Seguimento Litoral Norte - Outubro 2019

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Segundo as normais climatológicas de 1971-2000 disponibilizadas pelo IPMA, o maior valor de precipitação diária no mês de Outubro para o Porto é de 73,9 mm, ocorrido em 09/10/1993...
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segundo as normais climatológicas de 1971-2000 disponibilizadas pelo IPMA, o maior valor de precipitação diária no mês de Outubro para o Porto é de 73,9 mm, ocorrido em 09/10/1993...

Record claramente batido hoje com os registos na estação do Aeroporto, aviso vermelho (mesmo que em cima da hora) seria plenamente justificável.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Boa tarde, início de tarde com chuva muito forte e a passagem da frente foi bem lenta... Como tinha características mais convectivas deixou acumulados bem desiguais um pouco por todo o NW. :hehe:
Muito interessante o acumulado desta estação a SE de mim, vai com 92.2mm dos quase 70mm foram entre as 13h30 e as 14h30 :shocking::rain:https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPORTUGA86
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Deixo um vídeo de um dos momentos de precipitação mais forte:


Entretanto, continua a acumular; 46,23 mm. A clarear bastante neste momento.
Está fresco; 12,3ºC apenas.
João Pedro , reparo que eu e tu temos acumulados quase idênticos

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Estive a dormir depois de mais uma noite de trabalho.
Lá acordei com a chuva 2 vezes, a cair de forma intensa, mas também de certa forma regular. Não ouvi trovoada.
Não me parece que tenham existido problemas nesta zona. É normal e natural que haja muita água no pavimento, saída dos rios do seu leito, mas como a a chuva caiu até forma uniforme os problemas serão diminutos.
O acumulado subiu para uns interessantes 88,4 mm.
O acumulado mensal subiu para os 224,4 mm.

Pelo que vi, na zona de Matosinhos e Maia, as células vinham acompanhadas de actividade convectiva intensa.
Há muitos atrasos nos voos ao que parece.

Na altura da chuva mais forte, que coincidiu com rotação do vento para o quadrante norte, a pressão atingiu o seu mínimo diário, a temperatura também desceu ao mínimo até ao momento, e o vento soprou mais forte.
KmxgxOh.png

aUmGb4c.png


Tactual: 12,1ºC
Hr: 95%
 

Pedro Araújo

Cirrus
Registo
16 Out 2018
Mensagens
35
Local
Várzea, Barcelos
Boa tarde, foi um grande chuvada para a nossa zona, vou postar aqui uns vídeos que gravei e peço desculpa pela qualidade fraca.





Estes dois primeiros vídeos são na parte da manhã na freguesia de Midões em Barcelos.








Estes últimos 3 vídeos são na A3 perto do S.João na direção Braga entre o 12h e 13h, mais precisamente ao 12:50h. Como sabem foi nessa hora que ele caiu mais na zona.

Na estação da minha freguesia a acumulação deste evento por enquanto ficou em 73.15mm, e está tudo calmo com o sol a mostrar-se para uma tarde mais pacífica.

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVRZEA1
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Segundo as normais climatológicas de 1971-2000 disponibilizadas pelo IPMA, o maior valor de precipitação diária no mês de Outubro para o Porto é de 73,9 mm, ocorrido em 09/10/1993...
Acho que o problema é mesmo esse...
O IPMA não trabalha bem neste campo.

Em março de 2001, no dia que antecedeu a queda da ponte de Entre-os-Rios, o acumulado registado no Porto (comunicado pelo IM na altura) foi de 125 mm.
Este devia ser o máximo de precipitação assumido para a cidade do Porto.
Foi um dia de chuva muito intensa na bacia do Douro, incluindo bacia internacional.

O IPMA não disponibiliza dados concretos ao público.
Já devíamos andar a falar de normais climatológica de 1981-2010, não de normais em que o último ano abordado deu-se há 19 anos!