IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Obrigado IPMA, pela correcção da localização da estação da Praia da Rocha. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e jonas_87


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A Estação das Ilhas Selvagens continua a não aparecer nos dados das estações meteorológicas oficiais, e isso acontece há mais de 3 meses. Será que perdemos uma das estações meteorológicas mais importantes de Portugal? :(
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Por lapso ainda não tinha aqui colocado imagens da EMA de Paços de Ferreira:
jTISOB8.jpg

IyZK9O1.jpg

4rpfsw4.jpg


Para os "distraídos", a EMA desde a sua instalação, em inícios deste mês, tem apresentado quase sempre as temperaturas médias e mínimas mais baixas (mesmo as máximas também regularmente das mais baixas) de toda a rede.
Esta situação motivou aqui no fórum perguntas sobre a sua localização, já respondida nas páginas do acompanhamento do Litoral Norte do Mês de agosto.
Também no IPMA estes dados tem sido alvo de questões, estando mesmo em dúvida a "sanidade" do sensor.
Como tal, a partir de ontem a estação está sem os dados de temperatura disponíveis, mantendo-se os dados do vento, humidade e precipitação.
Assim, o sensor em breve será substituído - veremos então se se mantêm a regularidade das suas medições.
Nota para o Radiation Shield que está na estação: são pratos de maior dimensão que o habitual, permitindo assim uma melhor ventilação do mesmo.

Para comparação com a minha própria instalação, localizada a cerca de 1,5-2 km daqui, deixo este link:
https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-litoral-norte-agosto-2019.10079/pagina-5#post-735831
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Aparentemente, e depois de alguns dias sem dados, já colocaram o novo sensor de temperatura na EMA de Paços de Ferreira.

Pela leitura confirma-se a especificidade e potencial do local relativamente a inversões e mínimas baixas:

PACOS2.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa!
Pessoalmente a minha dúvida foi sempre para as máximas.
As mínimas devem-se teoricamente à camada de inversão térmica proveniente do rio Ferreira.
É mais um exemplo clássico, que para uma inversão térmica ser forte não são necessários desníveis brutais de altitude/vales tremendamente encaixados.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
2017...

IPMA vai instalar rede de detetores de trovada na Madeira
O projeto prevê a instalação de dois detetores na Madeira, em Santana e no Porto Moniz, um na ilha do Porto Santo e outro nas Selvagens


dcdbeb7c3486d8b8c1118dd955376384

© DR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai instalar uma rede de detetores de trovoada na Região Autónoma da Madeira, que deverá estar operacional no decurso de 2018, informou hoje o responsável regional da instituição.

2018 ? 2019 ? 2020 ?

Madeira vai ter quatro detetores de trovoadas

O investimento do Instituto Português do Mar e da Atmosfera é superior a trezentos mil euros
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Mais uma estação nova no Algarve na rede IPMA, desta vez é em Tavira, assim todas as cidades do Sotavento algarvio ficam cobertas pelo IPMA. :palmas: :thumbsup:

21576054_YQe74.jpeg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Mais uma estação nova no Algarve na rede IPMA, desta vez é em Tavira, assim todas as cidades do Sotavento algarvio ficam cobertas pelo IPMA. :palmas: :thumbsup:

21576054_YQe74.jpeg

Penso que seria interessante haver uma estação na zona do Vale do Guadiana (Alcoutim por exemplo) e uma na zona serrana do Caldeirão. Mas com as limitações financeiras que o IPMA tem se mantiverem estas a funcionar correctamente já não seria nada mau.

P.S. A de Aljezur desapareceu?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Penso que seria interessante haver uma estação na zona do Vale do Guadiana (Alcoutim por exemplo) e uma na zona serrana do Caldeirão. Mas com as limitações financeiras que o IPMA tem se mantiverem estas a funcionar correctamente já não seria nada mau.

P.S. A de Aljezur desapareceu?

A de Aljezur está a funcionar, só quando fiz o printscreen é que ainda não tinha aparecido. :D Diria que falta 2/3 estações, uma em Albufeira, dado que no litoral entre Faro e Portimão não existe nenhuma, outra em Barranco Velho e outra em Alcoutim (vila), dado que a estação de Martinlongo dista 30 kms de Alcoutim.

Mas, já é pedir muito ao IPMA, mesmo assim tem vindo a crescer as estações do IPMA.

Aliás, a estação de Olhão já não é assim tão recente, a mesma existe desde 01 de Janeiro de 2008 e só no ano passado é que passou a aparecer no site do IPMA.

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/redes.observacao/meteo/index.jsp

A de Tavira não sei aonde fica e nem consta ainda na lista.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O IPMA tem uma estação no Caramulinho, mas não está a dar dados de temperatura, e não aparece no mapa diário, alguém sabe o que se passa?

No Caramulinho? Essa estação é nova? A única estação que tinham era junto da vila do Caramulo e foi desativada, mas se me diz que têm lá uma estação, é porque talvez seja algum investimento recente. Aliás, bem vistas as coisas acho que mesmo se eles tivessem reparado a antiga estação, nunca se iriam obter dados muito fidedignos dadas as condições em que ela se encontrava (demasiadamente abrigada, e muito próxima de edifícios).
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
No Caramulinho? Essa estação é nova? A única estação que tinham era junto da vila do Caramulo e foi desativada, mas se me diz que têm lá uma estação, é porque talvez seja algum investimento recente. Aliás, bem vistas as coisas acho que mesmo se eles tivessem reparado a antiga estação, nunca se iriam obter dados muito fidedignos dadas as condições em que ela se encontrava (demasiadamente abrigada, e muito próxima de edifícios).
Pois não sei, o Caramulinho ainda fica a uns km da vila, não sei onde ficava a estação que existia antes. Reparei nela há uns dias porque estava a ver o mapa de precipitação horária, reparei num valor relativamente alto e vi que era de uma estação que não conhecia, é possível que seja uma estação nova
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves