Seguimento Meteorológico Livre 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Abril e junho de 2018, março de 2017, maio de 2016 (o maio mais chuvoso de sempre em Faro!), outubro de 2015 e novembro de 2014 (também este excecionalmente chuvoso no sul). Não nego que tem havido muitos meses com o padrão de "chuvoso a norte, seco a sul", especialmente em 2019, mas não exageremos...
Quando falei nisso, referia-me a invernos chuvosos que traziam muita água ao Sul, durante praticamente todos os meses. Falei em Março de 2018, porque apesar de ter sido apenas um mês, trouxe um padrão que em anos anteriores era até comum de acontecer, sendo que em pouco tempo houve várias cheias que normalizaram a situação hidrológica.
O outono de 2014 foi bastante chuvoso, mas seguiu-se de um inverno bem seco onde o Anticiclone chegou a atingir uma pressão de 1050 sobre a península. Em 2016, o inverno foi resumido a grandes assimetrias na precipitação (basta recuar uns posts), mas a primavera (especialmente Abril e Maio) acabou por ser instável cuja precipitação foi mais democrática.
Em 2017, o inverno foi algo seco, mas não foi dos piores, sendo que a situação de seca acabou por se tornar histórica devido ao seu prolongamento até ao final de fevereiro de 2018.
Ao longo destes quase 5 anos, houve alguns meses chuvosos, é verdade (mal de nós se não). No entanto, principalmente mais para Sul, não há um inverno decente do início ao fim há bastante tempo.
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Não é preciso recuar tanto tempo pra chegar à conclusão de como isto está diferente e não é por acaso que digo aquilo que digo, por vezes.
Tenho 19 anos e ainda presenciei anos bastante chuvosos, em que o Rio Caia tinha cheias constantes ao longo do Outono/Inverno. A Barragem do Caia não foi construída por acaso...
E agora?! O que se pode dizer? Tirando Março de 2018, não chove nada de jeito há quase 5 anos no Sul. As grandes diferenças entre o Norte e o Sul sempre existiram, mas agora são cada vez mais constantes. Neste momento, e mais uma vez, acumulados mensais superiores a 100mm no extremo Noroeste e inferiores a 10 em muitos locais do Sul. Lá aparecem situações favoráveis para a Região, mas acaba sempre por ir parar tudo ao mesmo sítio. A saída das 18z do GFS mostra até às 384h, 300mm no Minho e 15mm no sudeste alentejano...
Penso que existem mais que evidências de como o comportamento do anticiclone está diferente e já não desce em latitude tão facilmente, como antes.
Tens 19 anos... O clima de uma região ou de um local é caracterizado pela média de 30 anos... Esses 30 anos são complicados numa Normal Climatológica.
Ou seja, obviamente que dos 19 anos que tens tens lembrança de anos mais húmidos e outros mais secos, uns mais quentes e outros mais frios. Mas ainda te faltam 11 anos de idade para que tenhas a Normal da tua época de existência. (Eu tenho 29 anos, também ainda não posso ter memória total de clima para poder dizer que o clima está diferente).

Quero com isto dizer para terem calma e não entraram em exageros.. pois o clima até pode estar diferente.. mas não é essa diferença toda que falas.
Oscilações climáticas de anos para ano ou em conjunto de anos são normais. ;)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Quando falei nisso, referia-me a invernos chuvosos que traziam muita água ao Sul, durante praticamente todos os meses. Falei em Março de 2018, porque apesar de ter sido apenas um mês, trouxe um padrão que em anos anteriores era até comum de acontecer, sendo que em pouco tempo houve várias cheias que normalizaram a situação hidrológica.
O outono de 2014 foi bastante chuvoso, mas seguiu-se de um inverno bem seco onde o Anticiclone chegou a atingir uma pressão de 1050 sobre a península. Em 2016, o inverno foi resumido a grandes assimetrias na precipitação (basta recuar uns posts), mas a primavera (especialmente Abril e Maio) acabou por ser instável cuja precipitação foi mais democrática.
Em 2017, o inverno foi algo seco, mas não foi dos piores, sendo que a situação de seca acabou por se tornar histórica devido ao seu prolongamento até ao final de fevereiro de 2018.
Ao longo destes quase 5 anos, houve alguns meses chuvosos, é verdade (mal de nós se não). No entanto, principalmente mais para Sul, não há um inverno decente do início ao fim há bastante tempo.
O inverno de 2014/15 foi seco em todo o lado, não só no sul, e o inverno de 2016/17 até foi relativamente normal a sul e bem mais seco a norte, enquanto os invernos de 2017/18 e 2018/19 tiveram o comportamento inverso, mas sem nenhuma diferença escandalosa. O inverno de 2015/16, esse sim, foi de uma enorme assimetria, não me esqueço daquelas chuvadas enormes no norte e no centro no começo de janeiro! O sul está prejudicado, mas eu vejo mais uma tendência geral de seca nos meses de inverno do que outra coisa...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Tens 19 anos... O clima de uma região ou de um local é caracterizado pela média de 30 anos... Esses 30 anos são complicados numa Normal Climatológica.
Ou seja, obviamente que dos 19 anos que tens tens lembrança de anos mais húmidos e outros mais secos, uns mais quentes e outros mais frios. Mas ainda te faltam 11 anos de idade para que tenhas a Normal da tua época de existência. (Eu tenho 29 anos, também ainda não posso ter memória total de clima para poder dizer que o clima está diferente).

Quero com isto dizer para terem calma e não entraram em exageros.. pois o clima até pode estar diferente.. mas não é essa diferença toda que falas.
Oscilações climáticas de anos para ano ou em conjunto de anos são normais. ;)
Veremos o que acontece até lá então. Como se costuma dizer, um dia de cada vez e esperemos que, para o bem das regiões mais a Sul, haja mudança nos próximos tempos.
Quanto ao facto do clima estar a mudar, penso que os gráficos de anomalia de temperatura e precipitação ao longo dos meses que o IPMA disponibiliza nos boletins, demonstram bem a frequência cada vez maior de anomalia positiva na temperatura e negativa na precipitação.
O inverno de 2014/15 foi seco em todo o lado, não só no sul, e o inverno de 2016/17 até foi relativamente normal a sul e bem mais seco a norte, enquanto os invernos de 2017/18 e 2018/19 tiveram o comportamento inverso, mas sem nenhuma diferença escandalosa. O inverno de 2015/16, esse sim, foi de uma enorme assimetria, não me esqueço daquelas chuvadas enormes no norte e no centro no começo de janeiro! O sul está prejudicado, mas eu vejo mais uma tendência geral de seca nos meses de inverno do que outra coisa...
Eu sei que foi geral. Visto estarmos a falar principalmente da situação da região Sul, referi-o. 16-17 foi um inverno marcado por algumas cut-offs que duravam 2/3 dias e que favoreceram mais o Algarve (daí a situação das barragens por lá, não ter estado tão crítica nos últimos anos). Quanto ao resto, a situação do Sul é complicada e caso o inverno volte a ser seco, não sei a que ponto irá chegar. O Norte, sempre se vai safando melhor porque nas poucas vezes que o anticiclone deixa chegar alguma coisa ao continente, acaba por render bem como tem sido o caso destes últimos dias.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Fogo tanta lenga lenga sem resultados práticos. Ainda estamos no início do ano hidrológico e não se sabe como será o resto do ano hidrológico. Agora vai se formar uma potente região de pressionar ia e não se sabe aínda que efeitos poderá ter, calor aqui ou chuva ou nada de nada.. Logo veremos..
Quanto ao Sul o que nos tem válido é as chuvas fora de época!
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
pelo ECMWF ja nao teremos chuva até ao final do mês... é mais do mesmo.. 1 dia de chuva 1 mes de sol
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
É incrível mas em qualquer lugar do planeta onde haja o raio de uma alta pressão semi permanente qualquer, estamos sempre condenados a ver passar tudo ao lado...!
Caem logo por terra todas as esperanças de alguma mudança de padrão atmosférico.
E já vai com muita sorte se chegar à Madeira vinda dos Açores.. .
Ou será que o triângulo Açores, Madeira e Portugal é um caso especial em comparação com o resto do globo?
O que eu vejo é que enquanto a crista a sul dos Açores não desarmar, podem crer que quase tudo vai ser empurrado para norte.
O anticiclone não desiste nunca...!
Enfim amigos, se as próximas saídas não se alterarem, restam as cartas para a posteridade do que poderia ser um bom evento de inícios de Outono...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Para já para o Norte e Centro, o que choveu chega e bem foi muita água e já há choros do pessoal do norte e centro que não vai chover. É preciso calma a água faz falta é no Sul do país. Aqui no norte, já chega destas águas que caíram nesta última semana. Venha sol e chuva para o Sul.
Não sou muito fanático de chuvinha, prefiro as ciclogeneses explosivas, mas na falta disso, que venha a chuvinha mas para o Sul do país, que faz mesmo muita falta. Tive oportunidade de ver alguma barragens no Alentejo, e estão muito muito abaixo do nível mesmo, e arrisco me a dizer, abaixo do nível mínimo.
Como é que em 800/900km de pais, temos diferenças abismais de clima.
Eu continuo com a minha tese de que a península Ibérica vai ser uma extensão do Saara, a nível de clima, nos próximos 80/100 anos.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Também penso o mesmo, ainda que tudo seja cíclico, o destino da península ibérica nos próximos anos, e se a tendência continuar como está, aponta para clima desértico com especial ênfase no sul.
Países do mediterrâneo Central e Oriental localizados à mesma latitude de Portugal e Espanha, até conseguem ver chover com mais facilidade que os próprios países ibéricos .
Tudo isto é devido à posição atípica que o anticiclone subtropical do Atlântico tem vindo a demonstrar nas últimas décadas.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Para já para o Norte e Centro, o que choveu chega e bem foi muita água e já há choros do pessoal do norte e centro que não vai chover. É preciso calma a água faz falta é no Sul do país. Aqui no norte, já chega destas águas que caíram nesta última semana. Venha sol e chuva para o Sul.
Não sou muito fanático de chuvinha, prefiro as ciclogeneses explosivas, mas na falta disso, que venha a chuvinha mas para o Sul do país, que faz mesmo muita falta. Tive oportunidade de ver alguma barragens no Alentejo, e estão muito muito abaixo do nível mesmo, e arrisco me a dizer, abaixo do nível mínimo.
Como é que em 800/900km de pais, temos diferenças abismais de clima.
Eu continuo com a minha tese de que a península Ibérica vai ser uma extensão do Saara, a nível de clima, nos próximos 80/100 anos.
Deixem o ano hídrico fluir... Começou há 20 dias..
94c7ea3599eaa2d2a002d4fee880bcb9.jpg
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Hoje um dia bem melhor em relação ao temporal de ontem que infelizmente causou muitos estragos...
15°c

Espero sinceramente que o bom tempo se prolongue umas semanas!

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

O "bom tempo" para algumas pessoas, é tempo da época, chuvinha... :D
Estamos em pleno Outono e umas semanas de "bom tempo" de sol não é mesmo nada "normal". :rolleyes:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
E pronto, voltou o drama!
Os modelos nem a 72 horas prevêem bem, quanto mais a 1 semana! ;)

Lembram-se daquela frente que passou no domingo, dia 13? 3 dias antes, ainda havia grande incerteza em relação à passagem desta. No dia a seguir, a sua passagem já seria certeira. :rain:

No próximo fim de semana tenho o pressentimento de que possa chover algo. Pode não acontecer, mas a situação está muito favorável para a ocorrência de depressões neste momento. :rolleyes:

Veremos o que acontece, porque eu não sou daquelas pessoas que acha que está tudo perdido. :pray: