Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2019

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal.

Por aqui ainda temos boas abertas e umas nuvens bem diferentes no céu.

Já se sente um ventinho a começar a levantar mas nada de relevante por agora.

Aguardemos pelas próximas horas a ver o que nos reservam.

Sobretudo que seja interessante de acompanhar mas sem problemas para ninguém em nenhuma ilha.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
o @AzoreanStormBuster é que é o suspeito principal hahahahaha


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boa noite,
Estou interessado em mais informações (foto, material utilizado,...)

Obrigado e como dizem em Bruxelas: "bonne merde" (= boa sorte )
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Quando o próximo aviso (39) for publicado (às 03h locais), o centro do ciclone deverá estar ao largo ou muito perto das ilhas.

Aviso 38, agora publicado:

FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INIT 01/2100Z 37.0N 35.5W 85 KT 100 MPH
12H 02/0600Z 40.2N 31.3W 80 KT 90 MPH

Apesar de ser incerta a localização dos ventos com intensidade equivalente, para o comum cidadão isso de pouco interessa porque é necessária a preparação para o pior.

Não há grandes precedentes no que concerne a ciclones semelhantes (oficialmente pode chegar como cat. 1 forte mas ventos de 80-85 nós são virtualmente indistinguíveis). Estes ventos destroem e matam. É bom que não hajam dúvidas.

O próximo aviso intermédio (38A) será publicado no portal do NHC por volta das 24h.
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bem ... de acordo com os meteorologistas que falaram nas diferentes tvs o olho do Lorenzo deverá passar sensivelmente a 100 km a Oeste da Ilha das Flores pelas 06:00 da manhã. Assim a parte oeste do furacão onde se encontra a maior parte da chuva deverá ficar no mar o que é a boa notícia.

Os ventos com força de furacão irão atingir as duas ilhas do grupo ocidental con intensidade podendo o Lorenzo passar ainda como cat. 2 ou cat.1 intenso o que como já foi dito acima não fará grande diferença no que à força do vento diz respeito.

Todo o cuidado será pouco nestas ilhas e as pessoas devem se proteger ao máximo para evitar problemas maiores.

Grupo central com ventos com intensidade de tempestade tropical o que requer também muito cuidado aconselhando se a que as populações das diferentes ilhas se mantenham em casa.

Agora só o nowcasting é que nos poderá dar mais informações do que vai acontecendo pelas diversas ilhas.

Por aqui tudo extremamente calmo a esta hora.

Nota para a prevenção que tem sido feita pelas respectivas autoridades e média que tem sido adequada.

Excelente acompanhamento nos mais diversos órgãos de comunicação social do evento.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Bom... voltando à fixação pelo olho e há pouco (20:37h local)...

Nos níveis baixos, pouco restava na metade sul...

20191001.2037.coriolis.37h.13L.LORENZO.85kts.960mb.35.9N.36.8W.060pc.jpg


... e só havia convecção severa na metade norte:

20191001.2055.f17.91h.13L.LORENZO.85kts.960mb.35.9N.36.8W.085pc.jpg


Ainda pode haver convecção localizada e temporariamente intensa (tem ocorrido alguma). Mas há cada vez mais ar seco e pouco calor oceânico.
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Na baixa de Angra do Heroísmo será sempre mais calmo, pois a edificação faz com que as casas se protejam umas às outras. Junto à costa e em locais com orografia mais elevada e menos edificação é sempre mais desabrigado.

Sem dúvida …

Falando um pouco de história de furacões lembro me sempre da Tanya que nos fez agarrar as portadas de casa … Ai sentiu-se bem a força do vento …

Mas de facto sítios mais desabrigados e terras altas sentirão com mais intensidade os efeitos do vento.

Abraço @Kamikaze, que tudo corra bem para os teus lados e que venha o bicho …


Acabaram de registar uma rajada de 118 km à hora nas Flores … Já sopra bem por lá … Acabou de dar na SIC Notícias
 

Helinho

Cumulus
Registo
12 Abr 2016
Mensagens
147
Local
Maia
Boa noite,

Sei que isto não tem comparação ao que se faz sentir no grupo ocidental e central, nomeadamente no ocidental, mas aqui pela Maia, zona da Ribeira Grande, faz-se sentir e bem as rajadas de vento. Até estou surpreendido. Faz-me lembrar-me típica noite de inverno.

Um abraço a todos,
Hélio