Seguimento Meteorológico Livre 2019

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
euro4_sp1-25-48-0_ofl5.png


Novo modelo disponível no Meteociel. O Euro4 (p.4) é um modelo regional do MetOffice.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
anim_rug9.gif


Aparentemente iniciaria a transição mais cedo que o habitual (muito a sudoeste dos Açores). Mas como é do CFS que se está a falar, a animação acima fica só para fins lúdicos :D
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Parece-me que vendo o satélite/radar e os modelos, que os modelos estavam à espera que isto tudo estivesse a acontecer mais a Sul do que a realidade, sendo que a depressão parece estar mais a norte do que o previsto. O GFS falhou redondamente a previsão no interior norte e centro, colocando tudo nesta zona, tal como o ECMWF na run das 0h mete chuva/trovoada aqui para esta madrugada, mas não me parece que isso vá acontecer, deve ficar-se por onde está atualmente, no interior norte.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Já este seria uma grande chatice (para aqui).

anim_sor5.gif

anim_ysd1.gif


O trajeto é credível. A duração da estadia no arquipélago nem tanto.

E não, @algarvio1980, não aparece nenhum furacão no Algarve :D

Quando vi, pensei logo que aparecia um furacão no Algarve. :sad::lol:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Parece-me que vamos ter um tempo típico de Verão nos próximos 7 dias, com pouco a relatar. :sono:
Na próxima semana deveremos ter, mais uma vez, uma corrente de Leste e a Nortada deverá diminuir. Ou seja, haverá um aumento da instabilidade no Interior e as águas deverão ficar mais quentes. Tempo bom para a praia, mas mau para a agricultura.
No próximo fim-de-semana, a passagem de uma superfície frontal no Norte de Espanha deverá provocar uma diminuição das temperaturas. A única região em que
a temperatura não irá diminuir será o Algarve.

Resumidamente, teremos provavelmente uma primeira metade de setembro muito quente e muito seca, o que é muito mau, visto Portugal estar em seca e muitas barragens estarem praticamente sem água. :(
 

Heat

Cirrus
Registo
6 Jul 2010
Mensagens
40
Local
Caparide, São Domingos de Rana
  1. Bons dias

    Por acaso algum entendido na meteorologia Açoreana me pode ajudar? Ou na geral?

    Entre os dias 30 e 31, qual seria o melhor para subir ao Pico? Temos consultado as previsões no ipma, mas sem grande sucesso, são muito voláteis.

    Hoje está céu limpo, mas hoje não podemos fazer a subida...

    Um obrigado desde já
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Está a chegar aquela altura do ano em que começo a ansiar pelo tempo de Outono à força toda... :pray:

A mim já me cheira ao Outono, com noite fresca e já com muita humidade, e algumas árvores já começam a deixar cair muitas folhas, como é o caso dos choupos.
Resta é esperar que o mes de Setembro, não seja demasiado quente para não piorar ainda mais as coisas, e que a chuva, regresse ou em setembro ou outubro.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A partir desta tarde volta a aumentar a probabilidade de instabilidade no interior norte e centro... hoje a probabilidade é de 30 % (ou seja, a probabilidade de nada ocorrer será de 70 %); para amanhã a probabilidade de ocorrer instabilidade aumenta para os 50 %: Durante a tarde (de amanhã, Sexta-feira), aumento de nebulosidade no interior, com probabilidade baixa de ocorrência de aguaceiros e trovoadas especialmente em zonas de montanha (IPMA).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
A mim já me cheira ao Outono, com noite fresca e já com muita humidade, e algumas árvores já começam a deixar cair muitas folhas, como é o caso dos choupos.
Resta é esperar que o mes de Setembro, não seja demasiado quente para não piorar ainda mais as coisas, e que a chuva, regresse ou em setembro ou outubro.

As últimas manhãs tem sido frescas e húmidas é verdade, já com boas orvalhadas,até porque as noites já são maiores e proporcionam isso, contudo o cenário vai mudar, principalmente a partir de dia 1 , com a aproximação do anticiclone até as nossas latitudes , e a lestada estará de volta , a primeira quinzena de Setembro os modelos vão mostrando Verão, com algumas cut-off , como é normal nesta altura , e as ditas trovoadas associadas , mas uma dessas depressões isoladas que os modelos vão insistindo , até poderá localizar.se a SW e arrastar muito calor até nós , antes de avançar para Leste, mas vamos ver, este ano previsões a mais de três dias eu não arrisco :unsure:. Mas as saudades do Outono também já vão apertando por aqui, não existe cores mais bonitas :D Esperemos é que o mesmo traga muita precipitação, que é isso é que nos está a fazer mesmo muita falta, mal de nós se o próximo ano hidrológico não for dentro da média ou acima da mesma, o próximo ano seria desastroso em várias vertentes sem qualquer dúvida :hmm:.