Monitorização Clima de Portugal - 2019

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Despacho n.º 8683/2019
Publicação: Diário da República n.º 188/2019, Série II de 2019-10-01
  • Emissor:Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Gabinete do Ministro
Assim, nos termos e de acordo com o disposto no artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 251-A/2015 de 17 de dezembro, reconheço o seguinte:

1 - A existência de uma situação de seca severa e extrema (agrometeorológica), nos concelhos constantes do anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante, o que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola.

2 - O presente despacho produz efeitos a 31 de julho de 2019.

24 de setembro de 2019. - O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos.

ANEXO: Concelhos abrangidos pela situação de seca severa ou extrema em 2019 (Página 2 e 3)
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acumulados na rede do IPMA no passado evento de 13 e 14/10/2019:

acumulado1.jpg


acumulado2.jpg


Penso que o destaque vai para Ponte de Lima com 81,4 mm acumulados nos 2 dias, seguida por Pedras Rubras, Massarelos, Luzim, também com acumulados bem expressivos em 48 h.

Cabril não consta no mapa do dia 13 :huh:

Pena Braga (Merelim) também não aparecer nos 2 dias..

Monção deve estar avariado ou completamente entupido, não sei o que faz no mapa com aqueles 0.1 mm do dia 14...:unsure:
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Belos acumulados ontem na rede do IPMA, embora muito restritos, com grande destaque para o Minho e Douro Litoral :rain:


Capturar.jpg
 
Última edição:

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Ponte de Lima é uma esponja completa neste tipo de entradas, ontem percebia perfeitamente que a precipitação ficava"presa" no vale do Lima e nas serras á volta nem chovia, o que é estranho porque como toda a gente sabe, as serras fazem percipitar muito mais que os vales. Já atingi e vou ultrapassar de certeza a média mensal para aqui, é nestes momentos que não me importava nada de trocar a chuva pelos Algarves.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acumulados do dia 19/10 na rede IPMA, como seria esperar Porto Pedras Rubras com um acumulado impressionante de 127.9 mm, certamente um novo recorde diário, que o IPMA deverá mencionar em breve.:rain:

Capturar.jpg
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Acumulados do dia 19/10 na rede IPMA, como seria esperar Porto Pedras Rubras com um acumulado impressionante de 127.9 mm, certamente um novo recorde diário, que o IPMA deverá mencionar em breve.:rain:

Capturar.jpg
No relatório de novembro de 2009 diz que o maior valor diário tinha sido atingido nesse mês, 85 mm, mas o texto é um pouco ambíguo se seria o maior valor apenas para novembro. Depois disso já houve um valor de 89,6 mm em setembro de 2015, pelo menos
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Para além da notória subida de temperatura em geral e da queda de precipitação, também tenho notado nos últimos meses/anos uma tendência de descida da temperatura mínima e consequente aumento da amplitude térmica diária. Nos últimos 12 meses apenas novembro teve um valor da mínima igual ao normal e maio um valor superior, em todos os outros meses os valores foram inferiores ao normal, e desde setembro de 2016, apenas houve 10 meses com temperaturas mínimas acima do normal e 2 meses com temperatura mínima igual ao valor médio, em 37 meses! Não estou a tentar provar nenhum padrão de arrefecimento, até porque as anomalias positivas da temperatura máxima também têm sido constantes e mais pronunciadas (nos mesmos 37 meses, apenas 6 tiveram máximas abaixo do normal, e tivemos 20 meses consecutivos com máximas acima do normal entre junho de 2016 e janeiro de 2018!), mas parece-me inegável que as noites têm andado (ligeiramente) mais frias no nosso país, muito à custa das constantes inversões que o tempo seco produz
 
Última edição:

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Boa tarde,
Tenho-me entretido a analisar os dados da minha estação meteorológica (localizada em Coruche que adquiri à mais de 1 ano) e a comparar esses mesmos dados com as normais climatológicas para a região, mas para além do problema da estação de Coruche ter sido instalada apenas em 1995 (ou seja, a 1ª climatologia só sairá em 2025) só posso comparar com a estação mais perto, localizada em Santarém, no entanto, queria ter acesso à climatologia mais recente (81-2010) mas não está disponível no site do IPMA (não sei porquê). Alguém aqui que a tenha me pode facultar? Obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial