Seguimento Litoral Centro - Outubro 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi um dia de outono, e com bastante chuva. Caíram por aqui 11,2 mm, muito acima do esperado pelo GFS e pelo ECMWF.
A frente rendeu 7,1 mm, mas depois ainda houve a ocorrência de aguaceiros pós-frontais fortes, que acumularam mais 4,1 mm. :rain:
Os próximos dias terão todos possivelmente um pouco de chuva, o que não é nada mau. A boa notícia é que quase todo o país levará uma boa rega nos próximos 10 dias. A má notícia é que o Sotavento Algarvio "escapará" a esta rega, mais uma vez... :(

O dia foi também bastante abafado e, de certa maneira, tropical. :calor:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 20,3°C
Mín: 16,8°C
Prec: 11,2 mm

Corroios
Máx: 20,5°C
Mín: 17,3°C

Agora estão 19,0°C e céu nublado. Está um tempo muito estranho lá fora: a humidade encontra-se nos 99% há quase 5 horas e a temperatura não mexe dos 19°C há quase 1 hora. Se não fosse o vento que se faz sentir, provavelmente já estaria nevoeiro lá fora. :eek:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Bom dia.

Em Loures, ao início da manhã, estava nastante nevoeiro e chuvisco/chuva fraca (aka chuva molha parvos :D). A mínima foi de 16,6ºC. Não me lembro há quanto tempo não saía de casa antes das 8h de manga curta :p


20191029_071357-01
by duarthe_sousa, no Flickr

Por Alavalde também bastante nevoeiro pelas 8h40 (hora da foto em baixo). Agora já vai lentamente levantando.


20191029_084420-01
by duarthe_sousa, no Flickr
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Sítio fantástico a Aldeia de São Pedro. A seguir aos Brejos de Azeitão apanha-se a estrada para Sesimbra depois de cerca de 3/4 km vira-se à esquerda onde diz Arrábida e a entrada fica a cerca de 50m do cruzamento. Passo sempre nessa estrada nas minhas voltas na Arrábida.

Aqui pela moita episódio de chuva forte há coisa de 10m. Muito bom :bombar:
Obrigado Rodolfo :thumbsup: Eu também concordo inteiramente contigo, é linda em qualquer altura do ano, mas eu como "filho" da terra sou sempre um pouco suspeito ;) A Aldeia de São Pedro é exatamente onde o membro @dASk explicou, mas existe mais algumas, aldeia da Rasca, da Piedade, dos Irmãos, Oleiros, Grelhal, Castanhos, etc!
A Câmara Municipal de Setúbal desenvolveu agora um programa de forma a dinamizar as ditas aldeias da Arrábida, e são algumas! :) A zona do Alambre é fantástica sim @dASk , especialmente o vale :w00t: Contudo ainda recupera do grave incêndio de Julho de 2005 :unsure: E até penso que neste momento precisa ali de uma mãozinha humana para recuperar nomeadamente o parque de merendas! Deixo uns link´s para os interessados.

Aldeias de Azeitão/Arrábida
www.azeitao.net

https://www.mybesthotel.eu/campismo/ymca-camp-alambre-bungalows-arrabida-azeitao-setubal
Acho que já está vou a ver onde é, penso que seja perto da cerâmica Lapidário. Costumava fazer muitas vezes essa estrada quando ia para os lados de Azeitão, mas no entanto não conheço a 100% essa zona mais "interior". Conheço melhor a parte litoral e os pontos mais altos.
Para a próxima quando lá passar, vai ser paragem obrigatória! Obrigado pelo esclarecimento aos dois. Abraço!