Seguimento Meteorológico Livre 2019

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Eu não tenho estação, mas tenho olhos, e isso basta-me! Quanto a ti se calhar falta-lhe andar no terreno como eu ando, todos os dias...apercebia-se melhor das mudanças que " chuvas não significativas" trazem ...pequenas sim, mas efectivas mudanças na paisagem, nos cursos de água, na vegetação etc. Não olhes para os números, mas sim para a realidade.

Em que mundo vive? Já consultou os dados do IPMA? Tem estação meteorológica para estar a argumentar que tem chovido algo de assim tão significativo?
Eu é que fico com a sensação que vivemos noutro planeta... nestes dias o que choveu? Uns chuviscos/ chuva fraca( com exceção de sábado), que não sendo mau, pois é chuva, não tem nada de boa rega!
 


Calisto83

Cirrus
Registo
18 Set 2019
Mensagens
13
Local
São Martinho Porto
Eu não tenho estação, mas tenho olhos, e isso basta-me! Quanto a ti se calhar falta-lhe andar no terreno como eu ando, todos os dias...apercebia-se melhor das mudanças que " chuvas não significativas" trazem ...pequenas sim, mas efectivas mudanças na paisagem, nos cursos de água, na vegetação etc. Não olhes para os números, mas sim para a realidade.
Ora aí está um erro seu, que é não olhar para os números, depois fica com a sensação que choveu muito quando na verdade não choveu.
Esta chuva apenas foi boa para os terrenos, para os cursos de água e ribeiras foi insignificante!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"E pronto... Bateu no fundo!! Assim se matam quilómetros do Ponsul, Sever, Tejo e muitos outros afluentes deste último! A albufeira desceu 15mts(ou mais!!) Em menos de um mês. Não há explicações à sociedade, não há avisos às empresas que trabalham e vivem do rio. Destui-se património público, ambiental e social. Milhares de peixes mortos e outros tantos desesperados por oxigénio! Tudo isto no seio do Parque Natural do Tejo Internacional! Mas o que importa...?? Não tem penas!! Se um pescador passa no seu barco junto ao ninho de um grifo é um crime ambiental enorme com significativo impacto no passarão, se o rio descer 15 metros matando milhares de peixes e bivalves autóctones não há qualquer problema.... Em Lisboa ainda há água"





 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
mais uma vez não entendeu o que eu disse, mas ok...olhe que se for olhar vai ver que não foi insignificante. Pelo contrario...notou-se bem nas ribeiras. E fico-me por aqui.

Em que mundo vive? Já consultou os dados do IPMA? Tem estação meteorológica para estar a argumentar que tem chovido algo de assim tão significativo?
Eu é que fico com a sensação que vivemos noutro planeta... nestes dias o que choveu? Uns chuviscos/ chuva fraca( com exceção de sábado), que não sendo mau, pois é chuva, não tem nada de boa rega!
Ora aí está um erro seu, que é não olhar para os números, depois fica com a sensação que choveu muito quando na verdade não choveu.
Esta chuva apenas foi boa para os terrenos, para os cursos de água e ribeiras foi insignificante!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
quantas descargas da barragem? Desolador...

"E pronto... Bateu no fundo!! Assim se matam quilómetros do Ponsul, Sever, Tejo e muitos outros afluentes deste último! A albufeira desceu 15mts(ou mais!!) Em menos de um mês. Não há explicações à sociedade, não há avisos às empresas que trabalham e vivem do rio. Destui-se património público, ambiental e social. Milhares de peixes mortos e outros tantos desesperados por oxigénio! Tudo isto no seio do Parque Natural do Tejo Internacional! Mas o que importa...?? Não tem penas!! Se um pescador passa no seu barco junto ao ninho de um grifo é um crime ambiental enorme com significativo impacto no passarão, se o rio descer 15 metros matando milhares de peixes e bivalves autóctones não há qualquer problema.... Em Lisboa ainda há água"





 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Calisto83

Cirrus
Registo
18 Set 2019
Mensagens
13
Local
São Martinho Porto
mais uma vez não entendeu o que eu disse, mas ok...olhe que se for olhar vai ver que não foi insignificante. Pelo contrario...notou-se bem nas ribeiras. E fico-me por aqui.
Mas eu ando no terreno, conheço a natureza com as palmas das minhas mãos!
Não é com chuva de 1mm ou 2, que vai fazer qualquer diferença nos cursos de água, ainda por cima não há continuação pois voltamos ao tempo seco.
Eu sou Alentejano, e não há povo mais conhecedor do tempo que os alentejanos!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mas eu ando no terreno, conheço a natureza com as palmas das minhas mãos!
Não é com chuva de 1mm ou 2, que vai fazer qualquer diferença nos cursos de água, ainda por cima não há continuação pois voltamos ao tempo seco.
Eu sou Alentejano, e não há povo mais conhecedor do tempo que os alentejanos!

Eu conheço bem também a minha zona envolvente, e ando no terreno todos os dias, e sei que para os ribeiros da minha zona começarem a correr neste momento será preciso cair uns 80 mm a 100 mm, isto para um caudal residual, como eu lhe costumo chamar, para fazer a lavagem do fundo.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
"E pronto... Bateu no fundo!! Assim se matam quilómetros do Ponsul, Sever, Tejo e muitos outros afluentes deste último! A albufeira desceu 15mts(ou mais!!) Em menos de um mês. Não há explicações à sociedade, não há avisos às empresas que trabalham e vivem do rio. Destui-se património público, ambiental e social. Milhares de peixes mortos e outros tantos desesperados por oxigénio! Tudo isto no seio do Parque Natural do Tejo Internacional! Mas o que importa...?? Não tem penas!! Se um pescador passa no seu barco junto ao ninho de um grifo é um crime ambiental enorme com significativo impacto no passarão, se o rio descer 15 metros matando milhares de peixes e bivalves autóctones não há qualquer problema.... Em Lisboa ainda há água"






O exagero das pessoas é interessante. Tanto quanto sei, isso é uma barragem. Pode ter simplesmente secado devido ao calor e ao tempo seco. A água pode ter simplesmente evaporado.

Podem não ser razões humanas, mas sim naturais. Lembrem-se do que aconteceu no Pego do Altar não há muito tempo. :( :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
para acabar com as polémicas se choveu muito ou pouco, se foi boa ou má rega, etc

Sem-nome.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O exagero das pessoas é interessante. Tanto quanto sei, isso é uma barragem. Pode ter simplesmente secado devido ao calor e ao tempo seco. A água pode ter simplesmente evaporado.

Podem não ser razões humanas, mas sim naturais. Lembrem-se do que aconteceu no Pego do Altar não há muito tempo. :( :facepalm:

Pois, também não consegui descobrir mais coisas acerca do assunto, o que publiquei era o que estava a circular no facebook, mas se foi verdade a albufeira descer 15 mts, em 1 mes, algo se passou, e não creio que tivesse sido só por evaporação.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
pois bem me parecia que não podia ter sido assim tão pouco, pois viu-se as ribeiras a correr bem com água...levavam ainda bastante, entre as zona de São Martinho do Porto, Bombarral e Alenquer deve ter andado pelos 10 - 15 mm que não é nada mau e faz-se logo notar nos cursos de água pequenos. Não sei onde foram buscar os 0.2, claramente um erro. Obrigado por postares!
QUOTE="Marco pires, post: 740767, member: 7953"]para acabar com as polémicas se choveu muito ou pouco, se foi boa ou má rega, etc

Sem-nome.jpg
[/QUOTE]
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
pois bem me parecia que não podia ter sido assim tão pouco, pois viu-se as ribeiras a correr bem com água...levavam ainda bastante, entre as zona de São Martinho do Porto, Bombarral e Alenquer deve ter andado pelos 10 - 15 mm que não é nada mau e faz-se logo notar nos cursos de água pequenos. Não sei onde foram buscar os 0.2, claramente um erro. Obrigado por postares!
QUOTE="Marco pires, post: 740767, member: 7953"]para acabar com as polémicas se choveu muito ou pouco, se foi boa ou má rega, etc

Sem-nome.jpg

Esses 0.2 mm, pelo que disseram anteriormente aqui no fórum, trata-se de sensores que das estações meteorológicas que ficaram entupidos, de tanto tempo que ficou sem chover.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Mas a polémica não foi desse dia mas do último dia que choveu por essa zona, ontem creio, em que nenhuma estação aí perto tinha mais do que 2 mm exemplo Leiria, e um user falava em correr ribeiras e afins..
Daí surgiu isso tudo, mas sempre foi assim neste fórum enquanto uns acham sempre pouco, outros chove 4 ou 5 mm numa hora falam como se chovesse 40 a 50 mm.
Felizmente existem os registos!!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Aquilo que choveu não teve qualquer impacto em atenuar aquilo que seja no estado de seca que o país se encontra, todos sabemos isso, e daqui por 2 ou 3 dias com as previsões que temos para a próximos 10, é simplesmente como se não tivesse chuvido, contudo seja ela muito ou pouca, em Agosto ou Dezembro, é sempre muito bem vinda, não discutam o que não tem discussão, à agua escasseia no nosso país a cada minuto que passa, e aquilo que todos simplesmente queremos que aconteça, e que o tempo de Outono se instale no verdadeiro sentido da palavra , e que traga a bem dita e preciosa chuva para bem de nós todos, e daqueles que nos rodeiam!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
pois bem me parecia que não podia ter sido assim tão pouco, pois viu-se as ribeiras a correr bem com água...levavam ainda bastante, entre as zona de São Martinho do Porto, Bombarral e Alenquer deve ter andado pelos 10 - 15 mm que não é nada mau e faz-se logo notar nos cursos de água pequenos. Não sei onde foram buscar os 0.2, claramente um erro. Obrigado por postares!
QUOTE="Marco pires, post: 740767, member: 7953"]para acabar com as polémicas se choveu muito ou pouco, se foi boa ou má rega, etc

Sem-nome.jpg
[/QUOTE]
Não notei diferenças nenhumas aqui em Leiria. Praticamente aquilo que estava quando cá vim pela primeira vez, está agora.
No Alentejo, aqueles 25mm em Portalegre foram bons, mas as ribeiras continuam completamente secas, o que revela bem a irrelevância deste evento perante uma situação de seca cujos valores de água no solo são nulos. Se fosse no ano passado, provavelmente já corriam qualquer coisa. O problema disto é a não continuação das chuvas e se continuarem a vir apenas 2/3 dias de chuva como foi ao logo do inverno, não saímos deste problema tão cedo. Mesmo que caiam 30/40mm em poucos dias, a água no solo pouco recupera porque depois vêm 2 ou mais semanas de secura. O Anticiclone na descola e não sei quando este ciclo mudará...