Seguimento Meteorológico Livre 2019

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
o futuro Lorenzo é enorme... o que coloca grandes problemas de organização do possível ciclone.

normalmente falham.
mas se não falhar, será certamente um grande ciclone.
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Parece inacreditável que, a mais ou menos 10 dias de distância, se possa dizer que é praticamente certo que teremos um sistema tropical a afectar os Açores! Recomenda-se sempre imensa prudência, e muitas vezes digo que 10 dias meteorologicamente falando é uma "bola de cristal". Mas este caso tem uma particularidade: mais intenso, menos intenso, mais à esquerda, mais à direita, a 220 h ou a 260 h, é algo que cerca de 95% dos ensembles do GFS mostra, assim como o modelo europeu ECMWF e o GEM! Tal concordância a um distância tão grande é assustadora, ainda para mais tratando-se de um ciclone tropical, sempre muito volátil e difícil de modelar em termos de trajectória e intensidade, como constatado com o Leslie o ano passado no continente.

Há muito tempo ainda e não há necessidade de alarmismos por enquanto, mas é algo que definitivamente deve estar debaixo de olho nos próximos dias. Academicamente falando, estou muitíssimo curioso para perceber o desempenho dos modelos neste sistema: como vai evoluir a previsão nos próximos dias e o que acontecerá na realidade.
Verdade, e este ano ainda tem sido mais difícil fazer previsões a tantas horas de distância , contudo não deixa ser intrigante o tempo em que o GFS já vai modelando este cenário A cada run vai alternando claro, mais a Oeste, outras a Leste , mas acaba sempre por meter numa das run's diárias um ciclone literalmente em cima do arquipélago do Açores Contudo e como tu bem disseste são fenómenos por muito difícil de modelar e a Leslie ,e mais recentemente o Dorian são bem o exemplo disso mesmo Sem dúvida situação a acompanhar nas próximas saídas,até porque num cenário desfavorável a nível de trajecto em direção ao Açores, as águas estão muito quentes!

Edit: Mais uma run, e mais do mesmo!



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
2b3ce88d4d16d544d82753d9551782e5.gif
 
Última edição:

Calisto83

Cirrus
Registo
18 Set 2019
Mensagens
13
Local
São Martinho Porto
Seria uma tempestade e peras, primeiro a passar pelo Açores e depois Portugal Continental:

anim_azn7.gif




Não seria novidade, apesar de pouco frequente.

Faz-me lembrar o já distante e violento temporal em Fevereiro 1986 ( Ex Furacão Alex) que arrancou bastantes árvores e até destruiu Marquises aqui no Porto:

archives-1986-2-15-12-0.png


archives-1986-2-16-0-0.png


archives-1986-2-16-12-0.png


archives-1986-2-17-0-0.png


Também muito violento nos Açores:

Capturar.jpg


https://www.dn.pt/sociedade/interio...s-na-maior-tempestade-dos-acores-4982902.html
Bastante improvável passar pelo continente, pelo menos de forma direta, não se animem já...
O que nos vai trazer é calor e possivelmente vento.
PS: perspetiva-se um Outubro quente e seco no continente!
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
Pois segundo li em vários sítios do face já...tudo está encaminhado para entrarmos em marasmo meteorológico já em Outubro... em linha com o que vem acontecendo desde os últimos anos. Esperemos é que Novembro seja diferente.
Em 1988 /89 eu começava a escola já a usar luvas em Outubro...coisas antigas, hoje vêem-se calções em Dezembro.

A previsão do Mário Marques aponta para um outono seco e ameno no continente, caso se venha a verificar são péssimas notícias!
 

Calisto83

Cirrus
Registo
18 Set 2019
Mensagens
13
Local
São Martinho Porto
Pois segundo li em vários sítios do face já...tudo está encaminhado para entrarmos em marasmo meteorológico já em Outubro... em linha com o que vem acontecendo desde os últimos anos. Esperemos é que Novembro seja diferente.
Em 1988 /89 eu começava a escola já a usar luvas em Outubro...coisas antigas, hoje vêem-se calções em Dezembro.
Até há un ditado que diz:" Logo que Outubro venha, procura lenha" e não esquecer que temos sempre garantido o verão de S.Martinho.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vai ser um ano muito mau, para a castanha, mais um...
Em Várzea da Serra, vai ser mesmo um ano péssimo.
Mas não é por causa da seca.
As fortes geadas de Junho, na região, queimaram as flores dos castanheiros.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Sim, porque Outubro 2005 tb começou muito seco e quente e depois foi bastante chuvoso, quer Outubro quer Novembro!
A partir daí voltou a ser mais seco mas não demasiado!
Ainda estamos no início da época das chuvas e as previsões sazonais ultimamente têm falhado imenso.
Vamos acompanhando com calma!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,057
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Já começou o síndrome do outono chuvoso! :lmao:

Cá para mim, só acredito em previsões a longo prazo se houver estabilidade no tempo, o que não tem vindo a acontecer.
De facto, tudo pode acontecer nesta altura do ano. Não estava nada à espera daquela frente em pleno setembro, e esta poderá ser a primeira surpresa do ano. ;) Aliás, outubro de 2018 até foi chuvoso no Interior Alentejano e Algarve e aposto que ninguém esperava isso em setembro! :rain:

Eu tenho uma ajuda ao nível do tempo, que são os canários dos meus pais. Quando vem mau tempo nos dias seguintes, eles costumam parar de cantar. Quando isso acontecer e os modelos não estiverem a dizer nada, é sinal que vai chover e ninguém sabe ainda de nada. Aliás, este método nunca falhou. :lol::surprise:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e ampa62

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
São os chamados "Canários do Tempo", melhor que o galo do Tempo, provavelmente. :lol:
As aves sabem qdo vem chuva, até pq têm que se abrigar.
Hoje já chove aqui pelo o Oeste e não pensei que fosse cair nada...
Já começou o síndrome do outono chuvoso! :lmao:

Cá para mim, só acredito em previsões a longo prazo se houver estabilidade no tempo, o que não tem vindo a acontecer.
De facto, tudo pode acontecer nesta altura do ano. Não estava nada à espera daquela frente em pleno setembro, e esta poderá ser a primeira surpresa do ano. ;) Aliás, outubro de 2018 até foi chuvoso no Interior Alentejano e Algarve e aposto que ninguém esperava isso em setembro! :rain:

Eu tenho uma ajuda ao nível do tempo, que são os canários dos meus pais. Quando vem mau tempo nos dias seguintes, eles costumam parar de cantar. Quando isso acontecer e os modelos não estiverem a dizer nada, é sinal que vai chover e ninguém sabe ainda de nada. Aliás, este método nunca falhou. :lol::surprise:
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Os 30 e tal graus em Outubro que o modelo GFS tem vindo a modelar tem a haver com a possível aproximação de alguma tempestade tropical que se encontra no Atlântico ? Será que vamos ter novamente um Outubro como o de 2017 ?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Mjhb

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Os 30 e tal graus em Outubro que o modelo GFS tem vindo a modelar tem a haver com a possível aproximação de alguma tempestade tropical que se encontra no Atlântico ? Será que vamos ter novamente um Outubro como o de 2017 ?

Tudo dependerá da trajectória e da intensidade do Lorenzo. É demasiado cedo para qualquer definição; tanto pode passar a 500 kms a oeste dos Açores, atravessar o arquipélago, passar entre a Península e os Açores como fazer uma visita a Portugal Continental.

Pessoalmente creio é que esta tempestade irá desestabilizar o AA e permitir a entrada da depressões e frentes de NW. O GFS na run 06 está a delinear isso mesmo. Mas, claro, é demasiado cedo para qualquer prognóstico.
Só acho curioso que, desde há alguns dias, quase todos os modelos colocam o Lorenzo perto de Portugal, seja nos Açores, seja em Portugal Continental. Se assim for, será o 2º ano consecutivo de tempestades tropicais ou furações a afectar no nosso país. É caso para se pensar um pouco e, talvez, começar a pensar em tomar medidas preventivas, antes que ocorram consequências graves.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Os 30 e tal graus em Outubro que o modelo GFS tem vindo a modelar tem a haver com a possível aproximação de alguma tempestade tropical que se encontra no Atlântico ? Será que vamos ter novamente um Outubro como o de 2017 ?

A pressuposta rota do ciclone que os modelos vão apontando nas previsões de uma possível passagem pelo arquipélago dos Açores , ou demasiado perto do mesmo, em nada tem a ver com a rota que o Ophelia fez em 2017, o Ophelia teve uma rota bem mais a Leste, nomedamente entre o continente e os Açores , contudo tanto o Lorenzo , como o Jerry são dois sistemas a acompanhar dada as previsões da sua rota, principalmente o primeiro , até pela possibilidade de chegar muito próximo do Açores como Major , tal como aconteceu com o Ophelia em 2017 ! Agora ainda falta muito tempo, e resta mesmo acompanhar as próximas saídas, como sabemos em meteorologia , tudo muda em menos de um fósforo, a Leslie mostrou.nos bem como erráticos podem ser este tipo de eventos! As possíveis rotas do Lorenzo, são para todos os gostos! :rolleyes:

sqNLRhS.png


Edit: A run 6z do GFS já tem uma rota do Lorenzo muito aproximada à do Ophelia :unsure: Este seria um cenário já muito idêntico ao 15 de Outubro de 2017, arrastando consigo um forte fluxo de Sul, fazendo a dorsal Africana subir , e deixar Portugal em risco máximo de incêndio!

wqbH4WH.gif


riztU4n.gif
 
Última edição: