Seguimento Meteorológico Livre 2019



Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Se assim fosse, não era mau..mas não vejo nada nos modelos
Já começa haver algum consenso nos modelos que poderá vir alguma precipitação, devido a uma depressão a WSW, a mesma poderia originar trovoada, especialmente dia 14, mas não está nada garantido, nem o seu posicionamento( se ocorrer).
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Andam todos contentes já uns míseros mm, isto se chegar a acontecer, que eu penso que até lá vai-se matar tudo mas enfim.
.
Nós nunca dissemos que a chuva prevista para o fim de semana é garantida, teremos de aguardar alguns dias a ver se as previsões actuais se confirmam ou não, é normal que fiquemos animados dada a pasmaceira meteorológica actual e o estado em que o pais se encontra devido á seca, neste momento qualquer chuva que caia é muito bem vinda.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Uma imagem vale por mil palavras, qualquer gota que neste momento caia do céu, é ouro

f8a92f918f5df75c1f7037378c09e260.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
☔ CHUVA ☔

(Será que é desta?)

Válido para os dias 13/14 de outubro

Prevê-se que uma perturbação fria, direcionada de Oeste/Noroeste, venha, finalmente, a afetar o território de Portugal, trazendo chuva, vento, tempo mais fresco e até algum frio em lugares mais sensíveis.

De origem do Atlântico Norte, prevê-se que primeiro atravesse os Açores e posteriormente passe por Portugal Continental.

anim_zyu7.gif


Índice de precipitação (mm), primeiro passando pela região autónoma dos Açores, depois na região autónoma da Madeira e posteriormente em Portugal Continental.

AÇORES>>MADEIRA>>PORTUGAL

anim_puw2.gif


Logicamente o tempo irá arrefecer, com ISO 4 a 850 hpa a entrar na região Norte

anim_ctn6.gif


Com alguma certeza, iremos estar sob influência do Jet Stream enquanto a perturbação estiver a passar por nós.

anim_rtk2.gif


O mais importante, o acumulado de precipitação, que será significativo para a região do Minho, podendo ser até superior a 30 mm. Lisboa poderá passar dos 5 mm. Porto poderá chegar aos 20 mm. Muito pouca precipitação para as zonas que mais sofrem pela seca, como o Alentejo Central, Baixo Alentejo e Algarve.

186-777SP.GIF



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enfim, ainda faltam 4 dias para o fenómeno acontecer (Açores) e 6 dias para Portugal Continental, alterações poderão surgir, mas neste momento posso dizer que já é bastante provável que um episódio com anomalia negativa nas pressões afete Portugal durante alguns dias!



 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Tanto drama.
Não se preocupem... O próximo fim de semana já vai trazer muita chuva para toda a gente.

:thumbsup:

Os modelos apontam para instabilidade a partir de sexta-feira/sábado, mais em forma de aguaceiros/trovoadas... não será generalizada mas será bem vinda se se vier a confirmar.

https://www.weathercharts.org/ukmomslp.htm

IPMA: Previsão para 6ª feira - Céu geralmente limpo, com aumento gradual de nebulosidade por nuvens
altas a partir da manhã.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Quando a precipitação dos dias 13/14 parece praticamente garantida , dado o consenso entre os modelos, e mesmo não sendo muita , é muito bem vinda , até porque vendo as coisas a uma distância temporal maior, a mudança de padrão poderá mesmo dar-se na 2ª quinzena do corrente mês, com o AA bem a Oeste :thumbsup: Mas vamos ver, ainda estamos a muitas horas de distância, mas é muito bom ver uma luz ao fundo do túnel :pray: Saida 0z do GFS um sonho , mas neste momento apenas isso! :unsure:

:rain::rain:

wJ1O6NG.png


Sp8i1en.gif
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Pessoal faço mais uma vez o apelo...

Falem de previsões nos tópicos respectivos, têm 3 há vossa disposição!.... Não tem lógica este tópico ficar uma mixórdia com tudo a vir parar aqui, desde seguimentos, desejos, previsões, desabafos e tudo o mais...! Senão mais vale encerrar todos os outros tópicos que têm acabado com meia dúzia de posts todos os meses.

Vejo aqui também muitos posts que deveriam de estar no Seguimento Rios e Albufeiras... Não ponham tudo aqui!!
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,819
Local
Lisboa e Alenquer
Pois o problema é que o Atlântico tornou-se mto preguiçoso a mandar para cá qq coisa...aquele AA já se sabe ... desde ha anos que se mitiga.

IPMA continua a não dar qualquer chuva para os próximos 10 dias para a minha zona.


Outro problema que também temos...quando existe instabilidade ou depressões nem sempre somos afectados da maneira necessária ou que seria desejável. Quando haviam mais sistemas sempre apanhávamos alguma coisa, havendo meia dúzia torna-se mais complicado.
 
Última edição: