Biodiversidade

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Encontrei esta larva num muro cá em casa. Pelo Google é de Papilio polyxenes. Mas não é nativa dos USA?
6f7bb72f21190d3fc2c60eca69f11708.jpg

Trata-se de uma Papilio machaon
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e belem


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não li tudo, mas tentei encontrar algo sobre a espécie em questão e acho que o Carlos Vila-Viçosa apenas diz que não encontraram Quercus canariensis nas zonas abordadas pelo estudo, e que as referências à presença de Quercus canariensis que sejam feitas fora de Monchique (em Portugal continental) em princípio são erróneas (e ao referir isto cita Vasconcellos e Franco).
Estes mesmos autores referem portanto que o Quercus canariensis encontra-se restrito ao batólito sienítico de Monchique.

PS: Penso que seria interessante e pertinente a realização de um estudo genético sobre os nossos carvalhos.

Eu andei lá à procura e não encontrei.

Os Q. marianica até estão fora da zona sienítica.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu andei lá à procura e não encontrei.

Os Q. marianica até estão fora da zona sienítica.

De novo, acho que devias abrir o link que coloquei na página anterior,(aqui está: https://www.wilder.pt/historias/nov...BQd9I9lKRaULXvHxVRz5zPKdjmfzfV4mVgtXuIc4lZKp8) porque lá são indicados os locais onde ainda ocorre a espécie (Q. canariensis).
E esses mesmos locais são-nos até referidos pelo mesmo autor dessa tese de doutoramento que nos indicastes...


E sim, faz todo o sentido que os Quercus marianica estejam fora da zona sienítica.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No passado dia 2 de Outubro, encontrei esta borboleta nocturna, que estava pousada na parede de casa, trata-se de uma Cymbalophora pudica, pelo menos foi a 1ª vez que vi esta espécie por aqui.

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Seria brilhante! :palmas:
E se os corvos forem treinados para comer os ninhos de vespas asiáticas?

http://visao.sapo.pt/actualidade/so...dos-para-comer-os-ninhos-de-vespas-asiaticas-

Já esta semana se falou no bútio-vespeiro, que pode ser também um bom predador para a vespa asiática, os corvos, assim como as gralhas são aves muito astutas, e se elas forem treinadas, porque de forma natural não será muito fácil.
Ainda na semana passada ia a conduzir, quando vejo uma gralha, a voar, e decidiu mandar uma noz, ao chão para se quebrar, eu ainda abrandei, para dar tempo, de ela a levar de novo, já quebrada, e assim foi, ela logo come-la num olival, por isso já diz muito acerca da esperteza desta ave.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Já esta semana se falou no bútio-vespeiro, que pode ser também um bom predador para a vespa asiática, os corvos, assim como as gralhas são aves muito astutas, e se elas forem treinadas, porque de forma natural não será muito fácil.
Ainda na semana passada ia a conduzir, quando vejo uma gralha, a voar, e decidiu mandar uma noz, ao chão para se quebrar, eu ainda abrandei, para dar tempo, de ela a levar de novo, já quebrada, e assim foi, ela logo come-la num olival, por isso já diz muito acerca da esperteza desta ave.


 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Já esta semana se falou no bútio-vespeiro, que pode ser também um bom predador para a vespa asiática, os corvos, assim como as gralhas são aves muito astutas, e se elas forem treinadas, porque de forma natural não será muito fácil.
Ainda na semana passada ia a conduzir, quando vejo uma gralha, a voar, e decidiu mandar uma noz, ao chão para se quebrar, eu ainda abrandei, para dar tempo, de ela a levar de novo, já quebrada, e assim foi, ela logo come-la num olival, por isso já diz muito acerca da esperteza desta ave.

Na minha terra no Algarve apareceram dois corvos há uns 15 anos, não duraram muito, a malta da Columbofilia matou-os a tiro de caçadeira.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Uma espécie que poderia voltar ao nosso país, o ibís. A maior população com cerca de 500 indivíduos está em Marrocos. Em anos recentes foi reintroduzido no Sul de Espanha, na Andaluzia. A nível global está perto da extinção mas estão em marcha programas de recuperação.

800px-Waldrapp_Geronticus_eremita_Tierpark_Hellabrunn-3.jpg

A íbis preta é frequentemente avistada, no Paúl do Boquiobo, principalmente na primavera, eu mesmo as vi por lá este ano, na altura que ainda tinha água, pois agoa está tudo seco.