Seguimento Meteorológico Livre 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas pessoal!

Vai chover? Que chatice... :\

Tem estado um tempo ótimo para compensar o Verão péssimo...
Mas pronto lá tem de ser alguma vez ela tinha de vir...
:facepalm: :facepalm: :sad:

Como eu já tinha dito, este é o pensamento típico dos portugueses. Pensam só em si e não querem saber daqueles que estão com restrições de água neste momento. :(
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
@Snifa, reparaste que esta previsão não é para hoje mas para Sábado, 19? :cool:
Assim sendo, o tópico devia ser o de
Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2019

Sim reparei, mas também engloba os próximos 3 dias, é uma previsão de acumulados até às 186 horas, durante a próxima semana, sendo que, os maiores acumulados ocorrerão, em princípio, nos próximos 3 dias.

Seja como for estará certamente mais bem enquadrado que alguns posts/respostas nesse tópico, esses sim, deveriam estar aqui no Seguimento Livre e deixar os tópicos das previsões para isso mesmo, previsões, e fundamentar com cartas, modelos, previsões oficiais do IPMA, etc...mesmo que sejam pouco prováveis, ou distantes.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois, exactamente o que eu acho, "bom tempo" agora, é tempo de chuva - estamos no tempo dela, já tarda e bastante!

Ultrapassa-me completamente que boa parte do país continue a pedir sol e calor, ignorando o estado de seca severa em boa parte do território. Mas é o que temos...esclarecimento e bom senso nunca foi o nosso forte!

É bem verdade se nós já somos dos países que mais dias de sol temos por ano, por isso só aí já diz tudo.
Agora o que mais podemos pedir é pela chuva, e que este ano seja até generoso.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
células é vê-las passar.mas...só na estremadura espanhola!
Até parece que evitam cirúrgicamente o Alentejo e Algarve onde são tão necessárias.
Se fossem só as células estávamos nós bem. No entanto...
nmvNa7u.gif

E o ICON ainda generaliza menos a precipitação.
9df0LSW.png


Para caírem cerca de 10mm no Sul com este padrão, serão precisos cair mais de 200mm no extremo Noroeste e mesmo assim, acho que é complicado.

Os restantes não estão melhores. Infelizmente é o que há!
Ano provavelmente feito para a azeitona porque não há sinais de precipitação significativa. Para juntar à falta de precipitação que não "engorda" a azeitona, as oliveiras estão com um stress hídrico enorme. Como alentejano de gema que sempre gostou de andar no campo a ajudar, é muito triste ver isto chegar a este ponto com tendência a piorar.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,815
Local
Lisboa e Alenquer
Pois, imagino que dá um certo aperto ver como estão as coisas no Alentejo, sobretudo para quem gosta da terra...mas, tb há quem não se queixe, não é? Olival intensivo é regado? Esses estão sempre bem...

Impressionante a carga que metem para o Norte de Portugal. Litoral Oeste e Estremadura vamos ter à volta de 15mm, se for, já não é mau..


Se fossem só as células estávamos nós bem. No entanto...
nmvNa7u.gif

E o ICON ainda generaliza menos a precipitação.
9df0LSW.png


Para caírem cerca de 10mm no Sul com este padrão, serão precisos cair mais de 200mm no extremo Noroeste e mesmo assim, acho que é complicado.

Os restantes não estão melhores. Infelizmente é o que há!
Ano provavelmente feito para a azeitona porque não há sinais de precipitação significativa. Para juntar à falta de precipitação que não "engorda" a azeitona, as oliveiras estão com um stress hídrico enorme. Como alentejano de gema que sempre gostou de andar no campo a ajudar, é muito triste ver isto chegar a este ponto com tendência a piorar.
 

Agri

Cirrus
Registo
12 Out 2019
Mensagens
17
Local
Elvas
Sim a precipitação no sul e quase nula e será necessário esperar mais pelo final do mês para que se veja chuva por estas bandas.
Portanto sim a seca deverá aumentar e o nível das barragens continuar a descer.
O final do mês ou o mês de Novembro poderá trazer novidades.
Eu já tenho praticamente a campanha da azeitona condenada, fartos de estar à espera de chuva andam os agricultores.
Isto para dizer, que para si, ou para o comum cidadão, é irrelevante, se não chover agora, chover daqui a 2 ou 3 meses por exemplo, mas para nós produtores e agricultores que vivemos disto, isso já não é assim.
Eu costuma colher, em anos normais, 20 mil kg de azeitona, este ano corro o risco de não colher sequer 5 mil kg.
Claro, que para a maioria das pessoas, principalmente aquelas que vivem em meios urbanos, não sentem nada disto, porque vão ao supermercado e encontram lá tudo, mas para mim, e para muitos agricultores isto são enormes prejuízos.
Infelizmente as previsões continuam a não mostar chuva abundante nesta região.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Pois, imagino que dá um certo aperto ver como estão as coisas no Alentejo, sobretudo para quem gosta da terra...mas, tb há quem não se queixe, não é? Olival intensivo é regado? Esses estão sempre bem...

Impressionante a carga que metem para o Norte de Portugal. Litoral Oeste e Estremadura vamos ter à volta de 15mm, se for, já não é mau..
Sim, os olivais intensivos são de facto um grande problema. Certamente que se não fosse isso, as barragens estariam numa situação um pouco menos crítica. Devia haver uma melhor gestão das barragens, mas é o que temos.
No entanto, noutros sentidos estaria tudo na mesma. A verdade é que já lá vão quase 5 anos sem chover algo de jeito durante o Outono/Inverno na Região Sul (excepto Março de 2018) e os lençóis freáticos estão no fundo. Há sempre que ter em conta que o problema não está só nas barragens.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Com anticiclone à esquerda, direita, em todo o lado... Alguém acredita em mudança? Dê por onde der temos sempre influência do AA. Esta frente demora tanto tempo a entrar que praticamente nem chega ao sul do país devido ao AA a leste. Aliás os acumulados no Norte até serão melhores devido a isso. A sinóptica à muito tempo que é desfavorável ao sul e assim continuará sabe-se lá até quando!...
 

Agri

Cirrus
Registo
12 Out 2019
Mensagens
17
Local
Elvas
Com anticiclone à esquerda, direita, em todo o lado... Alguém acredita em mudança? Dê por onde der temos sempre influência do AA. Esta frente demora tanto tempo a entrar que praticamente nem chega ao sul do país devido ao AA a leste. Aliás os acumulados no Norte até serão melhores devido a isso. A sinóptica à muito tempo que é desfavorável ao sul e assim continuará sabe-se lá até quando!...
Eu até vou mais longe... duvido que chova alguma de jeito até ao fim do ano, o AA está sempre a rondar as nossas latitudes, e quando aparece algo é pró Norte, até este ano as trovoadas nos meses mais quentes não aparecerem sequer!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
  • Gosto
Reactions: joselamego

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Eu até vou mais longe... duvido que chova alguma de jeito até ao fim do ano, o AA está sempre a rondar as nossas latitudes, e quando aparece algo é pró Norte, até este ano as trovoadas nos meses mais quentes não aparecerem sequer!
Não quero ser tão radical a esse ponto... A minha ideia é que algures podemos ter uns episódios chuvosos... Podem é não ser suficientes! Para já nada indica que haja uma abertura total tipo 2009/2010 ou mais recentemente Março/Abril de 2018 mas nunca se sabe! Em todo o caso recordar que o ano hidrológico passado foi péssimo mas ainda assim tivemos cerca de 300mm o que é diferente de 0:D
Bom não vamos alargar mais o off-topic ;)
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,815
Local
Lisboa e Alenquer
Será que não poderá haver alguma linha de apoio do governo ou UE? Poderá ser considerado catástrofe a falta de chuva? Prejuízo desses são uma grande facada no rendimento do agricultor.

Eu já tenho praticamente a campanha da azeitona condenada, fartos de estar à espera de chuva andam os agricultores.
Isto para dizer, que para si, ou para o comum cidadão, é irrelevante, se não chover agora, chover daqui a 2 ou 3 meses por exemplo, mas para nós produtores e agricultores que vivemos disto, isso já não é assim.
Eu costuma colher, em anos normais, 20 mil kg de azeitona, este ano corro o risco de não colher sequer 5 mil kg.
Claro, que para a maioria das pessoas, principalmente aquelas que vivem em meios urbanos, não sentem nada disto, porque vão ao supermercado e encontram lá tudo, mas para mim, e para muitos agricultores isto são enormes prejuízos.
Infelizmente as previsões continuam a não mostar chuva abundante nesta região.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego