Furacão LORENZO (Atlântico 2019 #AL13)

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Esta é daquelas imagens que às vezes o Orion publica nas previsões a 3 meses, mas desta vez é a pouco mais de 48h...Para recordar:

Screenshot-20190929-105528.jpg


Apesar de tudo, neste cenário, o pior do vento ficava no canal.

Creio que nesta fase já deveria haver mais feedback deste evento nas tv's nacionais. Nem que seja pela sua raridade e interesse científico. É um pouco estranho ter visto que um Dorian Cat 5 a 2 dias de ir em direcção aos EUA era notícia em todas as tv's nacionais, e um Cat 5 a poucas horas de entrar em águas nacionais de nada praticamente se ouve falar.


Realmente uma imagem impressionante. Esperemos que as águas 'mais frias' que aguardam o furacão diminuam rapidamente a sua força.

O ipma está a fazer actualizações todos os dias às 12h (açores), mas mais um dia ou dois e deve emitir os respectivos alertas.
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Quanto ao IPMA, provavelmente haverá a publicação de comunicados a cada 6 horas (ou assim) a partir de amanhã. É suficiente porque o ciclone desloca-se a uns 16 quilómetros por hora e ainda está a uns 2000 quilómetros dos Açores. Só amanhã a partir da tarde é que o ciclone começará a acelerar.

Amanhã é 2af, a maior parte das pessoas trabalhará. A maior parte das pessoas só terá acesso às notícias depois do horário de trabalho. Por essa hora estaremos a menos de 24h da passagem da tempestade. Se eu tivesse que fazer uns trabalhinhos ou remendos na minha casa para evitar problemas de maior, preferia ter tido acesso à informação no Domingo, que estou o dia todo em casa. Estas coisas deviam ser tidas em conta, até porque hoje já se sabe que vai ser mau, mesmo que não seja um Cat 3.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Amanhã é 2af, a maior parte das pessoas trabalhará. A maior parte das pessoas só terá acesso às notícias depois do horário de trabalho. Por essa hora estaremos a menos de 24h da passagem da tempestade. Se eu tivesse que fazer uns trabalhinhos ou remendos na minha casa para evitar problemas de maior, preferia ter tido acesso à informação no Domingo, que estou o dia todo em casa. Estas coisas deviam ser tidas em conta, até porque hoje já se sabe que vai ser mau, mesmo que não seja um Cat 3.

Verdade. Mas as pessoas já falam disto há bastante tempo mediante todo o tipo de fontes (ir)responsáveis.

O governo certamente já está informado de tudo e como tal a emissão dos avisos/maior frequência da emissão de avisos deverá ser acompanhada pelas medidas habituais (fecho de escolas, etc.). Escrevi que pode ser amanhã mas se calhar começa logo à noite.

Para o GOr é tramado. Fecha-se tudo quando a probabilidade de o evento não ser de tudo severo ou excecional ser relativamente alta? As escolas fecham em S. Miguel mas não em Sta. Maria? Adotando uma postura individualista, se calhar era essa a escolha mais correta.

Ao contrário do que aconteceu com outros eventos, certamente não haverá gozo por parte do público. Vão haver danos que podem ser significativos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
949 hpa ali quase "colados" ao Grupo Ocidental é obra!

Saída 00z do ECMWF:

Capturar.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Sendo repetitivo, as boas notícias (há que sempre encontrá-las) é que ao contrário do Ophelia, o Lorenzo irá deslocar-se rapidamente. Chega a desfazer-se e com um campo de ventos mais ou menos desigual

Numa perspetiva mais abrangente e enfatizando a nebulosidade baixa/água precipitável (imagem à direita)

LORENZO13L.2019092900.37Ghz14.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
949 hpa ali quase "colados" ao Grupo Ocidental é obra!

Saída 00z do ECMWF:

Capturar.jpg

GFS 6z com uma passagem mais a Oeste/Noroeste do Grupo Ocidental:

Capturar.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O ECM pouca ou nada mudou, contínua com as mesmas previsões à praticamente 3 dias seguidos

b05800b0450b9e08fffbef4b5ce21a46.jpg
065d3958d73f976ea2994c0cba808d0a.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk