Seguimento Litoral Norte - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
estádio do jogo Gil Vicente vs Braga, às escuras
Que estupidez de país!!! Eu ainda compreendo uma rua ficar sem eletricidade, mas um estádio?!! Todo o mundo, literalmente, está a ver o jogo e de repente falha a eletricidade. O que é que os estrangeiros acharão do país?? :facepalm:
 


Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Que estupidez de país!!! Eu ainda compreendo uma rua ficar sem eletricidade, mas um estádio?!! Todo o mundo, literalmente, está a ver o jogo e de repente falha a eletricidade. O que é que os estrangeiros acharão do país?? :facepalm:
Como em qualquer país que use postes e existência de postos de electricidade ao ar livre. É normalíssimo acontecer seja em que país for quando existe trovoadas

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: efcm

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa noite, amantes da meteorologia!

Foi uma tarde deveras agressiva em termos de instabilidade atmosférica. Deixo aqui uma imagem captada por mim, esta tarde, no alto da Senhora da Graça em Mondim de Basto.

Depois de captar esta imagem, viveram-se momentos de alguma tensão com o alto do Monte Farinha a ser o epicentro da tempestade. Diversos raios caíram no pára-raios da igreja e alarmaram os turistas e demais pessoas que por lá se encontravam.

Realço o facto destes raios terem dado origem a dois incêndios que mobilizaram meios aéreos.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Como é que estamos de fotos? :D
Boa festa colegas do litoral! Por aqui é ver os relâmpagos por trás da serra do Marão. :D


Já deu para fotografar vários raios, alguns bem grandes :w00t:. Amanhã coloco aqui as fotos.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boa noite, amantes da meteorologia!

Foi uma tarde deveras agressiva em termos de instabilidade atmosférica. Deixo aqui uma imagem captada por mim, esta tarde, no alto da Senhora da Graça em Mondim de Basto.

Depois de captar esta imagem, viveram-se momentos de alguma tensão com o alto do Monte Farinha a ser o epicentro da tempestade. Diversos raios caíram no pára-raios da igreja e alarmaram os turistas e demais pessoas que por lá se encontravam.

Realço o facto destes raios terem dado origem a dois incêndios que mobilizaram meios aéreos.
Tive que olhar várias vezes para a foto e fazer uns zooms por causa daquela cortina de chuva com formato de tornado. :lol:
Foto fantástica!
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Agora mais calmo, depois de ter aparecido algum vento.


Deixo alguns registos fotográficos. Finalmente apareceu uma bela trovoada a Este, para aproveitar a vista desimpedida que tenho da varanda.


A célula era pequena mas proporcionou raios nuvem-solo incríveis, como há muito tempo não via. A chuva dificultou um pouco mas valeu a pena. Pelas fotos dá para ver uns quantos a cair em cheio sobre a cidade de Braga. :)























 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Olá boa noite,

Aqui pela Costa Nova do Prado também ontem passou uma pequena célula, vinda dos lados de Vagos. Rendeu pouco em termos de chuva (à roda de 1 mm) e os trovões também foram fracos, algo longínquos.

O espetáculo luminoso foi por vezes deveras grandioso, sobretudo sobre a Ria, mas perigoso para os fotógrafos sem proteção... Coloco aqui algumas imagens do fim de tarde, tiradas já depois das 8 da noite, que apenas dão uma pálida imagem deste evento (só do lado do mar).









 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Como em qualquer país que use postes e existência de postos de electricidade ao ar livre. É normalíssimo acontecer seja em que país for quando existe trovoadas

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
Não é bem assim, porque aqui na Charneca já tivemos bastantes trovoadas e a eletricidade nunca caiu, porque as infraestruturas estão preparadas. Em Cabanas de Tavira também nunca caiu quando há trovoada.
Já estive em muitos sítios do estrangeiro e em alguns deles apanhei trovoada (como em Granada, mais recentemente), e a eletricidade não cai.
No entanto, fora das áreas metropolitanas portuguesas, a eletricidade cai muito frequentemente, mesmo com trovoadas da caca. As pessoas pensam que isso é normal em todo o lado, mas não é se as infraestruturas estiverem preparadas, a eletricidade não irá cair. :)
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
Não é bem assim, porque aqui na Charneca já tivemos bastantes trovoadas e a eletricidade nunca caiu, porque as infraestruturas estão preparadas. Em Cabanas de Tavira também nunca caiu quando há trovoada.
Já estive em muitos sítios do estrangeiro e em alguns deles apanhei trovoada (como em Granada, mais recentemente), e a eletricidade não cai.
No entanto, fora das áreas metropolitanas portuguesas, a eletricidade cai muito frequentemente, mesmo com trovoadas da caca. As pessoas pensam que isso é normal em todo o lado, mas não é se as infraestruturas estiverem preparadas, a eletricidade não irá cair. :)
As estruturas estão preparadas. Nas cidades é mais complicado porque os cabos de eletricidade estão enterrados no solo. Agora linhas aéreas estão sujeitas a tudo. Estiveste em Granada quantas vezes com trovoada? Pois... é que aqui ela também não vai abaixo sempre que há trovoada.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
As estruturas estão preparadas. Nas cidades é mais complicado porque os cabos de eletricidade estão enterrados no solo. Agora linhas aéreas estão sujeitas a tudo. Estiveste em Granada quantas vezes com trovoada? Pois... é que aqui ela também não vai abaixo sempre que há trovoada.
Mesmo que Granada não seja um exemplo, aqui a zona da minha casa se o é!
No passado mês de novembro, uma célula passou mesmo "em cima" de casa e houve uma descarga elétrica a 500 metros de casa, com um estrondo tão grande que estremeceu toda a casa. A eletricidade por aqui é toda transportada em cabos aéreos, no entanto a eletricidade não falhou.
Já na casa dos meus pais, em Corroios, há 30 anos atrás era comum a eletricidade falhar, até mesmo com vento forte, no entanto isso nunca mais ocorreu desde que andaram lá a fazer umas obras. E os cabos são todos transportados pelo ar. :surprise:

Ou seja, ter um estádio às escuras durante um evento em que todo o mundo está a ver é uma estupidez, porque aposto que já não é a primeira vez que isso acontece. O problema poderia (e deveria) ter sido resolvido, se não fosse a incompetência das empresas que trabalham no setor elétrico. :( :facepalm:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.