Seguimento Meteorológico Livre 2019



Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Veremos o que acontece até lá então. Como se costuma dizer, um dia de cada vez e esperemos que, para o bem das regiões mais a Sul, haja mudança nos próximos tempos.
Quanto ao facto do clima estar a mudar, penso que os gráficos de anomalia de temperatura e precipitação ao longo dos meses que o IPMA disponibiliza nos boletins, demonstram bem a frequência cada vez maior de anomalia positiva na temperatura e negativa na precipitação.

Eu sei que foi geral. Visto estarmos a falar principalmente da situação da região Sul, referi-o. 16-17 foi um inverno marcado por algumas cut-offs que duravam 2/3 dias e que favoreceram mais o Algarve (daí a situação das barragens por lá, não ter estado tão crítica nos últimos anos). Quanto ao resto, a situação do Sul é complicada e caso o inverno volte a ser seco, não sei a que ponto irá chegar. O Norte, sempre se vai safando melhor porque nas poucas vezes que o anticiclone deixa chegar alguma coisa ao continente, acaba por render bem como tem sido o caso destes últimos dias.
Bem, se servir de consolação a alguém, nasci nos idos de 1969. Fazendo as contas, tenho 50 anos e desde os 16 que faço registos. Considerando os ciclos de 30 anos, já dei a volta a um e preparo-me dentro de dez aninhos para dar mais uma volta. Posso assegurar que, de facto, o padrão climático mudou. Mesmo os anos que se aproximam mais das médias, pouco se comparam com os registos de há 30, 35 anos. Não quero alimentar discussões, apenas deixo este contributo de alguém que já viveu e registou muitos Outonos e Invernos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bem, se servir de consolação a alguém, nasci nos idos de 1969. Fazendo as contas, tenho 50 anos e desde os 16 que faço registos. Considerando os ciclos de 30 anos, já dei a volta a um e preparo-me dentro de dez aninhos para dar mais uma volta. Posso assegurar que, de facto, o padrão climático mudou. Mesmo os anos que se aproximam mais das médias, pouco se comparam com os registos de há 30, 35 anos. Não quero alimentar discussões, apenas deixo este contributo de alguém que já viveu e registou muitos Outonos e Invernos.

Eu tenho metade da tua idade, e já noto bem essas diferenças, principalmente ao nível dos invernos não serem nem de perto nem de longe chuvosos, como eram há 1 ou 2 décadas.
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Sim. Aliás nos 30 anos que cobrem o ciclo, são feitas avaliações periódicas e, naturalmente, não se está a aguardar que passem as três décadas para comparar diferentes períodos e o comportamento climático que aí se verifica. Por exemplo, os meses de março e abril e setembro e outubro mais secos e quentes - particularmente no sul - são notórios nos últimos anos. Agora, se se pode acomodar esta verificação num quadro mais geral e torná-lo como normal climatológica, teremos de aguardar. Mas, de facto, isto acontece e não é alarmismo, é uma constatação apoiada em dados.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,813
Local
Lisboa e Alenquer
A mim continua-me a espantar o tanto que chove a mais no Norte, a pouco mais de 200ks de onde eu vivo. Grande assimetria Norte/ Sul quanto à precipitação nas ultimas semanas, bem sei que o país varia alguns graus em latitude, mas ainda assim não deixa de espantar num país pequeno.

Vamos todos esperar que o padrão mude, para começar já tivemos umas boas regas.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Pela minha zona não deu rega nenhuma... Não passou um palmo mesmo em terreno lavrado/mexido imaginem onde está duro! Os próximos dias vão secar tudo novamente. Chuva só para a próxima semana... Talvez...

Como é horrível viver à sombra de uma alta pressão hoje, no século XXI...:facepalm:
Resta saber se todos os países ou ilhas às latitudes dos anticiclones mundiais têm como denominador comum a mesma situação que aqui se passa, ou se este fenómeno é apenas exclusivo desta zona do planeta..É porque tenho consultado outros grandes anticiclones, e dá a ligeira impressão que são mais voláteis que o anticiclone subtropical do Atlântico.
Enfim, é aguentar com isto...!
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Fogo... Tanta choradeira que por aqui anda...
O que querem chuvas torrenciais já nesta altura do ano...
É o mês ainda Esta longe de acabar quanto mais Novembro!

Olhando para os últimos comentários, é uma discussão geral sobre o que se tem visto nos últimos anos, e não apenas sobre este Outubro em específico.

E também me parece claro. Principalmente Outubro, a ser muitíssimo mais quente que nas décadas anteriores, se fizermos uma média dos últimos 10 anos e compararmos com a média 1970-2000 ou 1960-1990.
Precipitação no Sul também tem sido bem abaixo da média. Então se olharmos só para o Inverno, tem sido claríssimo.
 

Agri

Cirrus
Registo
12 Out 2019
Mensagens
17
Local
Elvas
Fogo... Tanta choradeira que por aqui anda...
O que querem chuvas torrenciais já nesta altura do ano...
É o mês ainda Esta longe de acabar quanto mais Novembro!
Deves viver num Centro urbano... provavelmente nunca pegaste numa enxada na vida, se pegasses vias logo se a seca terminou, sim, porque não é com 15 ou 20mm por mês que a seca se resolve, ainda para mais o GFS já retirou a chuva toda.
Vejo é o agravamento da seca, no sul este mês e as perspetivas de chuva são fracas, mas como vives na cidade, não tens noção de nada.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Deves viver num Centro urbano... provavelmente nunca pegaste numa enxada na vida, se pegasses vias logo se a seca terminou, sim, porque não é com 15 ou 20mm por mês que a seca se resolve, ainda para mais o GFS já retirou a chuva toda.
Vejo é o agravamento da seca, no sul este mês e as perspetivas de chuva são fracas, mas como vives na cidade, não tens noção de nada.

Infelizmente ainda há muita gente que pensa que os ovos, o leite e a carne nascem perfilados nas prateleiras das superfícies comerciais...
Um dia quando o consumismo desenfreado tiver os seus dias terminados, pago pra ver como é que alguns vão se virar.
Vão viver do ar, quem sabe...
Realmente só quem trabalha na agricultura é que tem a noção, é um facto!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Olhando para os últimos comentários, é uma discussão geral sobre o que se tem visto nos últimos anos, e não apenas sobre este Outubro em específico.

E também me parece claro. Principalmente Outubro, a ser muitíssimo mais quente que nas décadas anteriores, se fizermos uma média dos últimos 10 anos e compararmos com a média 1970-2000 ou 1960-1990.
Precipitação no Sul também tem sido bem abaixo da média. Então se olharmos só para o Inverno, tem sido claríssimo.
Em relação aos outubros, sim, tem sido claríssima a subida de temperatura, o último outubro frio foi em 2010 e apenas o de 2003 foi frio também neste século, todos os outros foram normais ou (muito) quentes, sendo que já batemos o recorde de outubro mais quente 3 vezes desde 2011!!!
Em relação à distribuição territorial, abstenho-me de comentar. Na primavera de 2011 também estava a começar a pensar que só no sul/centro-sul é que chovia alguma coisa, tendo em conta a distribuição de chuva que estava constantemente a prejudicar o norte/centro-norte, e olhem como as coisas mudaram...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Em relação aos outubros, sim, tem sido claríssima a subida de temperatura, o último outubro frio foi em 2010 e apenas o de 2003 foi frio também neste século, todos os outros foram normais ou (muito) quentes, sendo que já batemos o recorde de outubro mais quente 3 vezes desde 2011!!!
Em relação à distribuição territorial, abstenho-me de comentar. Na primavera de 2011 também estava a começar a pensar que só no sul/centro-sul é que chovia alguma coisa, tendo em conta a distribuição de chuva que estava constantemente a prejudicar o norte/centro-norte, e olhem como as coisas mudaram...

Claro que Março de 2018 foi excelente no Sul, ou nessa primavera de 2011, mas a partir daí têm sido períodos isolados num deserto de precipitação.
Se vires bem nos mapas das anomalias da precipitação (dados IPMA), ves pouquíssimos meses com anomalia positiva no Sul na precipitação nos últimos anos, principalmente nos meses dez-jan-fev, que são meses muito importantes em Portugal no que a precipitação diz respeito. Muitos desses meses de precipitação muito abaixo da média no Sul, tem precipitação acima da média no Norte do país.

Os poucos meses com precipitação acima da média no Sul não compensam, nem perto, os meses com anomalia negativa.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Claro que Março de 2018 foi excelente no Sul, ou nessa primavera de 2011, mas a partir daí têm sido períodos isolados num deserto de precipitação.
Se vires bem nos mapas das anomalias da precipitação (dados IPMA), ves pouquíssimos meses com anomalia positiva no Sul na precipitação nos últimos anos, principalmente nos meses dez-jan-fev, que são meses muito importantes em Portugal no que a precipitação diz respeito. Muitos desses meses de precipitação muito abaixo da média no Sul, tem precipitação acima da média no Norte do país.

Os poucos meses com precipitação acima da média no Sul não compensam, nem perto, os meses com anomalia negativa.
Não foi só março de 2018, esse foi um exemplo extremo e que nem prova que o sul foi "beneficiado" porque foi ensopado em todo o país. Mas desde essa primavera em que eu (e não só eu) pensavam que o sul passaria a ser muito mais beneficiado pela chuva que o norte, já houve bastantes meses chuvosos pelo sul, alguns dos quais bem mais chuvosos a sul que a norte (como novembro de 2012, abril de 2014, maio de 2016 ou março de 2017). Em relação aos invernos não vou negar que em geral o sul tem perdido bastante (mas o norte também perde, só que menos), mas até estava a compensar parcialmente nas outras estações. "Só" neste último ano e pouco é que a secura tem sido quase total no sul
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Para os Açores, felizmente deverão haver diversas intrusões de ar seco para reduzir os acumulados. Ainda assim, haverão muitos dias de precipitação.

Se a próxima depressão ficasse ligeiramente mais a sul e semi-estacionária, até que se poderia recear um ciclone (sub-)tropical. Como isso não deve acontecer, é um falso alarme.

genprob.4enscon.2019102100.altg.000_120.png


Cenário desanimador para o continente. Desta vez foi imprudente depositar as esperanças no GFS (abordei anteriormente isto).

Com alguma 'sorte' o princípio de Novembro trará um padrão mais favorável.

gfs-ens_z500a_atl_51.png
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial