Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E continua muito ainda por limpar depois da passagem do Leslie, as 1ªas fotos evidenciam bem o tamanho considerável que as árvores tinham, infelizmente não se aguentaram, isto depois de levaram já uma longa história de vida, na Mata do Bussaco





 
Última edição:


JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
E continua muito ainda por limpar depois da passagem do Leslie, as 1ªas fotos evidenciam bem o tamanho considerável que as árvores tinham, infelizmente não se aguentaram, isto depois de levaram já uma longa história de vida.






A última foto é de um pinheiro com 74/75 anos. Se aumentarem a figura poderão observar pelos anéis de crescimento (os escuros correspondem a camada de crescimento de Verão)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A última foto é de um pinheiro com 74/75 anos. Se aumentarem a figura poderão observar pelos anéis de crescimento (os escuros correspondem a camada de crescimento de Verão)

Por acaso reparei bem nos seus anéis, mas não me deu para os contar, mas parabéns pelo teu apontamento, é sempre interessante saber.
A Mata do Bussaco ficou bastante afectada no que toca a património arbóreo.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Boa noite, venho colocar uma questão aos meteoptnautas que me possam ajudar: há algum relatório mais "técnico" sobre a passagem do furacão Leslie em Portugal?

A informação é muito escassa, parece resumir-se a uma nota de rodapé do IPMA http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/leslie-3.html.

Muito mais há aqui no meteopt.

Bem sei que passou pouco tempo, e é moroso coligir e tratar dados, que devem ser muitos, mas alguém conhece algum relatório oficial sobre o tema, ou quando será publicado?
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Pois novo record nacional!!
Relançado este tema.

O maior valor absoluto do vento registado, não é esse.
No temporal de 15 de Fevereiro de 1941, pelo norte do país (podem encontrar informação de notícias da altura), provocado por uma depressão em fase de ciclogénise explosiva.
O observatório da Serra do Pilar, em Gaia, já estava operacional e registou estes dados, aos quais eu mesmo, tive acesso.

* Velocidade do vento média numa hora: 121km/h (entre as 19h e as 20h);
* Rajada máximo de vento 187km/h (ultrapassa sou a escala do anemografo e por estimativa dos meteorológistas na altura, estimou-se ter chegado aos 239 km/h às 19:30).
* Pressão mínima ao nível médio do mar: 951,1 mb.

O IPMA tem essas informações e as mesmas já chegaram a estar registados no portal dos valores absolutos há uns anos atrás.
Não sei a razão de terem assim "destronado" e este registo.

Se o argumento for de que os instrumentos na altura não tinham a precisão dos de hoje em dia, posso concordar, mas ainda assim, o valor máximo da escala foi superior ao da Figueira da Foz.

Nesta ordem de ideia, ou por este princípio, então faz pensar que como é que sabemos se estamos numa situação de aquecimento global se estamos a comprar dados do presente, com médias do passado, onde os instrumentos analógicos e de pouca precisão eram os que eram usados até finais dos anos 90. Além de que na altura haviam muito menos estações, logo em ciência dizemos que a amostra era muito mais pequena do que a atual, logo a comparação de dados não pode, nem deve ser fielmente comparada.

Quanto aos dados da Serra do Pilar, alguém que trabalhe no IPMA pode confirmar esta veracidade.