Seguimento Sul - Setembro 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nestes últimos 7 dias, Tavira registou 7 mínimas tropicais.

O verão acabou com 21 mínimas tropicais, ou seja, mais 2 mínimas tropicais do que o normal (19). ;)

A média do outono são 6 noites tropicais (5 em setembro e 1 em outubro). No entanto, neste mês já houve 7 noites tropicais em Tavira, e ainda só vamos no dia 7 de setembro. :calor:
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
Boas,
Setembro vai quentinho não é?
Se as previsões estiverem corretas até ao dia 10 essas previsões farão com que a anomalia na temperatura máxima na primeira dezena de dias seja bastante acentuada.
Por exemplo Évora pode terminar a primeira dezena com uma média das máximas em torno dos 35c.
Depois até dia 20 estão previstas temperaturas sempre dessa ordem... Cerca de 35 a 36 graus!!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Registo
14 Jun 2015
Mensagens
96
Local
Aspen
Ainda faltam alguns dias para o verão propriamente dito acabar, entretanto minhas espectativas para noites mais frescas vem diminuindo cada vez mais :sad:.
As noites tropicais provocam transtorno ao meu sono.
Acham que vale a pena comprar uma ventoinha, ou nos próximos dias já não será preciso? :pray:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Com baixas pressões sobre o sul da Península Ibérica, a tarde segue já instável no sul, com bastante nebulosidade convectiva em alguns locais, bem visível a partir de Estremoz....
Aguaceiros e trovoadas na zona de Ourique.

EDIT: o fumo intenso dos incêndios não deixa tirar fotografias de jeito...
 
Última edição:

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Uma foto que me enviaram

f02289fc976281d01b8ee2eaaa11ee04.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Uma foto que me enviaram

f02289fc976281d01b8ee2eaaa11ee04.jpg

E que saudade que tenho da chuva, e só de olhar para essa foto, ainda fiquei "pior", estou á espera que ela venha, mas para ficar a sério, para eu tirar umas férias das regas, isto depois de 4 meses seguido, e tem dias que chega a ser cerca de 2 a 3 horas por dia.
Pode ser que para o final deste mes, ou para o próximo, a ver vamos, pelo avançar das novidades.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Parece estar a formar-se qualquer coisa ali no Golfo de Cádiz, mas não tenho a certeza do que seja.
https://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.remote/index.jsp

Os sons podem ser devido a esta formação, mas não sei, pois está um pouco longe de Faro. :trovao:
Convém verificar as imagens de satélite também. ;)
Não havendo qualquer formação nebulosa relevante, nem registo de raios conclui-se que essa assinatura a Oeste de Cadiz é só 'ruído'.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Boas.
Dita-se assim o fim da lestada pelo menos até quarta-feira. Viragem do vento para SW com 22.3ºC e a descer. Infelizmente a humidade continua muito baixa, 33% atuais.