Seguimento Sul - Outubro 2019

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Era esta a sinóptica desse dia:
QTWDdn9.png


Parece algo tão inofensivo, mas pelo o que li sobre esse evento, Faro acumulou quase 170mm nesse dia.
Não encontrei grandes informações sobre o mesmo, portanto, não sei se foi generalizado. No entanto, em dezembro desse ano houve cheias no Tejo, portanto, acho que explica como terá sido o outono. :D
Peço desculpa pelo Off-Topic.

Obrigado pelas informações, pois só por esse valor de 170 mm, para esse dia , já diz tudo, sim eu já ouvi falar que foi também nesse mesmo ano, uma das boas cheias aqui pelo Tejo.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Já hoje tinha visto um post acerca desse acontecimento, mas agora já fiquei a saber o que se tinha passado nesse dia.
É normal, ficar-se sempre com algum receio, nesse caso dos trovões, ainda para mais sendo um evento severo, e dada a tua tenra idade, mas depois como dizes e bem são coisa que vamos ultrapassando com o passar do tempo.
Sabes me dizer se esse evento foi regeneralizado ao resto do país, ou se foi apenas mais localizado.

O evento foi mais localizado entre Faro e Tavira. Tanto que em Faro foi o dia mais chuvoso que a estação registou com 164 mm. Embora, o 3 de Dezembro desse mesmo ano, tenha tido outro episódio mais grave em Tavira, com a destruição parcial da ponte romana. Foi o Outono mais extremo até hoje.

Climatologia das precipitações intensas no sul de Portugal http://zephyrus.ulisboa.pt/sites/default/files/pub/ts/phd_mf_2003.pdf

Um estudo com 447 páginas. :D

Existe este tópico aqui no fórum com algumas informações: https://www.meteopt.com/forum/topico/excepcionalidade-do-outono-de-1989-no-sotavento-algarvio.6327/

Mas, lá está, tal como disse o @joralentejano , só existe referência a esse acumulado mas as notícias não existem, existem notícias mas a 3 de Dezembro de 1989. ;)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: trovoada a oeste, ainda relativamente longe... Céu parcialmente nublado por nuvens baixas mas que permitem ver alguns relâmpagos.

EDIT: No mapa das descargas eléctricas do IPMA verifica-se que a trovoada teve início por volta das 01h30 em Alcácer do Sal e terminou às 02h00 em Vendas Novas...
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
10mm no barlavento.
5mm no sotavento.

Era bom era... Se fosse isso tudo.
Em faro choveu cerca de 4.3 mm.
No resto do Algarve somente cerca de 2 mm.
O que rendeu foi essa linha de instabilidade que passou entre quarteira e Faro, Beja, evora e Estremoz.. E rendeu esses valores pois abaixo de Setúbal foi o esperado.. Fraco!
Quase... Quase 6 meses depois superei a barreira do 1 mm diário!
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Bom dia!!

Primeiro dia de outono por aqui!
Temperaturas agradáveis para a época, algum vento "fresco" e alguma chuva.

A chuva chegou ao fim de vários meses de secura. Não me lembro da última vez que ouvia chuva durante a noite. A chuva chegou por volta das 3:45 e durou cerca de 30 minutos. Ainda se ouviram 2 trovões.. pelos acumulados aqui perto deve ter rondando os 8/10 mm. Valor bastante razoável tendo em conta outros municípios Alentejanos.
Aqui ao lado na raia espanhola os valores foram bem fracos.. as estações de Cheles e Olivença não chegaram aos 3mm. :dry:

Vamos ver como corre o 2° round durante a tarde. Mais 10 mm vinham a calhar muito bem...