poeiras tem afetado metade da Península, para além da zona da Macaronésia. :)
http://dust.aemet.es/

No entanto, pode bem ser o fumo dos enormes incêndios do Congo ou da Amazónia.
______________
Por aqui, esta tarde houve chuva forte mas apenas durante 1 minuto ou dois, acumulando 0,2 mm. Mais uma vez, o Wunderground tenta arredondar os acumulados de precipitação quando estes são muito baixos. :( :rain:

A tarde foi de céu limpo e tempo ameno, sendo que agora estão 22,0°C e céu limpo. :)
Estou mais confiante de que sejam as poeiras, mas no entanto não descarto essa possibilidade de serem os fogos da Amazónia. Alguma dessas hipóteses há-de ser :D
De qualquer das maneiras, obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia pessoal,

À falta de nenhum registo de raios e afins, fica o meu contributo a este fórum daquilo que chegou verdadeiramente cá, um belíssimo poente!:thumbsup: A trovoada essa, apareceu de forma tão inesperada , que não tive oportunidade de registar nada que fosse, a não ser na minha cabeça, o que já foi maravilhoso ;) Acumulados absolutamente brutais em alguns locais da beira-baixa , e beira alta :w00t::palmas:
Por cá o dia segue com algum sol, com uns actuais 24.7ºc , 50% de HR , e vento fraco/nulo.

Poente de ontem

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr
Fotos espetaculares Ricardo.
Também vi esse magnifico pôr-do-sol desde a praia de Alcochete, estava divinal! Aquelas células ficaram mesmo no ponto ideal e havia uns "cogumelos" a nascerem algures ao largo do Cabo Espichel, que penso tenha sido os que causaram a trovoada seca de ontem à noite.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.