Seguimento Rios e Albufeiras - 2019



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Nesta altura a 4 Outubro tinhamos Beliche com 31% e Odeleite com 39%!!
Nao me parece ser valores demasiado baixos atendendo que estamos no início das chuvas.
Nota: nesta altura todos os modelos sazonais apontam para precipitação acima da média no extremo norte e seco nas regiões mais a sul!
Veremos... Mas se tal acontecer será situação idêntica a 2017!!
 
  • Gosto
Reactions: remember

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Segundo entendo é o volume disponível... Pelo meus cálculos a notícia está correta pois cada barragem tem um volume morto, logo a percentagem disponível é menor.

Obrigado, pode ser isso mesmo. No final de Agosto, Odeleite tinha 44.61% volume armazenado, se tirarmos 10% que representa o volume morto, fica 34.61% e no final de Setembro ficou nos 30,1%. Odelouca não se sabe qual o volume morto, não está indicado no site.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Obrigado, pode ser isso mesmo. No final de Agosto, Odeleite tinha 44.61% volume armazenado, se tirarmos 10% que representa o volume morto, fica 34.61% e no final de Setembro ficou nos 30,1%. Odelouca não se sabe qual o volume morto, não está indicado no site.
Então, mas no site do snirh, diz 40.1%!? Passei há dias por lá e nota-se bem a descida em relação a outros anos...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Então, mas no site do snirh, diz 40.1%!? Passei há dias por lá e nota-se bem a descida em relação a outros anos...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

O valor é esse mesmo que apresenta o site do snirh, só que tirares os 10% do volume morto, fica com 30.1% volume disponível.
 
  • Gosto
Reactions: remember

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Já falta água nas torneiras do Algarve



A barragem de Odeleite, uma das principais albufeiras do Algarve para abastecimento da população e para a agricultura, está com 27% da sua capacidade máxima. «A minha idade é de 67 anos e nunca a vi tão vazia», garantiu à “TSF” o presidente da Cooperativa Agrícola e Rega de Odeleite.

ão existe barragem que aguente.

A barragem tem 22/23 anos por isso a referência aos seus 67 anos é enganadora... Eu tenho 30 e ainda me recordo de passar na ribeira antes de existir barragem! Quem for mais velho então terá muito mais memórias...
Agora... que faz falta água, faz!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Em 2005 Odeleite foi aos 25% no final de Setembro creio, no entanto seguiu-se um bom ano com uma clara recuperação. Se este Outono for muito seco rapidamente se aproxima dos 20's% até porque com este Outubro já deve descer aí para os 37/36%. Como o pessoal costuma dizer ainda existem muitos meses pela frente por isso resta ter esperança.