Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Borboleta cauda de andorinha (Papilio machaon) hoje na minha casa:

EGnVbOuWwAIRvl8


EGnVU6wXYAEIH9y

Para mim é das borboletas mais lindas que podemos observar, e quando a vejo por aqui, fico muito contente pois sei que estou no bom caminho, a trabalhar bem em prol da protecção e abrigo de biodiversidade.
Estou neste com vários projectos em mãos que englobam a construção de abrigos, e caixas ninho para aves, morcegos, e lucanídeos, bem como de comedouros e bebedouros para aves, e depois registar toda a evolução.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Essa íbis tem como nome científico Geronticus eremita. A população reprodutora mais próxima está na província de Cádis, e existe graças a um projecto de reintrodução. A espécia estava quase extinta e sobreviveu em Marrocos. No entanto, foi avistada em Portugal em 2009, na lagoa dos Salgados.

http://www.avesdeportugal.info/Raridades/obsespecie-1.html

Provavelmente a íbis que a aparece no Paul do Boquilobo é a íbis-preta, Plegadis falcinellus. A ver se vou lá um dia, nunca visitei essa reserva.

http://www.avesdeportugal.info/plefal.html
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Essa íbis tem como nome científico Geronticus eremita. A população reprodutora mais próxima está na província de Cádis, e existe graças a um projecto de reintrodução. A espécia estava quase extinta e sobreviveu em Marrocos. No entanto, foi avistada em Portugal em 2009, na lagoa dos Salgados.

http://www.avesdeportugal.info/Raridades/obsespecie-1.html

Provavelmente a íbis que a aparece no Paul do Boquilobo é a íbis-preta, Plegadis falcinellus. A ver se vou lá um dia, nunca visitei essa reserva.

http://www.avesdeportugal.info/plefal.html

Se quiseres observares muitas aves, podes vir ao Paúl do Boquilobo, mas agora o melhor é ali a partir de Fevereiro, altura em que esperemos que esteja com muita água.
Sim, eu acho que tinha-me referido que era mesmo essa íbis-preta.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Este fim-de-semana era bem visível avistar libélulas e libelinhas em maior concentração, que não se observam vulgarmente, e isso deveu-se á migração Outonal de Sympetrum fonscolombi, de sul para norte.

72728758_10157031409662763_6202385048365170688_n.jpg


libélula Trithemis annulata macho (Palisot de Beauvois, 1807)
charca do Maxial, Fadagosa, Mação
11Out2019

Foto retirada do facebook-Libélulas e Libelinhas de Portugal (Dragonflies & Damselflies of Portugal)
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Essa íbis tem como nome científico Geronticus eremita. A população reprodutora mais próxima está na província de Cádis, e existe graças a um projecto de reintrodução. A espécia estava quase extinta e sobreviveu em Marrocos. No entanto, foi avistada em Portugal em 2009, na lagoa dos Salgados.

http://www.avesdeportugal.info/Raridades/obsespecie-1.html

Provavelmente a íbis que a aparece no Paul do Boquilobo é a íbis-preta, Plegadis falcinellus. A ver se vou lá um dia, nunca visitei essa reserva.

http://www.avesdeportugal.info/plefal.html

Bom dia
Sabem dizer se a Ibis Escarlate (Eudocimus ruber) já aparece em estado selvagem em Portugal?
Estamos a ter uma proliferação de Ibis diversas e uma vez que vi um foto de uma destas na zona do Sorraia, fiquei com esta dúvida.
Cumprimentos
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia
Sabem dizer se a Ibis Escarlate (Eudocimus ruber) já aparece em estado selvagem em Portugal?
Estamos a ter uma proliferação de Ibis diversas e uma vez que vi um foto de uma destas na zona do Sorraia, fiquei com esta dúvida.
Cumprimentos

Também vi essa mesma foto da Íbis Escarlate, e fiquei muito admirado, pois foi algo que nunca tinha visto por cá.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e lreis

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Bom dia
Sabem dizer se a Ibis Escarlate (Eudocimus ruber) já aparece em estado selvagem em Portugal?
Estamos a ter uma proliferação de Ibis diversas e uma vez que vi um foto de uma destas na zona do Sorraia, fiquei com esta dúvida.
Cumprimentos

Ainda não há qualquer confirmação de reprodução, em estado selvagem, em solo português. As que têm sido avistadas em Portugal são fugas de cativeiro. No entanto já por algumas vezes se encontraram aos pares.. Não sei se encontram em Portugal condições adequadas à sua reprodução, mas acho (apenas opinião) que mais dia menos dia poderá haver algum casal a reproduzir-se, sobretudo na zona onde têm sido mais vistos - várzeas do ribatejo. A questão que se coloca depois, é que mesmo que um casal se reproduza poderá não haver continuidade da espécie já que o número de ibis-escarlate em portugal não deve ultrapassar os 4 ou 5 indivíduos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bom dia
Sabem dizer se a Ibis Escarlate (Eudocimus ruber) já aparece em estado selvagem em Portugal?
Estamos a ter uma proliferação de Ibis diversas e uma vez que vi um foto de uma destas na zona do Sorraia, fiquei com esta dúvida.
Cumprimentos

Na zona do vale do Sorraia têm sido fotografados Ibis Escarlate, não sei é se é apenas um exemplar. As fotos têm sido partilhadas num grupo no Facebook.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Na zona do vale do Sorraia têm sido fotografados Ibis Escarlate, não sei é se é apenas um exemplar. As fotos têm sido partilhadas num grupo no Facebook.

Para quem não teve a opurtonidade de ver a foto em questão no facebook ,aqui fica.
Existe pessoas que dizem que já viram dois exemplares desde a primavera, pelas várzeas do ribatejo.
Pelo menos parece que dá uma ajuda no controle dos lagostins.

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Essa aranha parecia um caranguejo... :lol:
O abelhão está no meu kumquat em plena floração... :D

Então olha a produção dos kunquat depender só do abelhão,e já deve de andar por aí também a apis melífera já tens a produção assegurada, está uma bela árvore já.
A aranha com uma teia dessa tamanho, e se cair lá muitos insectos ou borboletas, não passa fome de certeza.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Então olha a produção dos kunquat depender só do abelhão,e já deve de andar por aí também a apis melífera já tens a produção assegurada, está uma bela árvore já.
A aranha com uma teia dessa tamanho, e se cair lá muitos insectos ou borboletas, não passa fome de certeza.
Hehe! Felizmente não me faltam abelhas, abelhões e outros polinizadores por aqui... sim este kumquat está uma árvore linda... e carregada! ;)
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993