Seguimento Meteorológico Livre 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom trabalho. E analisando o período dezembro-fevereiro, só 1 mês teve precipitação acima da média! fevereiro de 2017. É um facto que mostra tudo.
É muito diferente ter precipitação acima da média em junho ou em dezembro, porque em dezembro as médias mensais são muito maiores.
Arrisco dizer que olhando para as estações no baixo Alentejo (Ou até Alentejo central) seria bastante parecido aos números de meses acima da média que mostraste.

É infelizmente a verdade. A sul, o número de meses com temperaturas acima da média tem sido baixo nos últimos 8 anos.
Felizmente, aqui na Charneca não estamos bem no Alentejo, e os meses têm muito mais chuva do que por lá. Para além disso, por aqui temos a sorte de termos uma grande bacia de águas subterrâneas que se acumulou há 5000 anos atrás, por cima de uma camada de argilas miocénicas. Ou seja, aqui não temos falta de água, mesmo em anos com pouca chuva (como este). :rain:
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu diria que... "contudo a barragem cá da zona continua a descer(valores históricos!) , pois a gestão da mesma é desenfreada como tudo."
São Pedro tem as costas largas, mas parece-me que o problema maior poderá ser a jusante das barragens, e não só a montante (escoamento). Ou as albufeiras estão vazias por evaporação? :p

@jonas_87, a albufeira da Mula já esteve pior que isso.
Exemplo:
31/08/1999 cota: 0,39m.
30/09/2000 cota: 0,80m.

Então, fazem má gestão? Sempre a vi carregada de água...
Por aquilo que li a água da barragem representa uma percentagem irrelevante no consumo de água no concelho são cerca de 9% (juntando muitos pontos de captação de água espalhados pelo concelho). Esses valores que apresentas são verdadeiramente impressionantes...entretanto estou aguardar um email sobre o actual estado da barragem, depois partilharei por cá.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Os modelos já começaram a recuar, provavelmente nada disto irá acontecer...

E pior ainda , é que parece que a depressão irá trazer o Verão de S.Martinho atrás :buh: Contudo ainda falta muito tempo, e alguma precipitação irá ocorrer , resta saber em que quantidade, e se apenas nos locais habituais :unsure:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
nos últimos anos, Verão de S. Martinho é quase tão certo quanto o próprio Verão!

vou mais longe para dizer que o verão de S. Martinho é mais um prolongamento do longo verão que não chega a ter interrupção pelo outono dentro.
vá lá que este mês até nem tem sido assim tão quente como os dos ultimos anos.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Infelizmente não, vamos ter é verão de S.Martinho....
Não sei...
Pelo menos iremos ter chuva na próxima semana. Será pouca ou será muito, logo veremos.
No entanto, não nos podemos esquecer que o ECMWF previa na segunda semana do mês apenas 15 mm para a semana seguinte para aqui, mas na verdade foram 39,9 mm. O GFS, por sua vez, previa apenas 5 mm.
;):rain:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Vai depender da depressão, quanto mais se chegar a nós mais chuva teremos, e á latitude que está prevista é bom para o sul.

Com um anticiclonede 1035/1040 perto da Islândia, seria uma depressão excelente se a dorsal não fizesse com que a mesma estacionasse a Oeste dos Açores. Aparentemente durante os próximos dias, o arquipélago vai ter imensa chuva e segundo a última saída do GFS, o continente leva com a Dorsal. É impressionante como este monstro não descola da Península, vá para onde for.