Seguimento Sul - Setembro 2019



comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa noite!

Em Alvalade Sado começou a chover esta madrugada, dois aguaceiros que renderam 5,0 mm. Durante a manhã alguns períodos de chuva fraca. Na parte da tarde céu nublado com alguns períodos de Sol. Neste momento está a chover, desde as 20:00hrs.

Chuva abençoada, pouco vai servir para a vegetação, pois os solos estão ressequidos, e depressa evapora o que choveu. Dá para assentar o pó e alivia a poluição da atmosfera. Amanhã e nos próximos dias o ar já será mais limpo e leve ao respirarmos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, alguém sabe da frente é que ela nem chegou cá morreu antes de Faro. :lmao: A salvação foi um aguaceiro forte esta tarde que rendeu 2 mm senão nem tinha acumulado nada.

Sagres, acumulou cerca de 10 mm hoje. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Chuva moderada persistente há algumas horas, excelente para os solos! :rain: Horas e horas disto era excelente...
Acumulados até ao momento:
9.6mm na netatmo.
23.9mm em Portalegre.
Por aqui deve rondar os 15mm.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
A situação pior de seca, neste momento, deve ser o sudoeste da península de Sevilha para Oeste e até ao Tejo a Norte. Estou entre Málaga e Ronda e por estes lados já nasce erva fruto das chuvadas que caíram à dias. Da viagem até cá, onde vi a vegetação mais seca foi mesmo do nosso lado. Quaisquer mm's são importantes mas neste momento o importante é repor a humidade dos solos o que não será para já... Temos de aguardar por melhores dias!
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boas.

Por aqui, depois do meu "lamento" acabou por chover fraco, mas certinho, a partir das 18:30h até às 20:00h e depois das 22:00 às 22:30h. Os valores deverão rondar os 8-10 mm. Finalmente posso dizer que ficou tudo molhado, incluindo eu, que estava na minha corrida habitual e apanhou-me desprevenido... :D

O evento não foi muito regular na chuva, houve locais que foram mais favorecidos e outros nem tanto (como é normal). O meu pai às 19h estava a regar as árvores de fruto na raia alentejana, perto do Alandroal, porque ainda não tinha chovido nada durante o dia. Só a meio do caminho é que começou a apanhar chuva. Pelo que soube depois pela hora de jantar choveu lá qualquer coisa, mas muito pouco..

Voltamos agora à pasmaceira.. nos próximos 15 dias volta a secura e esta chuva apenas serviu para uma pequena rega e para assentar pó.. mas é melhor que nada.
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Por Cuba o dia superou as expectativas.. logo de madrugada e manhã 5.8mm e agora ao fim da tarde início da noite novo período com 5mm. Total do dia 10.9mm e muita humidade agora. Esperemos que o Outono traga dias destes para todos os territórios que sofrem com a falta de água!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Acumulados diários no Algarve: :rain:

Rede Wunderground:
- Monchique: 30,2 mm
- Budens: 19,6 mm
- Vila Nova de Cacela: 8,6 mm
- Santa Bárbara de Nexe: 8,3 mm
- Carvoeiro: 6,6 mm
- Figueira: 6,4 mm
- Aljezur: 5,6 mm
- Tavira: 5,3 mm
- Faro: 2,3 mm
- Quarteira: 0,8 mm

Rede NETATMO:
- Santa Catarina da Fonte do Bispo: 11,4 mm
- Messines: 8,3 mm
- Portimão: 8,2 mm
- Ilha do Farol: 3,1 mm
- Conceição de Tavira: 2 mm
- Almancil: 0,8 mm

Nada mau, visto nos últimos anos terem caído 0 mm em setembro no Algarve. :lmao:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Acumulados diários no Algarve: :rain:

Rede Wunderground:
- Monchique: 30,2 mm
- Budens: 19,6 mm
- Vila Nova de Cacela: 8,6 mm
- Santa Bárbara de Nexe: 8,3 mm
- Carvoeiro: 6,6 mm
- Figueira: 6,4 mm
- Aljezur: 5,6 mm
- Tavira: 5,3 mm
- Faro: 2,3 mm
- Quarteira: 0,8 mm

Rede NETATMO:
- Santa Catarina da Fonte do Bispo: 11,4 mm
- Messines: 8,3 mm
- Portimão: 8,2 mm
- Ilha do Farol: 3,1 mm
- Conceição de Tavira: 2 mm
- Almancil: 0,8 mm

Nada mau, visto nos últimos anos terem caído 0 mm em setembro no Algarve. :lmao:

Esses valores valem zero, dado não ter entrado nada no solo, e neste tipo de precipitação é perfeitamente normal chover mais perto das zonas da serra.
Amanhã ninguém nota.
Curioso a ilha do farol ter mais precipitação que o aeroporto... Looll!
Amanhã já ninguém se recorda que choveu!
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
So a título de exemplo... Monchique na face leste da montanha, tem nessa estação 30 mm, mas a do Ipma tem na foia, apenas cerca de 16 mm ao longo do dia.. Estranho!!
Para além de outros valores suspeitas!
Provavelmente esse valor de Monchique bateria qq outra estação do Minho!