Seguimento Litoral Centro - Outubro 2019

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa tarde pessoal,

Ao contrário de ontem, o dia hoje segue ameno, fruto de uma pequena subida da temperatura máxima, que será mais acentuada nos próximos 3 dias, e da total ausência de vento , ao contrário de ontem! A partir de Domingo pode ser que tenhamos alguma precipitação, vamos ver quanta e onde , tudo ainda muito incerto :intrigante:A mínima foi de 11.9ºc, e neste momento estão 19.9ºc! Por cá as cores de Outono já se fazem sentir , espero que gostem ;)

Autumn in Arrábida Mountain by Ricardo Carvalho, no Flickr

Autumn in Arrábida Mountain by Ricardo Carvalho, no Flickr

Autumn in Arrábida Mountain by Ricardo Carvalho, no Flickr

Autumn in Arrábida Mountain by Ricardo Carvalho, no Flickr

Autumn in Arrábida Mountain by Ricardo Carvalho, no Flickr

Autumn in Arrábida Mountain by Ricardo Carvalho, no Flickr
Fotos espetaculares Ricardo, como sempre :thumbsup: A nossa Arrábida é sempre bonita em qualquer altura, mas no outono fica mesmo deslumbrante :D
Diz-me uma coisa, onde fica concretamente essa aldeia de São Pedro? Parece-me um sitio interessante, mas nunca tinha ouvido falar :)
 


dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Sítio fantástico a Aldeia de São Pedro. A seguir aos Brejos de Azeitão apanha-se a estrada para Sesimbra depois de cerca de 3/4 km vira-se à esquerda onde diz Arrábida e a entrada fica a cerca de 50m do cruzamento. Passo sempre nessa estrada nas minhas voltas na Arrábida.

Aqui pela moita episódio de chuva forte há coisa de 10m. Muito bom :bombar:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,200
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde
Choveu bem aqui na Póvoa, escorrência significativa pelas ruas, algumas zonas com lama nos terrenos. Avaliando pelas poças eu diria à volta de 5 mm.

Massa de ar tropical, nimbostratus baixos, tecto entre 150 e 300m, montes de Vialonga ocultos.

20,2°C
83%
Calma ou fraco de SW<3 Km/h
Não há fotos do monento enquanto não fizer o upgrade.

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Fotos espetaculares Ricardo, como sempre :thumbsup: A nossa Arrábida é sempre bonita em qualquer altura, mas no outono fica mesmo deslumbrante
Diz-me uma coisa, onde fica concretamente essa aldeia de São Pedro? Parece-me um sitio interessante, mas nunca tinha ouvido falar

Obrigado Rodolfo :thumbsup: Eu também concordo inteiramente contigo, é linda em qualquer altura do ano, mas eu como "filho" da terra sou sempre um pouco suspeito ;) A Aldeia de São Pedro é exatamente onde o membro @dASk explicou, mas existe mais algumas, aldeia da Rasca, da Piedade, dos Irmãos, Oleiros, Grelhal, Castanhos, etc!
A Câmara Municipal de Setúbal desenvolveu agora um programa de forma a dinamizar as ditas aldeias da Arrábida, e são algumas! :) A zona do Alambre é fantástica sim @dASk , especialmente o vale :w00t: Contudo ainda recupera do grave incêndio de Julho de 2005 :unsure: E até penso que neste momento precisa ali de uma mãozinha humana para recuperar nomeadamente o parque de merendas! Deixo uns link´s para os interessados.

Aldeias de Azeitão/Arrábida
www.azeitao.net

https://www.mybesthotel.eu/campismo/ymca-camp-alambre-bungalows-arrabida-azeitao-setubal
 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Costumo chamar a costa Cabo Espichel-Arrábida o oásis da Margem Sul! Uma beleza muito particular e uma paisagem única, com muitos espectaculares recantos ainda bem escondidos.

Entretanto, pela zona alta de Sesimbra já caíram 12.7 mm hoje. Bem acima, mais uma vez do panorama global da margem sul e mesmo da grande Lisboa, e bem mais que o previsto. De facto presenciei períodos de chuva/aguaceiros bastante fortes, intercalados com chuva fraca/moderada. De referir que este mês contabiliza 74.7 mm, deve andar perto da média.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Depois de uma frente bem generosa, que rendeu 6,9 mm, e de vários aguaceiros pós-frontais bem intensos, sigo com 11,2 mm, muito acima do modelado, mesmo pelo ECMWF. :rain:
Agora, pelas nuvens mais escuras a oeste, parece-me que vem aí mais um aguaceiro. :viva:

O acumulado mensal segue nos 51,1 mm, 74% do valor normal para o mês. O anual segue nos 309,4 mm. :)
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Em Peniche tempo tapado.
Estou no centro da cidade mas pelo que sei dizem que está nevoeiro na costa.
Está um grande aparato de meios no Cabeçalho Carvoeira e salva vidas na água... Caiu uma pessoa ao mar. E com esta falta de visibilidade...
As pessoas são afoitas e depois...

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Por aqui vento fraco e nevoeiro cerrado na linha de costa. Nem se vê o mar.
Não chove talvez desde a hora de almoço.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui nem uma gota... trocámos de posição hoje... :lol:

É verdade, foram uns bons 10 minutos de aguaceiros fracos e outros dez de aguaceiros fortes. o radar com eco amarelo, não deixava enganar.