Seguimento Sul - Outubro 2019



Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Agora
744652f7aecdf8341132ba605351e767.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Ah valentona :D
59CjDdd.png


Infelizmente, não estou por lá este fim de semana. Pode ser que dê para baixar o pó.
Notável rápido desenvolvimento e dissipação das outras células.

EDIT: Eco roxo a passar a norte.
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Foste logo a Punta Umbría, a praia mais abarrotada da província de Huelva?
Há praias melhores que essa... :)
Não houve qualquer tipo de problema, até porque estava muito pouca gente quando chegámos, depois com o decorrer do dia foi enchendo, mas nada de muito exagerado, dia de semana...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Há exatamente 1 ano, era esta a publicação "em destaque" do Seguimento Sul.
O vento aumentou muito de intensidade (rajadas que ultrapassam já os 50 Km/h). Este planalto é propenso a isto mesmo.
A humidade também aumentou muito, o que provoca um sensação térmica de temperatura em subida.

O céu começa a compor-se.
Uns primeiros (e últimos, porque ficou de noite) mammatus timidos a anunciar o que aí vem (a minha vista para Oeste é quase nula)

Que corra tudo bem. Stay safe.

458023ec12064517856e37f7b94be673.jpg

Na noite a seguir, ocorreu a primeira chuvada no ano hidrológico passado (derivada da Leslie) no Interior Sul e Algarve, com acumulados superiores a 20 mm em certos pontos do Alentejo. :surprise:
Na segunda metade do mês, o Interior Sul e Algarve conseguiu ter acumulados superiores à média de outubro. :rain: É pena que isso não deva ocorrer este ano. :(
 

Agri

Cirrus
Registo
12 Out 2019
Mensagens
17
Local
Elvas
Há exatamente 1 ano, era esta a publicação "em destaque" do Seguimento Sul.


Na noite a seguir, ocorreu a primeira chuvada no ano hidrológico passado (derivada da Leslie) no Interior Sul e Algarve, com acumulados superiores a 20 mm em certos pontos do Alentejo. :surprise:
Na segunda metade do mês, o Interior Sul e Algarve conseguiu ter acumulados superiores à média de outubro. :rain: É pena que isso não deva ocorrer este ano. :(
Trovoadas jahá 1 ano pelo Alentejo.
https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-sul-outubro-2018.9849/pagina-6
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Há exatamente 1 ano, era esta a publicação "em destaque" do Seguimento Sul.


Na noite a seguir, ocorreu a primeira chuvada no ano hidrológico passado (derivada da Leslie) no Interior Sul e Algarve, com acumulados superiores a 20 mm em certos pontos do Alentejo. :surprise:
Na segunda metade do mês, o Interior Sul e Algarve conseguiu ter acumulados superiores à média de outubro. :rain: É pena que isso não deva ocorrer este ano. :(
Choveu bastante em pouco tempo nessa noite e com trovoada à mistura. Fez estragos nuns sítios, mas foi benéfico noutros. Tomara que esta frente fosse igual no que diz respeito à precipitação, mas não é o caso.
O rio Caia estava completamente seco, mas no dia a seguir voltou a correr. Este ano, com os lençóis freáticos no fundo e por consequência com as nascentes secas, está para durar.
Foto tirada hoje por uma residente de Arronches:
rBaQtes.jpg


Haja fé nos próximos tempos..!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Choveu bastante em pouco tempo nessa noite e com trovoada à mistura. Fez estragos nuns sítios, mas foi benéfico noutros. Tomara que esta frente fosse igual no que diz respeito à precipitação, mas não é o caso.
O rio Caia estava completamente seco, mas no dia a seguir voltou a correr. Este ano, com os lençóis freáticos no fundo e por consequência com as nascentes secas, está para durar.
Foto tirada hoje por uma residente de Arronches:
rBaQtes.jpg


Haja fé nos próximos tempos..!

Pois, é verdade neste momento os lençóis freáticos estão na penúria, e será preciso mesmo chover muito para os recarregar novamente, e muito mais ainda para os reabastecer rios e ribeiros, e mais ainda para estes manteram um caudal para a época de inverno, principalmemente.
É desolador, ver seja qual for o rio, assim completamente seco, lá nisso o Leslie, trouxe alguma coisa boa.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com nebulosidade alta.

Máxima: 23.4ºC
mínima: 15.3ºC

Faz hoje 30 anos sobre o 13 de Outubro de 1989 (que na altura foi numa 6ª feira 13), tenho as imagens nesse dia gravadas no meu cérebro e consigo rever, a chuva torrencial, os trovões que mais pareciam autênticas bombas que até hoje nunca mais ouvi trovões iguais, lembro-me de ser 16 horas e ir à janela da minha sala e ver a rua completamente inundada com cerca de 1 metro de altura. como na altura tinha 9 anos fiquei com algum pavor de trovoadas, mas com a idade foi passando e hoje até gosto mas também nunca mais ouvi bombas daquelas.:D.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com nebulosidade alta.

Máxima: 23.4ºC
mínima: 15.3ºC

Faz hoje 30 anos sobre o 13 de Outubro de 1989 (que na altura foi numa 6ª feira 13), tenho as imagens nesse dia gravadas no meu cérebro e consigo rever, a chuva torrencial, os trovões que mais pareciam autênticas bombas que até hoje nunca mais ouvi trovões iguais, lembro-me de ser 16 horas e ir à janela da minha sala e ver a rua completamente inundada com cerca de 1 metro de altura. como na altura tinha 9 anos fiquei com algum pavor de trovoadas, mas com a idade foi passando e hoje até gosto mas também nunca mais ouvi bombas daquelas.:D.

Já hoje tinha visto um post acerca desse acontecimento, mas agora já fiquei a saber o que se tinha passado nesse dia.
É normal, ficar-se sempre com algum receio, nesse caso dos trovões, ainda para mais sendo um evento severo, e dada a tua tenra idade, mas depois como dizes e bem são coisa que vamos ultrapassando com o passar do tempo.
Sabes me dizer se esse evento foi generalizado ao resto do país, ou se foi apenas mais localizado.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com nebulosidade alta.

Máxima: 23.4ºC
mínima: 15.3ºC

Faz hoje 30 anos sobre o 13 de Outubro de 1989 (que na altura foi numa 6ª feira 13), tenho as imagens nesse dia gravadas no meu cérebro e consigo rever, a chuva torrencial, os trovões que mais pareciam autênticas bombas que até hoje nunca mais ouvi trovões iguais, lembro-me de ser 16 horas e ir à janela da minha sala e ver a rua completamente inundada com cerca de 1 metro de altura. como na altura tinha 9 anos fiquei com algum pavor de trovoadas, mas com a idade foi passando e hoje até gosto mas também nunca mais ouvi bombas daquelas.:D.
Já hoje tinha visto um post acerca desse acontecimento, mas agora já fiquei a saber o que se tinha passado nesse dia.
É normal, ficar-se sempre com algum receio, nesse caso dos trovões, ainda para mais sendo um evento severo, e dada a tua tenra idade, mas depois como dizes e bem são coisa que vamos ultrapassando com o passar do tempo.
Sabes me dizer se esse evento foi regeneralizado ao resto do país, ou se foi apenas mais localizado.
Era esta a sinóptica desse dia:
QTWDdn9.png


Parece algo tão inofensivo, mas pelo o que li sobre esse evento, Faro acumulou quase 170mm nesse dia.
Não encontrei grandes informações sobre o mesmo, portanto, não sei se foi generalizado. No entanto, em dezembro desse ano houve cheias no Tejo, portanto, acho que explica como terá sido o outono. :D
Peço desculpa pelo Off-Topic.