Seguimento Europa - 2019

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
392
Local
Amadora
Pek

Onde se pode ter acesso a esses dados das barragens?


Pelo que percebo no gráfico a barragem passou de vazia, para o estado de transbordar num dia....
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Pek

Onde se pode ter acesso a esses dados das barragens?


Pelo que percebo no gráfico a barragem passou de vazia, para o estado de transbordar num dia....

SAIH Júcar
SAIH Segura

Sim, algumas barragems de tamanho não muito grande passaram de praticamente vazias para completamente cheias.

A propósito, o barragem de Santomera (Múrcia) teve que abrir as comportas por causa do risco de quebra:



Evacuações em muitas áreas. Imagem de antes de abrir em Orihuela (Alicante):


As depressões que levam nome geralmente têm génese no Atlântico e a organização que as nomeia penso que não o faz no Mediterrâneo. Mesmo o acordo de cooperação Aemet-IPMA-Meteofrance penso que só engloba depressões que tenham potencial de afetar os três.

No ano passado, foi nomeada a primeira tempestade formada completamente no Mediterrâneo, Adrián. Nasceu "na minha casa" :D e criou muita destruição.




P.S.: Benferri (Alicante)
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Mais um SCM na Comunidade Valenciana e nas Pitiusas (Ibiza e Formentera)... :rolleyes:

anim_vis_sp_law8.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo e Pek

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Estou em Palma de Maiorca.
Hoje de manhã assisti a uma bela trovoada, e agora estou a olhar para o sentido de Ibiza e está um festival autêntico de relâmpagos. Já constantes há mais de 1 hora, sem pausa de 3 segundos. Incrível mesmo.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Pek

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

Há pouco a chuva parecia quase nevoeiro de tão intensa e as descargas eléctricas são constantes:

Capturar.jpg


Dois vídeos que um dos meus melhores amigos da Universidade me enviou ontem de La Manga (Múrcia) com um SCM sobre a sua cabeça. A estação da AEMET localizada ao lado do local de gravação registrou 314 mm em poucas horas, 146,4 mm em 1 hora e 32 mm em 10 minutos. Milhares e milhares de descargas eléctricas:







Muito interessante!. Faltam algumas dos últimos 15 anos: 2009, 2010, 2012, 2016 e 2019. Das últimas três, há informação no fórum.

Mais informação das inundações em Múrcia:
https://www.chsegura.es/chs/informaciongeneral/elorganismo/unpocodehistoria/riadas.html
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Estou em Palma de Maiorca.
Hoje de manhã assisti a uma bela trovoada, e agora estou a olhar para o sentido de Ibiza e está um festival autêntico de relâmpagos. Já constantes há mais de 1 hora, sem pausa de 3 segundos. Incrível mesmo.

Voo Madrid-Palma agora

 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Vídeo em intervalos da chegada do SCM à minha casa. Vento intenso que moveu minimamente a câmera, mesmo com um tripé :nugget:. A aplicação do Twitter faz o resto e destrói toda a qualidade de alta definição :(




Linha convectiva distante anterior e início da aproximação do SCM

 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m