Seguimento Litoral Norte - Setembro 2019



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui também uma tarde Outonal, chuva persistente e vento por vezes com rajadas.

14.4 mm acumulados até ao momento :rain:

16.4ºc actuais.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Falando da EMA de Paços de Ferreira, com o novo sensor já hoje esteve nos 10,0ºC de Tmín na horária. Suponho que as dúvidas dentro do IPMA deixaram de ser dúvidas e serão certezas...:)

@Aristocrata continuo com dúvidas em relação ao sensor da EMA de Paços de Ferreira.
Ora repara:

15h-utc.jpg


Céu encoberto, chuva fraca, vento moderado de sul, e a EMA de Paços de Ferreira com apenas 13,5ºC?
A que altitude está instalada a EMA?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma vez que o sensor da EMA em Paços de Ferreira foi substituído, seria estranho e incomum um segundo sensor registar os dados como o anterior ( supostamente a registar mal :huh: ) talvez seja mesmo uma especificidade ( muito interessante ) da zona. :unsure:

Às 18h UTC era a mais fria de Portugal Continental, com uma temperatura mais baixa que Montalegre e Penhas Douradas:

Capturar.jpg


Por aqui a chuva já parou há bastante tempo, o acumulado ficou nos 15.8 mm.

16.8ºc actuais.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
Uma vez que o sensor da EMA em Paços de Ferreira foi substituído, seria estranho e incomum um segundo sensor registar os dados como o anterior ( supostamente a registar mal :huh: ) talvez seja mesmo uma especificidade ( muito interessante ) da zona. :unsure:

Às 18h UTC era a mais fria de Portugal Continental, com uma temperatura mais baixa que Montalegre e Penhas Douradas:

Capturar.jpg


Por aqui a chuva já parou há bastante tempo, o acumulado ficou nos 15.8 mm.

16.8ºc actuais.
Essa estação sempre me torceu o nariz... alguém que vá lá com um auriol :lol:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

Acumulado de 16,3 mm no ISEP, menos do que o esperado, mas ainda assim nada de se deitar fora. Venham mais dias assim que bem precisamos deles!
A fase terminal da frente fria trouxe com ela umas bonitas Asperitas que, como sempre, tive muito gosto em observar e registar :nicephoto:


Asperitas Clouds. Porto, 21-09-2019
by JoãoP74, on Flickr


Asperitas Clouds. Porto, 21-09-2019
by JoãoP74, on Flickr


Asperitas Clouds. Porto, 21-09-2019
by JoãoP74, on Flickr


Asperitas Clouds. Porto, 21-09-2019
by JoãoP74, on Flickr


Asperitas Clouds. Porto, 21-09-2019
by JoãoP74, on Flickr


Tudo calmo agora, o pós-frontal tem estado muito fraquinho. 17,2ºC.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
@Aristocrata continuo com dúvidas em relação ao sensor da EMA de Paços de Ferreira.
Ora repara:

15h-utc.jpg


Céu encoberto, chuva fraca, vento moderado de sul, e a EMA de Paços de Ferreira com apenas 13,5ºC?
A que altitude está instalada a EMA?
Gsw2zsf.jpg



Já vai em 11Cº.
Estes últimos dias tem tido sempre temperaturas mais baixas em relação a outras estações na zona.

UrG2poG.jpg

Este é o novo sensor que está na EMA no início da semana.

Uma vez que o sensor da EMA em Paços de Ferreira foi substituído, seria estranho e incomum um segundo sensor registar os dados como o anterior ( supostamente a registar mal :huh: ) talvez seja mesmo uma especificidade ( muito interessante ) da zona. :unsure:

Às 18h UTC era a mais fria de Portugal Continental, com uma temperatura mais baixa que Montalegre e Penhas Douradas:

Capturar.jpg

Por aqui a chuva já parou há bastante tempo, o acumulado ficou nos 15.8 mm.
16.8ºc actuais.
NO início da semana substituí o sensor anterior (que na montagem da EMA era integralmente novo), e foi calibrado no IPMA previamente.
O novo sensor era um usado mas que foi também calibrado antes de me ser enviado para substituição.
O que me parece é que a diferença para a minha estação é agora de -0,5ºC ou aproximado em relação ao sensor original.
Posso também dizer que durante estes meses mais quentes estou numa ilha de calor, com muita vegetação ao redor do abrigo meteorológico, pelo que vejo com naturalidade as diferenças entre a minha zona e o Parque da Cidade de Paços de Ferreira onde está instalada.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite (esqueci-me há bocado)...:D

Bem, hoje de tarde lá tivemos períodos de chuva\aguaceiros, razoavelmente intensos nalguns períodos (moderados), acompanhados de vento moderado por vezes com rajadas fortes.
De resto temos tempo fresco, outonal.
O acumulado cá em casa é de 22,1 mm na Oregon.
Há bocado fiz a medição no udómetro Hellman's e acumulei 23,2 mm. Este uso para ir controlando o sensor digital. ;)
Pela diferença posso dizer que o sensor da Oregon está bem e recomenda-se.
Em relação à EMA de Paços de Ferreira, pelas contas que fiz acumulou 14,3 mm.
Uma diferença interessante, que só poderá ser explicada pela localização e pelo facto de termos alguma precipitação convectiva, que terá beneficiado a minha zona.
Mais para a frente teremos dados para verificar e comparar...Venham de lá o outono e inverno.

Tactual: 15,3ºC
Hr: 93%