Seguimento Litoral Centro - Outubro 2019



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Que brutalidade.
Rajada máxima de hoje até agora

Pai do Vento, Alcabideche: 100 km/h
Centro Interpretativo da Duna da Cresmina, Guincho: 92 km/h
Praia do Guincho: 84 km/h

Só o nome Pai do Vento diz tudo!! :D
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
116 km/h no Pai do Vento
94 km/h no centro interpretativo

Record para estação do Pai do Vento com vento de nortada violenta.

Aqui em Cascais(vila) ja houve alguns estragos.

Massacre...


Consegues por aqui o link para essa estação? Estou muito interessado em segui-la nestes eventos!
 
  • Gosto
Reactions: remember

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ora bem acabo de chegar Alcabideche e vejo uma grande estrutura de ferro toda dobrada, incrível. Para quem conhece Alcabideche fica junto à decatlhon/Hospital de Cascais, aqui é sempre bem extremo. Amanhã tiro foto e partilho por cá. Confirmam se mesmo as rajadas superiores a 100 km/h.
De resto sei que houve estragos na rede eléctrica.
--

Na baixa de Cascais esta tarde

 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O vento moderado a forte continua a soprar neste inicio de noite, até assobia nas paredes, as árvores é que estão a sofrer muito, pois não lhes chegue já o stress hídrico que atravessam, e depois acabam por cair, ou partir ramos.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
116 km/h no Pai do Vento
94 km/h no centro interpretativo

Record para estação do Pai do Vento com vento de nortada violenta.

Aqui em Cascais(vila) ja houve alguns estragos.

Massacre...

Brutal esta última força do Verão... nas avenidas norte-sul de Lisboa tem sido um constante massacre, Av. Roma, Av. República, etc.

No entanto, ainda algum calor pela tarde. Mal se põe o sol é obrigatorio o casaco com este vendaval.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nortada forte aqui no alto Concelho de Alenquer, não me lembro deste tipo de nortada em Outubro, faz-me mais lembrar a época do Santo António em Junho.
Isto só vem secar tudo ainda mais.

Faço ideia hoje no Montejunto tanto na Capela das Neves a 661mts, como na Penha do Meia Dia a 573 mts. Dois pontos brutais de vento.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Dia de vento moderado, com uma máxima de 24.4°c! Nota de destaque para os apenas 26% de HR É a secura total, e os próximos dois dias prometem voltar a ser bem quentinhos para Outubro, antes de uma mudança de padrão a condizer com a época do ano em que estamos, esperemos que seja para ficar Neste momento 16.2°c, numa altura em que muitas estações já assinalam vento predominante de ENE, contudo aqui a nortada ainda vai se impondo! Lá para os lados do Cabo Espichel, mais precisamente na serra da Azoia a lestada já está bem presente



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
3f2a595a47bba8fded83e99de4100acb.jpg
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Faço ideia hoje no Montejunto tanto na Capela das Neves a 661mts, como na Penha do Meia Dia a 573 mts. Dois pontos brutais de vento.
vivo numa aldeia quase no sopé da serra, sente -se bastante forte..as empenas da casa voltadas a norte até uivam! Lá em cima deve estar brutal, já não vou lá há mais de um ano, mas é quase sempre ventoso. Em miúdo íamos lá acima ver o gelo, era sempre mais frio la em cima no Inverno na zona da lagoa, estranhamente nos últimos Invernos chega-se lá em cima e está mais ameno do que cá em baixo.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dados de hoje

Mínima: 15,0 graus
Máxima: 19,4 graus
Velocidade maxima de vento: 81 km/h
Rajada maxima de vento: 116 km/h

Nos ultimos anos a estação do Pai vento tinha rajadas de 90 km/h / 95 km/h.
Este ano rebentou por completo, foi impressionante, hoje foi registado o valor mais alto proveniente de nortada violenta.
A próprio registo da velocidade máxima de vento é também novo recorde.
Fica o gráfico do vento ao longo do dia.
Isto de viver num dos sitios mais ventosos do país, ou mesmo o mais ventoso, dá para ter constantemente registos épicos.
Faz me confusão o ipma não ignorar um pouco os modelos, já que os com mais resolução também falham muito na previsão deste vento extremo. A estação do Cabo Raso não chega nem pouco mais ou menos para dar cobertura a este fenómeno, era necessário uma estação em Alcabideche ou Malveira da Serra.

 
Última edição: