Seguimento Incêndios - 2019



bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Eu cá no verão deixei de sair para conhecer as nossas belas paisagens do interior.
Tenho família.

Devemos ter a preocupação de cumprir os conselhos das autoridades na visita às zonas com vegetação mais densa, em dias de perigo de incêndio, os quais são mais frequentes nas regiões do interior, mas atenção que entre os piores incêndios de 15 de outubro de 2017 constam os do litoral centro e os dos arrabaldes de Braga...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Os próximos dias poderão vir a ser complicados se as condições meteorológicas que estão previstas se verificarem.

Os primeiros 10 de Setembro podem vir a ser muito complicados. Tempo seco, vento seco de Leste e temperaturas altas...

Qualquer ignição que surja em zonas com combustível acumulado este estará disponível para arder... :unsure:
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Um problema adicional em relação a esses factores é que distritos historicamente complicados em matéria de IF (mas que tiveram um Verão tranquilo até ao momento) vão ter condições para a propagação de fogos: Porto, Braga, Viana e Aveiro.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Vão surgindo algumas ignições com alguma dimensão mas que têm tido um grande ataque inicial o que leva á rápida resolução. O problema será a multiplicação de essas ignições se surgirem o que irá levar á dispersão de meios que irão trazer problemas. Isto apenas o primeiro dia de pelo menos 10 dias susceptíveis de grandes incêndios.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vejo um grande pirócumulo daqui de Fátima não sei se é de trovoada ou incêndio mas presumo ser de incêndio. Se for o incêndio da Sabacheira bem aquilo deve estar a arder com grande intensidade.

Eu vejo a partir daqui esse mesmo prócumulo, o que dá a parecer que a stituação por lá não deve de estar muito fácil, estão no combate 154 op, 38 veiculos e 3 MA.
Entretanto já lavra outro incendio no Sabugal.

TOMAR – Última hora. Incêndio ameaça na Sabacheira. Bombeiros tentam evitar que o fogo chegue a Vale Meão e já há suspeitas de mão-criminosa

https://radiohertz.pt/tomar-ultima-...0xhpCGgfjaCwAB9AhkpoVnQEv8VZT6A3ZpuA0b66xyqYM

Pois quando as ignições começam a ser muitas na mesma localidade é sempre de estranhar, que se passa algo.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Principais dificuldades em Tomar são muito vento na zona e acessos complicados... pelas informações que consegui.
Por aquilo que fui observando ao longo do dia , o início deste incêndio penso que tenha sido um pouco subestimado no seu ataque inicial, contudo não deixa de ser relevante termos a esta hora apenas um evento em ataque ampliado com as atuais condições meteo , contudo as mesmas ainda se vão agravar mais nos próximos dias, e teremos com certeza dias bem complicados pela frente, e hoje já foi uma amostra disso mesmo

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos e Pedro1993

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Já a algum tempo que acompanho o fenómeno dos incêndios. Os dias mais complicados na minha opinião ainda podem estar para surgir se houver bastantes ignições. Por vezes o dia mais complicado é quando surge uma descida de temperatura pois com a descida da temperatura está associado o aumento do vento e como está previsto daqui a 2 duas uma descida para voltar a subir esse pode ser um dos dias mais complicados. Por vezes o vento leste mais forte surge durante a noite e madrugada o que pode ser um factor em ter em conta porque não existe meios aéreos para um ataque forte inicial. Quanto ao incêndio de Tomar parece estar a ceder aos meios pois o vento deve ter acalmado esperamos que assim continue.