Biodiversidade

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Ouriço balear (Atelerix algirus subsp. vagans). Fotografia feita com telemóvel há alguns minutos na minha casa.

EH_YzVbXUAU7vd-
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ouriço balear (Atelerix algirus subsp. vagans). Fotografia feita com telemóvel há alguns minutos na minha casa.

EH_YzVbXUAU7vd-

Um belo exemplar de um ouriço cacheiro, como se chama vulgarmente, e que tem a sua importancia no ecossistema, mas que infelizmente já mais difíceis de se observarem hoje em dia.
 
  • Gosto
Reactions: Pek e luismeteo3

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Esta espécie de ouriço em particular (Atelerix algirus) é diferente daquela que aparece na maior parte da península Ibérica, ouriço cacheiro (Erinaceus europaeus).

Mapas de distribuição:

- Ouriço moruno (Atelerix algirus)
02916abe867bc383b43c5b10187f6431o.jpg


- Ouriço cacheiro (Erinaceus europaeus):
1077971a78f62d80a82ee7dbac426724o.jpg


Atelerix algirus tem 4 subespécies:

A. a. algirus: norte da África.
A. a. caniculus: Canárias.
A. a. girbalensis: ilha de Djerba.
A. a. vagans: Baleares e península Ibérica. A da foto.

Em Menorca é bastante comum e, nesta época do ano, é relativamente fácil de ver.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quando vivia nos arredores do Porto havia muitos ouriços nas zonas semi-urbanas, especialmente nos terrenos agrícolas.

Contudo, tomei nessa altura conhecimento do caso de um senhor que tinha terras arrendadas, e capturava ocasionalmente ouriços para os vender a uma etnia que os consome. Isto foi-me relatado pela própria mulher desse agricultor. Consta que chegava a vendar uma saca cheia...

Em Portugal morrem muitos por atropelamento, além disso os cães que andam à soltam também os dizimam. Na horta do meu avô viviam vários ouriços, mas infelizmente os cães de caça uma noite mataram todos. Quando os ouriços se enrolam, os cães cuidadosamente apanham-nos com a boca e atiram-nos com força contra o chão.
 
  • Gosto
Reactions: Pek e Pedro1993

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Medronheiros, oliveiras e videiras podem travar fogos no vale do Zêzere
29 out 2019 16:00

Este artigo é sobre Coimbra. Veja mais na secção Local.
A plantação de medronheiros, oliveiras e videiras pode evitar os incêndios nas encostas do vale do Zêzere e atenuar os efeitos das alterações climáticas, defendeu hoje o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...videiras-podem-travar-fogos-no-vale-do-zezere

Hoje em dia temos muito mais conhecimento do que há uns anos atrás, ou décadas, e que deveriam de ser postos em prática, já vão surgindo alguns bons exemplos de projectos agroflorestais pelo nosso país, que já vão também servindo de exemplo e demonstração para outras pessoas intressadas.
A cultura do medronheiro, poderia e bem ser muito mais exolorada pois tem um grande potencial, mas nunca como monocultura como se faz com o eucalipto.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,922
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Mas que festival no canteiro. Nunca tinha visto esta lagarta por aqui e são várias! :w00t:

XOPY61f.jpg

76PZpfl.jpg

KuyIFfo.jpg

hj0jqcY.jpg

EugbUBj.jpg


Fotos fresquinhas (tiradas agora).;)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia! Mas que festival no canteiro. Nunca tinha visto esta lagarta por aqui e são várias! :w00t:

XOPY61f.jpg

76PZpfl.jpg

KuyIFfo.jpg

hj0jqcY.jpg

EugbUBj.jpg


Fotos fresquinhas (tiradas agora).;)

Que belas lagartas de papilo machaon, eu já ando há que tempo para comprar uma planta de arruda só para ver estas beldades bem de perto.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Fica o registo de mais "uma beldade" de outono, parece-me ser um agaricoides com lâminas, com cerca de 30 cm de diametro.


Parece ser um Macrolepiota procera envelhecido! ;)