Seguimento Litoral Norte - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Mesmo que Granada não seja um exemplo, aqui a zona da minha casa se o é!
No passado mês de novembro, uma célula passou mesmo "em cima" de casa e houve uma descarga elétrica a 500 metros de casa, com um estrondo tão grande que estremeceu toda a casa. A eletricidade por aqui é toda transportada em cabos aéreos, no entanto a eletricidade não falhou.
Já na casa dos meus pais, em Corroios, há 30 anos atrás era comum a eletricidade falhar, até mesmo com vento forte, no entanto isso nunca mais ocorreu desde que andaram lá a fazer umas obras. E os cabos são todos transportados pelo ar. :surprise:

Ou seja, ter um estádio às escuras durante um evento em que todo o mundo está a ver é uma estupidez, porque aposto que já não é a primeira vez que isso acontece. O problema poderia (e deveria) ter sido resolvido, se não fosse a incompetência das empresas que trabalham no setor elétrico. :( :facepalm:
Não, não é incompetência. Desconheces os índices de fiabilidade da rede elétrica nacional e inferes sobre o resto pela tua experiência. Tiveste um raio a cair a 500m de casa mas se calhar esse raio não atingiu um apoio metálico por isso é que não foi abaixo. Sabes onde é que ele caiu?

É que é muito fácil mandar vir sobre algo onde se desconhece o processo por trás.


O estádio devia era ter um gerador capaz de alimentar o mesmo.
 
  • Gosto
Reactions: efcm e TekClub


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Agora mais calmo, depois de ter aparecido algum vento.


Deixo alguns registos fotográficos. Finalmente apareceu uma bela trovoada a Este, para aproveitar a vista desimpedida que tenho da varanda.


A célula era pequena mas proporcionou raios nuvem-solo incríveis, como há muito tempo não via. A chuva dificultou um pouco mas valeu a pena. Pelas fotos dá para ver uns quantos a cair em cheio sobre a cidade de Braga. :)























Belíssimos registos Rui! :palmas:
Ainda não acredito que não consegui apanhar nada ontem, que nabo! :lol:
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Não, não é incompetência. Desconheces os índices de fiabilidade da rede elétrica nacional e inferes sobre o resto pela tua experiência. Tiveste um raio a cair a 500m de casa mas se calhar esse raio não atingiu um apoio metálico por isso é que não foi abaixo. Sabes onde é que ele caiu?

É que é muito fácil mandar vir sobre algo onde se desconhece o processo por trás.


O estádio devia era ter um gerador capaz de alimentar o mesmo.

Como é, não sei, mas é mesmo fora do normal em relação a muito do resto da Europa.
Há já 30 e tal anos, lembro-me bem de estar, numa noite do início de Setembro, em Stuttgart (Estugarda), no sul da Alemanha, com uns amigos num bar, debaixo de uma violentíssima trovoada de Verão e ficar pasmado porque não havia cortes de energia... admiradíssimos ficaram eles ao saberem que cá era frequente!:confused:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Torres a desenvolver a Este e Sueste de Espinho agora

Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Linha de instabilidade a desenvolver-se neste momento no interior da Península Ibérica, desenhando uma diagonal no sentido SW-NE.

Com o início da deslocação do núcleo de ar frio em altitude para leste, as probabilidade de instabilidade severa são hoje menores no nosso litoral, mas não significa que não ocorra alguma trovoada.

Aqui por Braga, não tão bom como ontem, mas ainda espero esta tarde alguma animação. :)
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Agora a Este de Espinho
01c5f0e7d93e4c008e43405df53870ba.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
Quanto aos cortes.
transmissão em média tensão
Se olharem para os cabos de uma catenaria notam um cabo para raios que acompanha os cabos trifásicos.
No entanto, se existir uma descarga os disjuntores de proteção podem disparar, se tudo estiver em condições o corte é durante o tempo de rearme dos disjuntores ou até existir redireccionamento.

Sub estações
Se olharem para as sub estações podem igualmente verificar os fios para raios.

Pouca vergonha em termos de distribuição é nos estados unidos não em Portugal.
PS não trabalho na REN

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Quanto aos cortes.
transmissão em média tensão
Se olharem para os cabos de uma catenaria notam um cabo para raios que acompanha os cabos trifásicos.
No entanto, se existir uma descarga os disjuntores de proteção podem disparar, se tudo estiver em condições o corte é durante o tempo de rearme dos disjuntores ou até existir redireccionamento.

Sub estações
Se olharem para as sub estações podem igualmente verificar os fios para raios.

Pouca vergonha em termos de distribuição é nos estados unidos não em Portugal.
PS não trabalho na REN

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Esse cabo "pára raios" chama-se cabo de guarda :D
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Ontem na encosta Norte do Monte da Virgem e Gaia
A instabilidade que houve a Norte do Porto.

1111980b4ddbb5efab9d886e07b0393f.jpg


613551aa33aa65be2d91ab8da8a21711.jpg


50eb7a12fd754b1f95287b21ff4b5005.jpg


458ff2a59b7c733681f4831ec66ee1c8.jpg


05f0b7fec2f2b5363f8e1d19f8d93fc0.jpg
 
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia povo,
Dia de ontem com solinho durante todo o dia com formação de instabilidade mas depressa desapareceu.
Nos dias anteriores dias de calor pelo menos 2 dias, sendo que depois baixou a temperatura, e as noites estavam amenas ditas de verão, baixando para valores até aos 14ºC.
No domingo instabilidade no interior norte e centro e ontem instabilidade novamente sendo que em alguns locais causou inundações.
De momento céu nublado, com nevoeiro, temperatura amena, sem vento.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.