Seguimento Sul - Outubro 2019

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Eu como não gosto de favores reguei as árvores de manhã!:cool: Depois à hora de almoço quis fazer uma churrascada no terreno e tive de abortar pela chuva/chuvisco. Ainda apanhei chuva moderada no caminho para casa e tem chovido pela tarde. Se tivesse tido os 13mm de Santa Catarina não era mau. O terreno é relativamente perto de São Brás que fica em linha com Santa Catarina mas já vi que os acumulados são bastante díspares...
Para reverter esta seca será preciso muito... Tenho rachas no terreno que quase meto a mão e as árvores num stress hídrico tremendo. O poço público ao lado que em tempos abasteceu todo o vale está quase seco e só o meu vizinho tirou de lá água para regar meia dúzia de árvores e uma horta de 20m²(eu tirei uma vez:D). Cada vez que se tira a água desce e já não sobe. Deve de estar já a uns 9 m de fundo e o poço deve ter uns 10 ou pouco mais...
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, choveu durante 2 horas e depois parou e só há bocado é que choveu mas pouco. Ou seja, de Olhão até VRSA pouco choveu.

Máxima: 22.3ºC
mínima: 15.3ºC

Precipitação: 5 mm

Sotavento:
Faro (Aeroporto): 15.6 mm
Olhão (IPMA): 4.4 mm
Tavira (IPMA): 2.1 mm
VRSA (IPMA): 2.4 mm
Castro Marim (IPMA): 3 mm
Martim Longo: 10.2 mm

A estação que mais acumulou foi a de Portimão (Praia da Rocha) com 26.8 mm.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas, por aqui, choveu durante 2 horas e depois parou e só há bocado é que choveu mas pouco. Ou seja, de Olhão até VRSA pouco choveu.

Máxima: 22.3ºC
mínima: 15.3ºC

Precipitação: 5 mm

Sotavento:
Faro (Aeroporto): 15.6 mm
Olhão (IPMA): 4.4 mm
Tavira (IPMA): 2.1 mm
VRSA (IPMA): 2.4 mm
Castro Marim (IPMA): 3 mm
Martim Longo: 10.2 mm

A estação que mais acumulou foi a de Portimão (Praia da Rocha) com 26.8 mm.

Como já tinha dito numa mensagem minha anteriormente, a chuva foi pouca mas apenas numa faixa bem restrita à costa. ;)
Por exemplo, Tavira registou entre 2 a 3 mm. Já Santo Estêvão, não muito longe de Tavira mas um pouco mais para o Interior, registou quase 10 mm e Santa Catarina 17 mm.
A linha de instabilidade pré-frontal passou sobretudo pela Serra do Caldeirão, e deve ter acumulado em certos pontos 20 mm ou mais. Alcoutim deve ter acumulado bem, mas não há lá nada, infelizmente. :( :rain:

No entanto, grande parte da água canalizada e do regadio do Sotavento vem da Serra do Caldeirão, logo até acho que foi um ótimo evento. :thumbsup:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boas,
A chuva por aqui foi pouca pensei que tivesse durado menos.. Caíram cerca de 15 mm juntando aos cerca de 5 mm do outro dia são cerca de 20 mm acumulados, e posso dar me por felizardo pois noutros sítios nem isso choveu.
Somando tudo creio que temos uns 10 mm acumulados no barlavento e sotavento com algumas excepções pontuais.
No resto do Alentejo passa se o mesmo.
Na verdade está situação pouco ou nada altera em termos de barragens a sul do Tejo..
Agora veremos o que os próximos 15 dias nos reserva.
Uma forte depressão cai se formar na zona dos Açores. Se vencer o anticiclone continental teremos dias e dias de chuva.
Caso contrário teremos um tempo ameno e seco.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Chuva intensa provocou cerca de 20 inundações no distrito de Setúbal e no Alentejo
19 out 2019 19:12

A chuva intensa que caiu hoje à tarde no distrito de Setúbal e no Alentejo provocou cerca de 20 inundações em habitações e vias públicas, sem causarem danos pessoais, disseram à agência Lusa fontes da Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal indicou que no distrito foram registadas cerca de 10 inundações, até às 18:30, em habitações e vias públicas.

No distrito de Portalegre, de acordo com o CDOS, ocorreram sete inundações, sobretudo em vias públicas, cinco na cidade de Portalegre, uma no concelho do Crato e outra num estabelecimento hoteleiro, em Elvas.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...undacoes-no-distrito-de-setubal-e-no-alentejo
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Precipitação acumulada hoje na Rede MeteoAlentejo:

Serpa: 11,4mm
Amareleja: 7,2mm
Mértola: 5,0mm
Moura: 20,8mm
Almodôvar: 4,2mm
Mourão: 5,8mm
Évora: 6,8mm
Maral: 9,3mm (dados até as 17h depois houve corte de luz)
Marvão: 4,3mm (dados até as 17h depois houve corte de luz)
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boas.

Por aqui choveu o que era mais ou menos esperado, cerca de 10mm. A estação IPMA de Estremoz indica um acumulado de 6.3mm e a de Elvas cerca de 11mm.
Será o suficiente para alguma erva despontar nos locais mais húmidos. Os pequenos cursos de água por aqui continuam na mesma, como era esperado..
É apenas uma gota de água no deserto (literalmente :D).
A estação de Cheles em Espanha, a mais perto da aldeia dos meus pais (cerca de 10km) registou menos de 5mm... :facepalm: Amanhã verei se já consigo lavrar a terra pois nos últimos dias a terra ainda estava ressequida e dura.

Fico feliz por ver que choveu um pouco por todo o Alentejo e Algarve, na maior parte dos casos foi pouco, mas hoje em dia temos que nos contentar com pouco.

O racionamento de água em Vila Viçosa tem continuado. Hoje no período da tarde não houve água durante 2 ou 3 horas.. A minha mãe para terminar umas limpezas teve de meter o balde na rua para ter água para lavar o chão (felizmente foi no período de maior precipitação :D). Espero que não se pense que a seca terminou porque esta chuva teria de cair durante várias semanas para normalizar a situação!!

P.S. Volto a frisar que comentários sobre a "dramatização" neste tópico não fazem qualquer sentido. Se o autor desses comentários acha que é com 10/15/20 mm de chuva que fica tudo resolvido ou percebe pouco disto ou não tem noção da realidade ;)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Eco roxo próximo de Veiros... Para quem é entendido, há possibilidade de fenómenos extremos com as presentes condições??
HUeMVSy.jpg