Seguimento Meteorológico Livre 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Ui saída mazinhas...assim não vamos lá. É preciso chuva a serio...chega de mitigar chuva. Cair tudo num dia ou dois tb não nos serve...antes chovia mais dias no ano. Os valores estão a ser feitos em muito poucos dias de chuva, é preocupante.
Pois, já tinha dito isso algumas vezes. Ter as médias feitas ou ultrapassadas nem sempre significa que a situação esteja resolvida. Isso é algo que em 2/3 dias é feita, mas pouco adianta quando logo a seguir estão 2 ou mais semanas sem chover. Na situação em que estamos, para encher as barragens será preciso chover dias e dias seguidos porque antes dos cursos de água começarem a ter caudal para o fazerem, é preciso os solos absorverem imensa água.
Em Março de 2018, a situação chegou ao ponto que chegou porque caíram praticamente 300mm em pouco mais de 1 mês (na minha zona). A Barragem terminou fevereiro com 18% e chegou ao final da primavera com 40 e tal %. Este ano, terminou Setembro com 15% e só há uns dias é que uma Ribeira que forma o rio Caia voltou a correr sendo que não deve chegar à barragem tão depressa se isto continuar assim.
Já agora deixo aqui os seguintes dados da estação netatmo que tenho como referência na minha zona.
Março'18: 270mm
Ano de 2019 (até ao momento): 213mm
:inocente:

Faltam 2 meses para este ano terrível em termos de precipitação terminar, veremos o que acontece até lá. O Alentejo tem de facto aguentado muito e no que diz respeito ás barragens, se não fossem as regas intensivas, não estaria numa situação tão crítica. No entanto, as consequências de uma seca como esta já não se concentram só aí.
 
Última edição:


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Pois, já tinha dito isso algumas vezes. Ter as médias feitas ou ultrapassadas nem sempre significa que a situação esteja resolvida. Isso é algo que em 2/3 dias é feita, mas pouco adianta quando logo a seguir estão 2 ou mais semanas sem chover. Na situação em que estamos, para encher as barragens será preciso chover dias e dias seguidos porque antes dos cursos de água começarem a ter caudal para o fazerem, é preciso os solos absorverem imensa água.
Em Março de 2018, a situação chegou ao ponto que chegou porque caíram praticamente 300mm em pouco mais de 1 mês (na minha zona). A Barragem terminou fevereiro com 18% e chegou ao final da primavera com 40 e tal %. Este ano, terminou Setembro com 15% e só há uns dias é que uma Ribeira que forma o rio Caia voltou a correr sendo que não deve chegar à barragem tão depressa se isto continuar assim.
Já agora deixo aqui os seguintes dados da estação netatmo que tenho como referência na minha zona.
Março'18: 270mm
Ano de 2019 (até ao momento): 213mm
:inocente:

Faltam 2 meses para este ano terrível em termos de precipitação terminar, veremos o que acontece até lá. O Alentejo tem de facto aguentado muito e no que diz respeito ás barragens, se não fossem as regas intensivas, não estaria numa situação tão crítica. No entanto, as consequências de uma seca como esta já não se concentram só aí.

Por cá nesse mês caíram cerca de 213mm , mas como tu disseste, e muito bem, isto não vai lá só com médias! Essa pluviosidade teve o trabalho árduo de primeiro penetrar nos solos , chegar aos lençois freáticos , e só depois começou a ser encaminhada para os cursos de águas , e posteriormente para as barragens! Para se ter uma ideia , esses mês teve 23 dias de precipitação praticamente consecutivos por cá, e noutros locais ainda mais :rain: Na altura escrevi isto no fórum, mas sinceramente nunca pensei que fosse acontecer novamente assim tão rápido :unsure:

Seguimento Litoral Centro - Março 2018
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
Pois vocês já tinham referido esse facto aqui e penso ser realmente critico para entender o que se está a passar. Não basta só fazer as medias, o numero de dias de chuva estão a diminuir em todo o país.

Depois temos ainda cidades e aldeias com solos cada vez mais impermeabilizados e a escorrência de muita água que antigamente atingia os lençóis freáticos.

Pois, já tinha dito isso algumas vezes. Ter as médias feitas ou ultrapassadas nem sempre significa que a situação esteja resolvida. Isso é algo que em 2/3 dias é feita, mas pouco adianta quando logo a seguir estão 2 ou mais semanas sem chover. Na situação em que estamos, para encher as barragens será preciso chover dias e dias seguidos porque antes dos cursos de água começarem a ter caudal para o fazerem, é preciso os solos absorverem imensa água.
Em Março de 2018, a situação chegou ao ponto que chegou porque caíram praticamente 300mm em pouco mais de 1 mês (na minha zona). A Barragem terminou fevereiro com 18% e chegou ao final da primavera com 40 e tal %. Este ano, terminou Setembro com 15% e só há uns dias é que uma Ribeira que forma o rio Caia voltou a correr sendo que não deve chegar à barragem tão depressa se isto continuar assim.
Já agora deixo aqui os seguintes dados da estação netatmo que tenho como referência na minha zona.
Março'18: 270mm
Ano de 2019 (até ao momento): 213mm
:inocente:

Faltam 2 meses para este ano terrível em termos de precipitação terminar, veremos o que acontece até lá. O Alentejo tem de facto aguentado muito e no que diz respeito ás barragens, se não fossem as regas intensivas, não estaria numa situação tão crítica. No entanto, as consequências de uma seca como esta já não se concentram só aí.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Vocês nunca vêm chuva mas depois chove chove e um terço do país já tem precipitação acima da média.
Os próximos dias trarão chuva a todo o país, e novembro terá tb chuva...
 
  • Gosto
Reactions: 1337

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Vocês nunca vêm chuva mas depois chove chove e um terço do país já tem precipitação acima da média.
Os próximos dias trarão chuva a todo o país, e novembro terá tb chuva...

Isto é tudo muito bonito de se dizer... mas eu se me levantar neste momento e for à casa de banho não tenho água na torneira, como não tive quase o dia todo e como tem sido habitual nos últimos, quase, 3 meses ;) Vila viçosa tem cerca de 5000 habitantes, é uma vila pequena, mas pense que neste momento estão 5000 pessoas sem água em casa a alterar hábitos diários e talvez na próxima intervenção aqui no fórum não seja tão leviano quando fala da seca no sul de Portugal ;)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,633
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Isto é tudo muito bonito de se dizer... mas eu se me levantar neste momento e for à casa de banho não tenho água na torneira, como não tive quase o dia todo e como tem sido habitual nos últimos, quase, 3 meses ;) Vila viçosa tem cerca de 5000 habitantes, é uma vila pequena, mas pense que neste momento estão 5000 pessoas sem água em casa a alterar hábitos diários e talvez na próxima intervenção aqui no fórum não seja tão leviano quando fala da seca no sul de Portugal ;)
Há pessoas que caladas ganhavam mais... talvez no dia em que lhes faltar água na torneira pensem de maneira diferente.
Eu aqui por acaso, nunca me faltou água na torneira, mas sei bem da realidade que se vive noutros locais.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Mas são tão nervosos... Depois das vossas intervenções continuo a visualizar chuva em todo o país. É preciso calma!
Vejam como estávamos em fev 18 e depois marco de 2018.
O vosso discurso era o mesmo... O que é preciso é que vá chovendo, algo que está previsto pelos modelos...
Quer gfs quer ecm!!
Calma pessoal!!
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,057
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mas são tão nervosos... Depois das vossas intervenções continuo a visualizar chuva em todo o país. É preciso calma!
Vejam como estávamos em fev 18 e depois marco de 2018.
O vosso discurso era o mesmo... O que é preciso é que vá chovendo, algo que está previsto pelos modelos...
Quer gfs quer ecm!!
Calma pessoal!!

Acho que em fevereiro certas regiões do país estavam melhores que agora. Infelizmente... :facepalm:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
E as previsões do ecm mensais... Hum... Maravilha... Semanas e semanas com precipitação acima da média em todo o país de acordo com as saídas de hoje.
Hummm... Maravilha para encher as barragens..
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
E as previsões do ecm mensais... Hum... Maravilha... Semanas e semanas com precipitação acima da média em todo o país de acordo com as saídas de hoje.
Hummm... Maravilha para encher as barragens..
mas acredita mesmo nessas previsões?? eu so vejo é AA e uns chuviscos pelo meio
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
palavras de um optimista...todos temos aquele amigo que vê sempre tudo na boa, mesmo que a casa esteja arder ele vê sempre o lado bom da questão...pior que às vezes é mais para o ilusório.

Mas vá, vamos com calma...o bom da questão é que a época ainda agora começou, e existem previsões de que pode ser um inverno bem regado, ainda tudo é possível.


E as previsões do ecm mensais... Hum... Maravilha... Semanas e semanas com precipitação acima da média em todo o país de acordo com as saídas de hoje.
Hummm... Maravilha para encher as barragens..
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Isto é tudo muito bonito de se dizer... mas eu se me levantar neste momento e for à casa de banho não tenho água na torneira, como não tive quase o dia todo e como tem sido habitual nos últimos, quase, 3 meses ;) Vila viçosa tem cerca de 5000 habitantes, é uma vila pequena, mas pense que neste momento estão 5000 pessoas sem água em casa a alterar hábitos diários e talvez na próxima intervenção aqui no fórum não seja tão leviano quando fala da seca no sul de Portugal ;)
Parabéns pelo relato esclarecido de uma situação prática, do quotidiano, directamente decorrente da seca. Julgo que só assim, na primeira pessoa, algumas alminhas perceberão o impacto que a falta de água tem na vida de muitas pessoas. Lamento que não seja noticiado. Talvez quando faltar num grande centro urbano (sabemos qual) já seja notícia. Quanto ao comentário que motivou a sua reacção, é deixá-lo onde merece estar, no lixo.
 
Registo
1 Fev 2019
Mensagens
274
Local
Bairro da Areia- Coruche
Aqui nestas zonas as barragens estão péssimas, a de salvaterra praticamente já só um pequeno lago, os açudes desapareceram todos, a de montargil também está nos minimos já ninguém pode tirar água para regar as culturas, a do maranhão nem se fala, por isso é urgente que venha chuva porque não é este ano que vamos sofrer mas sim para o ano.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Isto é tudo muito bonito de se dizer... mas eu se me levantar neste momento e for à casa de banho não tenho água na torneira, como não tive quase o dia todo e como tem sido habitual nos últimos, quase, 3 meses ;) Vila viçosa tem cerca de 5000 habitantes, é uma vila pequena, mas pense que neste momento estão 5000 pessoas sem água em casa a alterar hábitos diários e talvez na próxima intervenção aqui no fórum não seja tão leviano quando fala da seca no sul de Portugal ;)

Nem mais @JPAG. Em Arronches normalmente não atingimos esse ponto de ruptura, até porque, durante muitos e muitos anos, o fornecimento estava assegurado através de captação subterrâneas. Mas recordo-me que, nas década de 80 e 90, houve situações de restrições no fornecimento durante os meses mais quentes e em situações de seca grave. Tinha-se um ou duas horas de água, a qual normalmente chegava a conta gotas, dado o consumo que se verificava nessa janela de tempo. Isto porque todos abriam as torneiras para conseguir ter alguma água em casa...
O fornecimento está a ser realizado através da barragem do Caia e, desde que haja água armazenada, não haverá quebras ou restrições. O problema surge quando os períodos de escassez de precipitações têm sido demasiado prolongados no tempo, acentuando-se exactamente nos meses em que deveria existir essa precipitação. 4 meses sem chuva são normais por cá, desde que sejam desde final de Maio ao final de Setembro; 4 meses sem chuva de Dezembro a Março, como há uns anos atrás é que originaram a presente situação.
Esperemos sinceramente que este ano hidrológico tenha precipitação acima do normal, a bem do nosso futuro próximo. Quando a médio e longo prazo, ter-se-à de agir urgentemente em medidas de prevenção, contenção e de investimento para minimizar as perdas dos diferente sistemas de abastecimento, educar civicamente as populações, melhorar e ampliar as infraestruturas de armazenamento para mitigar situações futuras de carência. Desenganem-se que as secas severas são um problema só do Sul, num futuro mais próximo do que pensamos, irão afectar os grandes centros urbanos e ai surgirão os problemas sociais e económicos que agitam as sociedades ocidentais.
 
Última edição: