Seguimento Litoral Centro - Setembro 2019

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
47iVYGz.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi mais um dia de céu limpo, algum vento e tempo quente. A máxima foi, mais uma vez, maior na Charneca do que em Corroios, devido à brisa marítima. :)

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 30,3°C
Mín: 16,4°C

Corroios:
Máx: 32,9°C
Mín: 16,1°C

Agora estão 19,2°C e céu pouco nublado. ;)

Grande registo João, já fui festejar um aniversário de casamento ai na Fortaleza do Guincho
------------------------------
Por cá mínima de 16.9°c, e máxima de 31.3°c , modelos carregam mais no calor para semana

Tatual: 19.7°c





Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

d9048bb9d19f0c1c971c5a3f74a76fe4.jpg
Essas temperaturas assuntam-me! :calor: Diria que vamos ter 35°C por aqui... :facepalm: Veremos o que acontece! :pray:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Sente-se pelo vento que o tempo vai mudar. Claramente já a aquecer mais. IPMA prevê onda de calor de 9 dias para Lisboa :eek: Vai afetar bastante o litoral centro e sul.

Mínima: 16,5ºC
Máxima: 25,5ºC

Por aqui ainda se nota a nortada. Em Belém esteve um pico de 30/31ºC e pouco vento.
IPMA prevê 5 dias consecutivos acima dos 35ºC por Lisboa, sendo que dá 38ºC para terça-feira, talvez um bocado abusivo, anomalia de +12ºC. Quase de certeza que terça-feira tenho novo recorde. E podemos ter 5 mínimas tropicais consecutivas. Bem, ao menos para aqueles que queriam o "Verão", lá chegou...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Depois de mais uma tarde já bem quente, por volta das 17:30, o céu começou a ficar encoberto, e ficou um pouco mais fresco, devido ao vento moderado que chegou a soprar.
Agora a noite segue calma, sem a presença de vento, mas com a "banda" dos grilos a tocar.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite,
Hoje foi mais um dia de céu limpo, algum vento e tempo quente. A máxima foi, mais uma vez, maior na Charneca do que em Corroios, devido à brisa marítima. :)

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 30,3°C
Mín: 16,4°C

Corroios:
Máx: 32,9°C
Mín: 16,1°C

Agora estão 19,2°C e céu pouco nublado. ;)


Essas temperaturas assuntam-me! :calor: Diria que vamos ter 35°C por aqui... :facepalm: Veremos o que acontece! :pray:
Mais que o valor das mesmas, o que me parece que vai ser mais complicado de gerir, é a duração do evento!

-------------------------

Hoje por cá, máxima de 31.9°c, mas dia de praia relativamente agradável devido a brisa de NW que foi soprando, a partir desta madrugada, rotação do vento para Este, e está o forno ligado para os próximos 8 a 9 dias , até ver

Neste momento 20.1°c



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Mais uma noite de céu limpo com calor e algum vento. A máxima foi, mais uma vez, acima de 30°C, tanto na Charneca como em Corroios. :calor:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 30,8°C
Mín: 16,3°C

Corroios
Máx: 32,1°C
Mín: 17,9°C

Agora estão 20,5°C e céu limpo. De salientar que nos próximos dias teremos uma subida das temperaturas, que obviamente será má para a seca e para a agricultura e "boa" para os hotéis. Neste outono/inverno ou chove ou chove, não há mais hipóteses. Se não chover, as consequências serão desastrosas para o Interior. :( :disgust::nugget:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Fim de semana passado pelo Região de Lisboa. Céu limpo, temperaturas agradáveis e a típica intensificação da Nortada ao longo da tarde. O padrão das temperaturas irá mudar para pior (na minha opinião).
Dia de ontem...
Excelente vista do Barreiro para Lisboa. Não ampliei porque não tinha a máquina.
Para o lado da ponte 25 de Abril. Algumas nuvens ao fundo, capacete da Serra de Sintra certamente, mas algo dissipado.
n1N48Mh.jpg

Lado do Parque das Nações e Ponte Vasco da Gama...
Kx0uz20.jpg


Poente sem nuvens altas, mas colorido como tem acontecido muitas vezes ultimamente (provavelmente por causa de algumas poeiras em suspensão). Assim que o sol se pôs, ficou bastante fresquinho devido ao vento. Um grande manto de nuvens apareceu no horizonte:
sr2NJN6.jpg

__________
Algumas nuvens altas no dia de hoje e se a temperatura subiu, nada se notou. Será pior a partir de amanhã.
Parque da cidade do Barreiro:
HLHvDL7.jpg

Nmh8tqT.jpg

Vai parecendo outono...
g7Kxat4.jpg

Ao sair de Lisboa, visível mas uma vez o capacete da Serra de Sintra. Deverá ficar ausente nos próximos dias. (desculpem a qualidade, mas foi tirada do autocarro)
XQsXJUG.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Mínima fresquinha de 16.1ºc, e que ainda deu para ter mais uma noite para refrescar a casa com a/c natural, a partir de hoje a história é outra, vai ser um evento extenso, o que poderá a vir colocar muitos problemas a nível de incêndios, com os três "30" bem vincados , e agravar em muito o cenário de seca que o país vive actualmente! A floresta por aqui já apresenta muito stress hídrico :unsure:
Neste momento já registo 29.8ºc, 40% de HR , e vento fraco/nulo :hehe:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Tal como esperado, Setembro arranca com a braseira ligada e assim se deverá manter durante os próximos dias :nugget:
É provável que grande parte do país alcance a máxima anual e que a minha seja batida. Uma autêntica "fotocópia" de 2016.

No entanto, as cores outonais já se vão começando a notar. É a única coisa que nos leva crer que ele está próximo e espero que venha depressa :pray:

Ontem:
Mínima: 16,1ºC
Máxima: 29,2ºC

Mínima de hoje: 16,0ºC

T. Atual: 28,7ºC
HR: 36%
Vento: Nulo