Seguimento Litoral Centro - Outubro 2019

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas,

Que secura, até mete dó Hoje a HR chegou a uns impressionantes 13%, com uma máxima de 30°c ! Começa a ser emergente uma mudança de padrão num curto espaço de tempo, esperemos que o sinal do mesmo a partir do final da semana, não se fique apenas por ai Desolador as fotos que tens postado da seca na serra de Sintra @jonas_87 , locais que conheço relativamente bem e nunca me lembro de os ver assim! Por Azeitão neste momento ainda 26.9°c , 21% de HR , e uma "Nordestada" que seca tudo por onde passa!


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O pisoteio excessivo também a aumentar o aspeto da aridez.

Isso é bem verdade ainda há uns dias atrás, passei por uma pequena zona de montado, onde estão por lá umas dezenas de vacas, e solo, de ser tão pisoteado, parece já areia do deserto.
Aquele montado, pelo "andar da carruagem", com um encabeçamento tão elevado deve ter a morte garantida em poucos anos.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Isso é bem verdade ainda há uns dias atrás, passei por uma pequena zona de montado, onde estão por lá umas dezenas de vacas, e solo, de ser tão pisoteado, parece já areia do deserto.
Aquele montado, pelo "andar da carruagem", com um encabeçamento tão elevado deve ter a morte garantida em poucos anos.

Pois, não existe muita sustentabilidade nesse tipo de exploração, em que o gado (em excesso) está confinado a um pequeno espaço.
Antigamente o gado dispunha de maior liberdade de movimentos (e existiam acordos entre diferentes proprietários e municípios), mas hoje são relativamente poucas as regiões do nosso país, onde ainda se pratica a transumância.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Que secura, até mete dó
emoji849.png
Hoje a HR chegou a uns impressionantes 13%, com uma máxima de 30°c ! Começa a ser emergente uma mudança de padrão num curto espaço de tempo, esperemos que o sinal do mesmo a partir do final da semana, não se fique apenas por ai
emoji120.png
Desolador as fotos que tens postado da seca na serra de Sintra @jonas_87 , locais que conheço relativamente bem e nunca me lembro de os ver assim! Por Azeitão neste momento ainda 26.9°c , 21% de HR , e uma "Nordestada" que seca tudo por onde passa!
emoji53.png



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Boas Ricardo,
É verdade isto anda impressionante, as imagens da barragem impressionam mais que lagoa azul, ainda assim são cotas de água que não me lembro alguma vez ver. Provavelmente esta semana passo lá na barragem e percebo quanto desce em 1 semana.

Ora bem nortada a dar lhe bem e ainda é segunda-feira...
Até ao momento rajada máxima de 77 km/h.
A nortada sopra a 40 km/h.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas Ricardo,
É verdade isto anda impressionante, as imagens da barragem impressionam mais que lagoa azul, ainda assim são cotas de água que não me lembro alguma vez ver. Provavelmente esta semana passo lá na barragem e percebo quanto desce em 1 semana.

Ora bem nortada a dar lhe bem e ainda é segunda-feira...
Até ao momento rajada máxima de 77 km/h.
A nortada sopra a 40 km/h.

Boas Ricardo,
É verdade isto anda impressionante, as imagens da barragem impressionam mais que lagoa azul, ainda assim são cotas de água que não me lembro alguma vez ver. Provavelmente esta semana passo lá na barragem e percebo quanto desce em 1 semana.

Ora bem nortada a dar lhe bem e ainda é segunda-feira...
Até ao momento rajada máxima de 77 km/h.
A nortada sopra a 40 km/h.


Sim , é natural que a barragem da Mula impressione ainda mais que a Lagoa Azul, ou não fosse a mesma a principal fonte de fornecimento de grande parte do concelho de Cascais, contudo a lagoa também está com níveis nunca antes vistos, pelo menos para mim! 2005 não me recordo, e em 2017 nem por sombras chegaram a esta cota tão baixa, a última vez que tive ai foi em Junho de 2018 ,e estavam praticamente na sua cota máxima, amanhã publico umas fotos! É verdade , quarta-feira vai ser um vendaval daqueles, mesmo por cá deve acelarar bem, claro que não vamos fazer comparações, até porque acho que tens previsões ao nível das nortadas mais fortes deste ano

Por cá ainda 19.4°c, e 46% de HR! Parece Junho ou Julho

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk


a7866cd761631ac3fb9681f531ff9a48.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim , é natural que a barragem da Mula impressione ainda mais que a Lagoa Azul, ou não fosse a mesma a principal fonte de fornecimento de grande parte do concelho de Cascais, contudo a lagoa também está com níveis nunca antes vistos, pelo menos para mim! 2005 não me recordo, e em 2017 nem por sombras chegaram a esta cota tão baixa, a última vez que tive ai foi em Junho de 2018 ,e estavam praticamente na sua cota máxima, amanhã publico umas fotos! É verdade , quarta-feira vai ser um vendaval daqueles, mesmo por cá deve acelarar bem, claro que não vamos fazer comparações, até porque acho que tens previsões ao nível das nortadas mais fortes deste ano

Por cá ainda 19.4°c, e 46% de HR! Parece Junho ou Julho

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk


a7866cd761631ac3fb9681f531ff9a48.jpg

Como é sabido, os modelos raramente conseguem prever com alguma exactidão o que aqui acontece em termos de vento. Neste momento ja ando com rajadas bem fortes, e só Arome do Aemet é que previa boas rajadas.
Acredito que amanhã o IPMA avance com aviso amarelo para o dia de quarta-feira, pois será uma nortada não tão localizada como acontece variadíssimas vezes.
 
  • Gosto
Reactions: remember e StormRic

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Há pouco cheguei a casa. Foi um dia inteiro de reuniões e mais reuniões em Porto de Mós, e ainda o regresso. :hehe:

No entanto, consegui ainda "lanchar" um pão de ló de Alfeizarão (no Café Ferreira, se houver algum membro da zona, este de certeza que deverá conhecer muito bem esta "maravilha" :D). Lanchar, queria dizer, jantar, porque foi às 19:30. :lol:

Falando sobre o tempo, em Alvados a manhã foi fresca, mas não houve tanta inversão térmica devido ao vento. A temperatura mínima foi de 11,3°C e a máxima de 25,9°C.

Quando saí de Porto de Mós, estavam 20,1°C. Agora, aqui na Charneca, estão 19,2°C. ;)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Nortada já violenta na aldeia do Cabreiro, aqui ao lado. Por lá registei rajadas constantes de 80 km/h e ventos de 55 km/h.
Só não registei valores mais altos de rajada pois aquilo é o máximo da aplicação.


Passei esta manhã pela barragem da mula e a cota de água desceu 5% numa semana.
Estando então nos actuais e medonhos 28%.
Como é relativamente perto da minha casa e fica a caminho dos treinos, não custa nada ir fazendo a "monitorização". Tal e qual como disse o, @Ricardo Carvalho esta água depois de devidamente tratada é para consumo da população de Cascais. Há também um importante sistema de captação de águas Atrozela-Pisão.
Hoje:
 
Última edição:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boa tarde,

Frio, vento, tempo encoberto, já choveu (fraco mas choveu... e começou ainda durante a madrugada)...
Pessoas nas ruas com casacos e encolhidas com frio...

Onde?? Ora que pergunta... Peniche claro!

Não tenho como precisar a temperatura neste momento, mas não erro se dizer que não passou os 15ºC no dia de hoje.

Ah, as rajadas de vento começaram a intensificar.

Pronto, e isto! Está frio...

(esta manhã depois de sair à rua e voltar a casa ligo a televisão e vejo a notícia que dizia "Chuva só a partir de Domingo"... É e aquilo que me caiu em cima eram pozinhos de pirlimpimpim!) :maluco::rain: