Seguimento Litoral Centro - Outubro 2019

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Dados de hoje

Mínima: 15,0 graus
Máxima: 19,4 graus
Velocidade maxima de vento: 81 km/h
Rajada maxima de vento: 116 km/h

Nos ultimos anos a estação do Pai vento tinha rajadas de 90 km/h / 95 km/h.
Este ano rebentou por completo, foi impressionante, hoje foi registado o valor mais alto proveniente de nortada violenta.
A próprio registo da velocidade máxima de vento é também novo recorde.
Fica o gráfico do vento ao longo do dia.

Bem tinha dito que hoje poderia ser o "dia" E foi mesmo Modelos vinham insistindo num cenário particularmente agressivo para o dia de hoje à praticamente 1 semana!



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Sim Ricardo mas os modelos falham muito, basta ver a previsão do IPMA...


Já estamos habituados a isso, nada de novo! E antes da precipitação cá chegar, ainda vamos levar uma tareia de um fluxo de Sul , que também promete ser valente

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.


Já estamos habituados a isso, nada de novo! E antes da precipitação cá chegar, ainda vamos levar uma tareia de um fluxo de Sul , que também promete ser valente

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Jamais me vou esquecer desta, "rajadas até 75 km/h no litoral e serras" revela muita ignorância equiparar áreas orograficamente distintas e sabendo que no distrito de Lisboa ha serras extremamente ventosas em particular neste tipo de dias de nortada.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Jamais me vou esquecer desta, "rajadas até 75 km/h no litoral e serras" revela muita ignorância equipar áreas orograficamente distintas e sabendo que no distrito de Lisboa ha serras extremamente ventosas em particular neste tipo de dias de nortada.
Completamente, e respeitando muito a instituição, tais como os profissionais que lá trabalham, estas situações são daquelas que o baixo orçamento não são desculpa, existe a obrigação de informar mais, e melhor , e não lançar apenas um simples aviso!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Completamente, e respeitando muito a instituição, tais como os profissionais que lá trabalham, estas situações são daquelas que o baixo orçamento não são desculpa, existe a obrigação de informar mais, e melhor , e não lançar apenas um simples aviso!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Onde está o livro de reclamações do IPMA? :huh:

Ao menos no resumo ainda escreveram:
"RESUMO:
Vento forte de norte e com rajadas no litoral oeste e nas
terras altas.
".
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi um dia de intrusão de ar frio proveniente de norte, o que levou à ocorrência de ventos muito fortes por aqui. Esta massa de ar frio deveu-se à passagem de uma superfície frontal em dissipação pelo Norte de Espanha, que não deu chuva nenhuma a Portugal.
A rajada máxima foi de 35 km/h, mas os ventos foram constantemente acima de 30 km/h durante grande parte do dia, enfraquecendo ao final da tarde.

Durante a tarde ainda se sentiu o cheiro do incêndio da Carregueira e a coluna foi bem visível a partir de pontos mais elevados. :)

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 24,1°C
Mín: 16,4°C

Corroios
Máx: 24,9°C
Mín: 16,0°C

Agora estão 16,7°C e céu limpo. :)
 
  • Gosto
Reactions: remember e StormRic

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,717
Local
Loures
Sim Ricardo mas os modelos falham muito, basta ver a previsão do IPMA...

É normal que os modelos falhem nestas situações, ainda não têm resolução espacial suficiente para prever estes fenómenos mais localizados. O melhor que se consegue é 2km do AROME.

Ontem o AROME (via IPMA) previa rajadas de ~85km/h em Sintra/Cascais e de 100km/h em Montejunto. Não se percebe é o facto de na previsão descritiva o IPMA colocar os valores até 75km/h.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia,

Manhã mais fresca dos últimos meses por cá! Mínima de 13ºc, e temperatura actual de 17.9ºc, numa tarde que promete chegar perto do 30ºc! Contudo parece.me que os dias (tardes) quentes tem os dias contados este ano, a partir de Domingo as coisas paracem querer finalmente mudar para "bom tempo" para esta altura do ano :D De realçar o risco máximo e muito elevado de incêndio para Sábado, devido a forte intensidade do vento predominante de SSW ,a chuva só deverá chegar com mais certeza no final do dia de Domingo :unsure:
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Incrível a força do bicho por aí!!! :confused: Aqui em Alenquer não chegou a tanto...nem de perto, acabou por passar por volta das 2h-3h da manhã.
Hoje o dia já vai bastante quente, 30ºC
Está tudo muito seco, com muito pó à mistura em cima da vegetação, precisamos de chuva urgente, nem se consegue fazer nada de jeito nos terrenos.


Boas,

Aqui ninguém está a fazer crítica facil, há factos, quem não perceber sugiro que venha para cá morar. :thumbsup:
A rajada máxima de hoje segue nos 93 km/h. A situação que falei ontem...

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Incrível a força do bicho por aí!!! :confused: Aqui em Alenquer não chegou a tanto...nem de perto, acabou por passar por volta das 2h-3h da manhã.
Hoje o dia já vai bastante quente, 30ºC
Está tudo muito seco, com muito pó à mistura em cima da vegetação, precisamos de chuva urgente, nem se consegue fazer nada de jeito nos terrenos.

Sim também fiquei impressionado, enfim zona tramada, embora viva cá desde sempre(32 anos) consegue surpreender me.

Conhecem a estrada do Guincho, certo?
Olhem bem como estava esta manhã, incrível a acumulação de areia em virtude do vento violento.

 
Última edição: