Seguimento Litoral Centro - Outubro 2019



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Extremos : 9,2 graus / 18,4 graus

Esta manhã a variação de temperatura entre o vale principal do Pisão, e o valeiro que por sinal é sempre mais frio, foi de cerca de 1,5 graus.
5,4 graus no sítio da area verde e 3,9 graus na área azul. Daquilo que fui aprendendo desde 2012 sobre as inversões térmicas in loco, isto é um caso pouco comum, pois a zona de um afluente da Ribeira principal, que neste caso está num valeiro, consegue ser mais frio que o vale principal. Notável! Em 2013 fiz um estudo académico desta zona, pena na altura aquele valeiro ter-me passado despercebido caso contrário tinha lá instalado outro datalogger.

image uploader
 
Última edição:

celsomartins84

Nimbostratus
Registo
18 Jan 2014
Mensagens
657
Local
Alfeizerão; Nazaré; Copenhagen
Teve animado no canhão da Nazaré

Foto de: Tiago val
70f7d0a5bf9bdf22ca18f9ce7ed0b4db.jpg


Enviado do meu Samsung S6 através de Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi um dia bastante interessante. O dia amanheceu com o panorama das células de trovoada ao longe com o sol a nascer e boas vistas. Fantástico! :nicephoto:

A mínima foi bastante fria, abaixo dos 10°C. :cold: No entanto, a máxima até foi agradável, ligeiramente acima dos 20°C em Corroios e um pouco abaixo na Charneca.

Durante a tarde, a célula de Fernão Ferro até tapou o sol por aqui durante uma hora. A sensação foi altamente estranha, pois nada mexia e estava muito abafado. Por momentos até pensei que iria chover. Até se ouviram uns trovões ao longe. :trovao:
Resumidamente, não acumulou nada. Uma treta... :(

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 19,3°C
Mín: 9,6°C

Corroios
Máx: 20,1°C
Mín: 9,1°C

Agora estão 13,7°C e céu limpo. A temperatura, essa está em queda livre neste momento. No entanto, é de salientar a grande ascensão das temperaturas esta manhã. Numa hora, a temperatura subiu 10°C, o que dá um ritmo de 0,2°C/minuto de subida de temperatura. :surprise:
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,

Por Peniche vai chovendo fraquito há uma meia hora. Há bocado via-se uns relâmpagos a oeste, mas não cheguei a ouvir roncos.
Vento fraco.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem ainda se compôs uma bela tarde convectiva, mas como estive a trabalhar, não pude fazer seguimento :( Apenas de vez em quando ia espreitando à janela para ver as belas formações nebulosas, especialmente a cumulunimbu que se formou no estuário :D
Os meus familiares relataram que ouviram trovoada, mas que não caiu uma gota de água na minha zona. No entanto, tendo em conta o que já foi dito aqui, é possível que tenha chovido bem noutros pontos da cidade.

Hoje o dia começou novamente com uma mínima bem fresquinha e neste momento, sigo com mais uma tarde soalheira e amena, mas com sensação fresca devido à brisa que vai soprando de NW. No quadrante leste vão surgindo alguns cumulus.

Ontem: 9,7ºC / 18,8ºC

Mínima de hoje: 9,5ºC
T. Atual: 17,4ºC
HR: 53%
Vento: NW / 5,4 Km/h
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

Madrugadas e manhãs frias, e tarde amenas/quentes , parece ser esta a tónica para os próximos dias por cá :sono: Talvez lá para o fim do mês, início do próximo as coisas possam animar, e trazer a tão preciosa :rain::pray: Amanhã a nortada deverá acelerar bem :unsure: A mínima foi de 10.2ºc, e neste momento estão 20.5ºc , com apenas 33% de HR :buh: O vento sopra moderado de NNE .
 
Última edição: