Furacão LORENZO (Atlântico 2019 #AL13)

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Começa a ser difícil seguir exatamente o centro, uma vez que está menos definido, mas a mim parece-me que se dirige para passar muito próximo do grupo ocidental, um pouco a oeste.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
Também me parece isso pelos loops do satélite, talvez um pouco mais perto do grupo ocidental do que previsto pelos modelos mas não me parece que vá passar em cima ou a leste das ilhas. Uma trajetória a leste eliminaria algum do risco do vento mas complicava a situação da precipitação, visto que a banda com mais precipitação está a oeste do centro e a banda com mais vento a leste (a que poderá passar por cima do grupo ocidental).
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Também me parece isso pelos loops do satélite, talvez um pouco mais perto do grupo ocidental do que previsto pelos modelos mas não me parece que vá passar em cima ou a leste das ilhas. Uma trajetória a leste eliminaria algum do risco do vento mas complicava a situação da precipitação, visto que a banda com mais precipitação está a oeste do centro e a banda com mais vento a leste (a que poderá passar por cima do grupo ocidental).
Pelo movimento do MSG do IPMA parece que o centro vai raspar o lado ocidente das ilhas:

kUoAMCk.png


Landfall será muito díficil sem núcleo organizado.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,689
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite a todos,

O vento começa a aumentar na Terceira (zona Oeste), por enquanto nada de especial...
A agitação marítima é que irá ser "engraçada" ainda bem é que o pico da tempestade não acontece com a maré cheia...
Concordo plenamente com o fecho das estradas... Hoje à tarde o mar já "saltava" para a estrada e não tinha ondulação nada de especial..
Agora só resta aguardar a passagem deste Lorenzo e esperar que cause o mínimo de danos possíveis...
Aproveito para dizer que, na minha opinião, a protecção civil, desta vez,fez um bom trabalho no que se refere à prevenção...
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O que parece é que está a crescer para leste, e a ganhar uma banda, o que poderá ser mau.
A mim parece.me existir introdução de ar seco, o que poderia ainda complicar mais as coisas com um possível stingjet

ad531f820076668a15f6f5eeeb29d1bb.gif
5e0d11fa34735a86d6e995a6de7bd7e4.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,474
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Dava um jeitaço termos um radar dos Açores para seguir isto!...Que falta faz um radar do ipma no arquipélago :facepalm:

SICN em directo agora. Pareceu-me haver um certo receio ao falar da intensidade das rajadas quando referem "rajadas consideráveis".