Seguimento Meteorológico Livre 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Outono de 2017, vos diz algo??
Não, então investiguem pois este ano promete ser muito idêntico!!
Não me lembro de ver isto em outubro de 2017:
ECMWF_240_PT_APC_pt-PT_pt.png


Ou isto (previsão mensal):
https://www.accuweather.com/pt/pt/lisbon/274087/october-weather/274087
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
Uiiii.. Tanta chuva nesse mapa.. 1 a 5 mm na maior parte do Sul e 20 a 30 mm no norte.
Fartura..
É a previsão do accuweather 3 dias de chuva em Outubro a 5 dias em Novembro.
Na prática o que ambos mostram é precipitação muito abaixo do normal.
Veremos se Outubro é Novembro as coisas mudam..
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Não me lembro de ver isto em outubro de 2017:
ECMWF_240_PT_APC_pt-PT_pt.png


Ou isto (previsão mensal):
https://www.accuweather.com/pt/pt/lisbon/274087/october-weather/274087
Não vejo nada de animador nessas previsões. No mapa, acumulados relativamente bons a norte do Tejo e escassos nas regiões que mais precisam.
Quanto à previsão mensal do AccuWeather, também não há nada de significativo e mesmo se houvesse, se fosse a ti, não me fiava. O padrão necessário continua sem aparecer nas previsões e quando aparece, é acima das 300h para desaparecer na saída seguinte.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
GFS a colocar acumulados superiores a 100 mm na região do Minho.

240-777SP.GIF


Segundo a previsão isto resultaria em:
  • +100 mm para a região do Minho;
  • +60 mm para o grande Porto;
  • +40 mm para Coimbra (possível);
  • +20 mm para Lisboa;
  • +10 mm para as regiões da Beira Baixa, Alto Alentejo, Setúbal, Litoral Alentejano e Barlavento Algarvio;
  • +5 mm para o Alentejo Central.
O Baixo Alentejo e o Sotavento Algarvio, regiões mais pobres neste momento em água, poderão não receber mais de 5mm de precipitação que se aproxima no próximo fim de semana.

Se assim se mantiver as notícias serão melhores, principalmente para a bacia do Tejo que tanto precisa de água... :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não vejo nada de animador nessas previsões. No mapa, acumulados relativamente bons a norte do Tejo e escassos nas regiões que mais precisam.
Quanto à previsão mensal do AccuWeather, também não há nada de significativo e mesmo se houvesse, se fosse a ti, não me fiava. O padrão necessário continua sem aparecer nas previsões e quando aparece, é acima das 300h para desaparecer na saída seguinte.
Não sei se sabem, mas ontem o acumulado para os dias seguintes era de 0 mm em grande parte do Interior e na previsão mensal falava em 0 dias de chuva, tanto em outubro como em novembro.
Portanto, os modelos mudaram para melhor...

Acho que é melhor nos acalmarmos porque o mês ainda não acabou. E, como eu aprendi noutros tempos, tudo pode acontecer. Então nesta altura do ano... :D

Só no fim do mês é que poderemos dizer se o mês teve chuva ou não. :rain:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Isso é que era valente!!! :thumbsup:

GFS a colocar acumulados superiores a 100 mm na região do Minho.

240-777SP.GIF


Segundo a previsão isto resultaria em:
  • +100 mm para a região do Minho;
  • +60 mm para o grande Porto;
  • +40 mm para Coimbra (possível);
  • +20 mm para Lisboa;
  • +10 mm para as regiões da Beira Baixa, Alto Alentejo, Setúbal, Litoral Alentejano e Barlavento Algarvio;
  • +5 mm para o Alentejo Central.
O Baixo Alentejo e o Sotavento Algarvio, regiões mais pobres neste momento em água, poderão não receber mais de 5mm de precipitação que se aproxima no próximo fim de semana.

Se assim se mantiver as notícias serão melhores, principalmente para a bacia do Tejo que tanto precisa de água... :)
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
3 regas para Portugal

Dias 13, 14 e 16 de outubro

anim_dsk6.gif


Está bastante forte a seca? Então deverão vir 3 episódios de precipitação num espaço de 3 dias! (Se bem que o segundo episódio possivelmente é um pós-frontal)


Acumulado de precipitação, num total de 192h, com valores de precipitação, no geral, superiores ao verificado ontem.

192-777SP.GIF



Apesar da hipótese de ser superior a 100mm estar um pouco afastada, o mais importante é que nas zonas mais vulneráveis, como no Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, chova mais, e isso é o que esta nova run do GFS revela, com acumulados superiores a 5 mm em boa parte do Alentejo e Algarve, ao contrário do que se previa ontem, portanto a situação melhorou aí. É certo que 5mm ou 7mm não será muita fruta, mas é sempre melhor do que nada. :)

 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Os modelos têm vindo a melhorar ao nível da chuva.
Por exemplo, o GFS fala desses 3 episódios 72, 96 e 120 horas, mais um que poderá ocorrer a 192 horas e outro a mais de 240 horas. :surprise:

Após a passagem destes episódios de chuva, dá-me a ideia que o anticiclone não fortalecerá e isso permitirá que mais chuva venha para cá. :rain:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
que boas noticias, assim é que se quer...que se mantenham assim os modelos!!
3 regas para Portugal

Dias 13, 14 e 16 de outubro

anim_dsk6.gif


Está bastante forte a seca? Então deverão vir 3 episódios de precipitação num espaço de 3 dias! (Se bem que o segundo episódio possivelmente é um pós-frontal)


Acumulado de precipitação, num total de 192h, com valores de precipitação, no geral, superiores ao verificado ontem.

192-777SP.GIF



Apesar da hipótese de ser superior a 100mm estar um pouco afastada, o mais importante é que nas zonas mais vulneráveis, como no Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, chova mais, e isso é o que esta nova run do GFS revela, com acumulados superiores a 5 mm em boa parte do Alentejo e Algarve, ao contrário do que se previa ontem, portanto a situação melhorou aí. É certo que 5mm ou 7mm não será muita fruta, mas é sempre melhor do que nada. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e ampa62

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
Calma que as coisas ainda estão muito longe de estar definidas para o fim de semana, e sim eu sei que hoje já é quinta.
Nesta run o gfs indica a passagem da frente no dia 13, 14 e mais algum dia.
Mas os restantes modelos sugerem o bloqueio dessa frente e formação de uma pequena depressão a oeste de Portugal que poderia entre Segunda e terça trazer aguaceiros ao Sul.
Mas o cenário mais predominante até final do mês é o tempo anticiclonico!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Pelas atuais previsões é possível que chova menos que na frente de Setembro. Os 5mm é para já a fasquia. Depois não há nada definido mas nos ensembles a previsão é para depressões a cruzar o norte da Península, ou seja chuva a norte e pouco ou nada no sul. É possível chegar a Novembro sem um único "cabelo" de erva nos campos, situação que não recordo ter alguma vez visto.