Biodiversidade

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Fantásticas fotos da brama dos veados! :thumbsup:

Quando vivia em Bragança cheguei a ir algumas vezes ver e ouvir os veados na brama. Para quem adora a natureza e os espaços naturais é um espetáculo inesquecível! :)

Circulando por estes caminhos e estradas, vamo-nos cruzado com os veados com alguma frequência, mas nesta altura é uma certeza, podemos ouvir e ver dezenas de veados num par de horas.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Muito interessante este artigo sobre a flora de Monchique:

https://www.wilder.pt/historias/nov...BQd9I9lKRaULXvHxVRz5zPKdjmfzfV4mVgtXuIc4lZKp8

Não sabia que ainda existiam carvalhos-de-Monchique (Quercus canariensis) propriamente ditos em Portugal.

O carvalho de Monchique (Quercus canariensis), está inserido na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, e é uma da muitas espécies que é possível apadrinhar, e receber em troca um diploma.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
AMÉRICA DO NORTE PERDEU 3000 MILHÕES DE AVES NOS ÚLTIMOS 50 ANOS

O número de aves nos Estados Unidos e Canadá caiu fortemente desde os anos 1970, com o desaparecimento de mais do que um em cada quatro indivíduos.

Num estudo publicado agora pela revista Science, cientistas tentaram estimar pela primeira vez as perdas globais de aves nesta região do mundo, analisando as populações nidificantes de 529 espécies registadas em diversos censos ao longo das últimas décadas. Por exemplo, as Contagens de Aves no Natal ou o Censo de Aves Nidificantes da América do Norte.

A equipa de investigação, que incluiu investigadores da American Bird Conservancy e do Canadian Wildlife Service, entre outros, recorreu também a informação obtida por radares meteorológicos, que conseguem seguir grandes bandos de aves em migração.

Resultado? Comparando com a década de 1970, há actualmente menos 2,9 mil milhões de aves nidificantes nos Estados Unidos e Canadá, ou seja, espécies que se reproduzem nesses países.


https://www.wilder.pt/historias/ame...yH2sTaaMGGj7PD1vZGx7HSEEZO1SSo0jvZNX0-gMrkRdk

Uma situação preocupante, pois com o declíno das aves, aumentam em certa parte as "pragas" de insectos, com efeitos nefastos para os humanos e agricultura.
Isto é apenas 1 de muitos problemas que poderão surgir a médio/longo prazo.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O carvalho de Monchique (Quercus canariensis), está inserido na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, e é uma da muitas espécies que é possível apadrinhar, e receber em troca um diploma.

Sim, mas se calhar não estás a par de que até há pouco tempo havia gente que pensava que apenas tinha sobrevivido na forma híbrida (Quercus marianica).
Entretanto e como depois mais nada se ouviu sobre isso, pensei que o assunto tinha ficado na gaveta.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim, mas se calhar não estás a par de que até há pouco tempo havia gente que pensava que apenas tinha sobrevivido na forma híbrida (Quercus marianica).

Pois isso não sabia, então possilvemente pensavam que o (Quercus canariensis), estivesse se extinguindo ficando apenas essa variedade híbrida.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Na Parede, já apareceram as formigas com asas e as gramíneas já começaram a despontar.
Será que aguentam até às próximas chuvas? Algumas creio que sim. mas serão sobretudo as que nasceram em locais mais sombrios ou húmidos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Na Parede, já apareceram as formigas com asas e as gramíneas já começaram a despontar.
Será que aguentam até às próximas chuvas? Algumas creio que sim. mas serão sobretudo as que nasceram em locais mais sombrios ou húmidos.

É verdade hoje também notei que as primeiras ervas já vem a despontar, pois se estiver muito tempo sem chover e tendo em conta que a húmidade no solo também não é assim tanta, se as noites se manterem húmidas e em locais mais sombrios pode ser que se aguentem.
As formigas estão a trabalhar em força, a levarem sementes para os seus formigueiros.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No outro dia, no PNSC.
Qual é a espécie?
Achei curioso aquele "espinho"

Eu o ano passado, quando estava a apanhar a azeitona, vi uma lagarta igual a essa, e chamam-lhe de lagarta de 1 corno, e ela tenta "morder", quando se sente ameaçada, isto foi o que me aconteceu, pois eu só reparei nela quando ela me tocava nos dedos.
Dentro em breve essa lagarta vira uma traça, agora só não me recordo, o nome cientifico da espécie em questão.
 
Registo
29 Dez 2014
Mensagens
47
Local
Évora
Eu o ano passado, quando estava a apanhar a azeitona, vi uma lagarta igual a essa, e chamam-lhe de lagarta de 1 corno, e ela tenta "morder", quando se sente ameaçada, isto foi o que me aconteceu, pois eu só reparei nela quando ela me tocava nos dedos.
Dentro em breve essa lagarta vira uma traça, agora só não me recordo, o nome cientifico da espécie em questão.
A lagarta da foto é da esfinge da corriola (Agrius convolvuli). A lagarta que estava em oliveira de certeza seria da borboleta caveira (Acheronthia atropos) mas de facto a família é a mesma e em aspeto são semelhantes.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A lagarta da foto é da esfinge da corriola (Agrius convolvuli). A lagarta que estava em oliveira de certeza seria da borboleta caveira (Acheronthia atropos) mas de facto a família é a mesma e em aspeto são semelhantes.

Na altura eu tirei foto, e ela foi-me identificada com sendo a (Agrius convolvuli), que ru acabaste de referir.

A lagarta da borboleta caveira é esta, muito colorida.

20170925_No-campo-de-golfe-da-Aroeira-2.jpg


https://www.wilder.pt/que-especie-e-esta/especie-esta-lagarta-da-borboleta-caveira/
 
Registo
29 Dez 2014
Mensagens
47
Local
Évora
Na altura eu tirei foto, e ela foi-me identificada com sendo a (Agrius convolvuli), que ru acabaste de referir.

A lagarta da borboleta caveira é esta, muito colorida.

20170925_No-campo-de-golfe-da-Aroeira-2.jpg


https://www.wilder.pt/que-especie-e-esta/especie-esta-lagarta-da-borboleta-caveira/
Como falou em azeitona pensei que tinha encontrado a lagarta numa oliveira porque a oliveira é hospedeira da lagarta da borboleta caveira (que também tem um morfotipo castanho). A Agrius convolvuli em lagarta alimenta-se de corriola, batata doce e outras plantas da mesma família.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993 e MSantos