Seguimento Litoral Norte - Setembro 2019



Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,

A E/SE está assim.

0062fe5bdd31d99b9c69af704c30f212.jpg



NE:

cae6a0c8b3c234f9c675e1432cc0be45.jpg



Vários trovões audíveis.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Brisa marítima está-lhe a dar bem. Dificilmente alguma coisa chega ao litoral pelo menos até ao fim da tarde. As condições não são as melhores. Porém no interior está a bombar.
Agora mesmo, vários trovões mais próximos. Provavelmente anvil crawlers.

Por aqui também ouvi vários e via-se várias mammatus. O Arome francês até estava interessante, mas nem com o vento lá em cima de SE elas descolam dali. Crescem nas zonas montanhosas, dissipam-se rapidamente e depois cresce outra ao lado mais para o interior.
Até ao fim da tarde não me parece que se forme qualquer coisa aqui perto, agora deve ser cada vez mais para o interior.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Nem mais, o trabalho do ar marítimo fez um bom trabalho já que empurrou tudo.

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
O costume... Dias como o anterior 25 de Agosto aparecem uns 3 em 3 anos por aqui nem vale a pena pedir mais :rolleyes:
Resumo do dia até então: céu pouco nublado e calor até às 13h30 arrefecendo a pique desde então devido à nebulosidade crescente. Não pingou nem muito menos choveu apesar do céu por vezes se apresentar carregado.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Por aqui também ouvi vários e via-se várias mammatus. O Arome francês até estava interessante, mas nem com o vento lá em cima de SE elas descolam dali. Crescem nas zonas montanhosas, dissipam-se rapidamente e depois cresce outra ao lado mais para o interior.
Até ao fim da tarde não me parece que se forme qualquer coisa aqui perto, agora deve ser cada vez mais para o interior.

Cut-off’s a oeste raramente trazem trovoadas ao Litoral (durante o dia), a não ser que esteja mesmo muito bem posicionada e bem defenida, de forma a anular a brisa marítima. Quando era mais novo não me lembro de muitas trovoadas de leste a passarem a cidade de Braga. Ficam quase sempre atrás ou sobre a mesma.

À noite a história é obviamente outra, não há brisa.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

por aqui também nada de chuva, as células ficaram mais para o interior só chegando cá a nebulosidade alta.

Manhã fresca com bastante nevoeiro, mínima de 15.7ºc , a máxima foi de 21.0 ºc .

Neste momento 17.5º vento fraco e 88 % HR.

Parece-me que chuva mais consistente, aqui para o Litoral, só lá para Sábado, com a previsão da passagem de uma frente.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Hoje o sol é rei num céu praticamente despejado, alguma névoa presente.
O vento está calmo.
Ontem as células viam-se para o interior durante a tarde.
No litoral...ai o litoral!
No centro da cidade do Porto\Ribeira o sol brilhava pelas 12h. Pelas 13h desloquei-me à Foz do douro. Brrrr! Que diferença!
No centro da cidade estava abafado, suava-se bem pela elevada humidade e temperatura moderada, já junto ao mar ausência de sol, nevoeiro e brisa de NO. Que diferença térmica.
Naturalmente a influência marítima a condicionar a formação\progressão das células no nosso litoral.
Nas zonas mais interiores do Douro Litoral ainda choveu nalgumas zonas, no resto zero.
Mas nos próximos dias pequenas mudanças podem-nos trazer alguma chuva\trovoada. Senão é aguardar pelo fim de semana, aí parece mais promissor.

Nesta madrugada a EMA de Paços de Ferreira manteve-se abaixo dos 10ºC entre a 1h e as 7h, com uma Tmín horária de 7,5ºC.
Aqui em casa, registei uma Tmín de 11,5ºC.

Tactual: 21,2ºC
Hr: 69%